Praia da Costa não anda tão linda assim: há lixo para todos os lados
A denominação “Praia da Costa, linda por natureza” e a escolha dos capixabas como esta a praia mais bela do Estado, andam perdendo um pouco a razão. Isso por conta da quantidade de lixo espalhado pelo bairro.
Em um passeio pelas ruas, ouvi muita reclamação dos meus colegas moradores da Praia da Costa. A insatisfação com a coleta de lixo é geral. E a comunidade tem razão de reclamar. É só olhar bem para os lados que vemos situações desanimadoras.
Na orla, as novas lixeiras, chamadas de contentores automáticos pela Prefeitura de VV, andam transbordando de tanto lixo. Flagrei uma cena como essa no meio da tarde, na primeira quinzena de fevereiro. E para piorar, ao passar perto do contentor senti um mau cheiro danado, daqueles que se você ficar muito tempo perto até embrulha o estômago. Conversei com vendedores da feirinha que funciona na Curva da Sereia e eles me revelaram que a situação é sempre a mesma: mau cheiro e lixo esburrando!
É triste ouvir e ver flagrantes assim. Uma orla tão bonita e uma cena tão desagradável! E já que estamos falando da orla. O que dizer das novas lixeiras instaladas na praia? Elas até são bonitinhas, mas não cabem nada dentro! Todo dia de movimento na praia, o que se vê é um amontoado de lixo embaixo da lixeira. Sinal de que as pessoas estão tentando ser educadas e não jogar lixo na areia. Mas se na lixeira não cabe mais lixo, o que fazer?
E nas ruas do bairro, como na Avenida Hugo Musso, flagrei várias lixeiras com sacolas de lixo pretas deixadas embaixo da lixeira, que normalmente está presa ao poste. Nesse caso a culpa é da população que coloca o lixo ali. Mas aí eu me pergunto: será que é feito um trabalho de conscientização com as pessoas para não fazerem isso? Será que as pessoas são comunicadas dos horários e o local correto para depositarem o lixo? E a fiscalização e punição para quem comete a irregularidade, funcionam? Repasso as perguntas ao Sr. Prefeito Neucimar Fraga e ao Secretário de Serviços Urbanos.
A Secretaria de Serviços Urbanos de VV esclarece que os contentores instalados na orla devem ser usados apenas para o lixo produzido na praia e no calçadão. Explica ainda que as lixeiras que ficam nos postes são para pequenos volumes, como papéis de bala e palitos de picolé. A Prefeitura garante que está preparando uma campanha educativa de conscientização sobre os horários de coleta de lixo realizada diariamente, das 19 às 3 horas. A Coordenação de Postura fiscaliza situações irregulares, notifica e multa os infratores. Quem quiser mais informações ou denunciar qualquer irregularidade pode ligar para a Ouvidoria do município: 0800 283 9059.