Imprimir

(In) Segurança Pública

A população está bastante preocupada com a falta de segurança pública, que é uma necessidade fundamental para todos. Há anos a situação vem se agravando e com o aumento do consumo de drogas, crack em especial, menores de idade que iniciavam a vida criminosa com pequenos furtos agora já começam os delitos com mão armada.

O Estado está deficiente em segurança pública e esteve muito pior há oito anos.  O atual governo reiniciou a formação de novos quadros para a Polícia Militar em 2004, o que não fazia há alguns anos.  Acaba de formar a maior turma de novos PM’s com 735 novos policiais e está iniciando edital para formar mais mil. Já construiu presídios e tem outros em construção.

Evidentemente que para melhorar a segurança pública não basta formar policiais e construir presídios.  É preciso melhorar, e muito, o trabalho de ação social e de saúde, assim como melhorar a qualidade do ensino e tornar obrigatória a freqüência nas escolas.

Um grande passo foi dado pelo atual governo estadual no saneamento das finanças do Estado que propiciou o reinício da formação de novos policiais militares e presídios, mas há ainda muito que fazer.

Diretoria da AMPC

Imprimir

Mobilidade Urbana

A Constituição brasileira assegura aos cidadãos o direito de ir e vir, sem restrições.  Ao longo dos anos, diversos administradores públicos desrespeitaram essa regra básica e desafetaram (alteração da finalidade) e doaram ruas, cada vez mais imprescindíveis para a fluidez do trânsito,  Com o aumento incontrolável do numero de veículos nas ruas, a população fica cada vez mais prejudicada.  Essas desafetações devem ser precedidas de audiência pública com vasta divulgação para que a comunidade se manifeste e isso está muito claro na legislação brasileira.  Eis que nos últimos dias veio a tona uma dessas doações feitas por ex-prefeito em 1992 – parte da rua Diógenes Malacarne - com o agravante de não ter havido nem mesmo a desafetação, o que torna a doação mais ilegal ainda.  Se é que podemos dizer que algo é mais ou menos ilegal.  Começaram a construir um muro fechando uma rua fundamental para a circulação de veículos na região.  Atendendo solicitação da comunidade a PMVV embargou a obra. Aguardamos o desfecho do problema.

Estamos divulgando nessa edição resultado de pesquisa na internet sobre a realização de grandes eventos na Orla e uma  maioria se manifestou contra esses grandes eventos pelo caos que causa à região pelo barulho ensurdecedor e especialmente pelos transtornos que causam a população no seu direito de ir e vir.

Diretoria da AMPC

Imprimir

Agravamento da insegurança, tráfico de drogas, educação

O tempo passa e os problemas de educação, insegurança e tráfico de drogas vão se agravando numa velocidade incontrolável. As conseqüências são as mais diversas. A qualidade da educação piora a cada ano. As escolas públicas, que há cinqüenta anos detinham o melhor ensino, estão cada dia piores.  Falta estímulo salarial. Os professores com baixíssima renda estão desestimulados.  Ganhavam o mesmo que um juiz e hoje ganham dez por cento do salário de um magistrado. Os freqüentes escândalos nos executivos e legislativos em quase todo o País desestimulam a ética e os bons costumes.

Por outro lado o aparato policial deficiente, agravado com o desestímulo ao constatar no dia a dia que os delinqüentes ao serem presos são colocados de volta as ruas, causa enorme problema de insegurança para a população e até para os próprios policiais. Não há cadeias suficientes, muito menos programas razoáveis de recuperação dos presos.

É preciso que os diversos setores da sociedade se reúnam e comecem a cobrar com mais ênfase uma maior atuação dos poderes constituídos.   

Diretoria da AMPC