Meningite: ações de prevenção realizadas pela Vigilância Epidemiológica
A Secretaria de Saúde de Vila Velha, através da Vigilância Epidemiológica, realizará durante todo o mês de julho algumas ações educativas nas escolas, com palestras educativas e distribuição de folderes sobre os sintomas e formas de prevenção da menigite.
A meningite é uma doença grave causada por diferentes agentes que inflamam as membranas que recobrem o cérebro, chamadas meninges. Suas vítimas são em geral 90% crianças, mas os adultos também podem ser atingidos, principalmente os idosos, cuja imunidade nem sempre corresponde ao ideal.
“Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, enjoo, rigidez de nuca e vômitos. Em caso de suspeita, a vigilância epidemiológica faz um bloqueio com medicamentos nos contatos íntimos e prolongados do paciente”, explica a médica especialista em meningite da Secretaria de Saúde municipal, Dr. Celina Maria Conde Rego.
Alguns agentes podem causar a meningite como vírus, bactérias e fungos. A causada pela bactéria Meningococo é de grande preocupação para a saúde pública, por ser transmitida, principalmente por um portador são. A transmissão acontece de pessoa para pessoa através do contato íntimo, como secreções expelidas pela fala, tosse ou espirro.
Veja como se prevenir
Manter os ambientes ventilados e arejados, evitar aglomerações e contato com pessoas doentes. Existem vacinas para alguns tipos específicos de Meningite, como contra o Hemófilos (já feita na rotina) e contra o Meningococo (feita em casos de surto).
Em caso de suspeita procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa ou a Vigilância epidemiológica do município pelos números (27) 31855867 e/ou (27) 31865868.