Imprimir

UFA!! Retirada poluição visual na praia

Estou mais aliviado. Agora posso andar no calçadão e apreciar o mar. Agora posso frequentar a praia sem ter que dividir espaço com tantas coisas montadas na areia. Credo!! Confesso que fiquei espantado nesse mês de janeiro. A Prefeitura de Vila Velha realmente se superou.

Nunca vi tanta ocupação na areia da praia. Me espanta saber que a Prefeitura permite uma poluição dessa. Na areia da praia foram montados brinquedos infláveis enorme, lojinha para venda de brinquedos, tenda com venda de produtos achocolatados, arenas esportivas, palco do evento gospel Jesus Vida Verão e por aí vai. Uma poluição danada!

E o pior é saber que a maioria dessas ocupações continha interesses particulares, ou seja, utilização do espaço público para o comércio.  Mesmo aquelas que poderiam ser justificadas como atividades esportivas e de entretenimento estavam sendo utilizadas indevidamente. Como por exemplo, os brinquedos, onde era preciso pagar para se divertir.

Eu confesso que a praia é um excelente espaço para diversão, prática de esporte, mas desde que haja bom senso. Não dá para ocupar um espaço tão grande da areia com estruturas de exploração comercial. Não dá para tirar o espaço dos moradores e também turistas, que lotam a Praia da Costa em todos os verões.

Tem um detalhe que me chamou muita atenção. Grande parte da estrutura armada na praia ficou concentrada em um dos pontos de maior movimento da Praia da Costa – em frente à Farmácia Avenida. O local é hoje a área mais badalada, é o ponto preferido dos jovens. Como podem retirar tanto espaço dos banhistas? A praia não é para eles?

Essas perguntas ouvi de muitas pessoas. Os meus amigos da AMPC receberam várias cartas de moradores questionando a baderna praia. A reclamação também foi feita por banhistas de outros pontos da Grande Vitória e pelos turistas. Ninguém entendia o motivo para a liberação de montagem das tais estruturas.

O consenso na praia era o seguinte: “a Prefeitura de Vila Velha mandou mal!”. E eu Juca Legal, assino embaixo!!

tenda1_fmtpraia1_fmt

A Secretaria de Cultura de Vila Velha informa que as arenas do Projeto Vila Velha Verão ocuparam uma pequena parte da extensa orla da Praia da Costa. É realizado todo um planejamento para a colocação das arenas. Vale ressaltar que o objetivo é promover ao turista e cidadão momentos únicos de entretenimento e lazer, divulgar o município, gerar capital, estimular a prática esportiva e oferecer opções de diversão para as férias de verão. O espaço foi liberado pela Superintendência do Patrimônio da União.
Com relação aos brinquedos, a Fiscalização de Postura realiza constantemente um trabalho de verificação na orla para que tudo corra na perfeita ordem.
Imprimir

Ventania e medo na Praia da Costa

Uma noite assustadora. Foi isso o que ouvi de muitos amigos moradores da Praia da Costa. Quem estava por aqui sabe bem do que estou falando. A noite de quinta-feira, do dia 18 de novembro, deixou estragos em vários bairros de Vila Velha e também de Vitória.

Aqui na Praia da Costa, os ventos de 118 km/h deixaram um rastro de destruição. Árvores e postes caíram, telhas foram arrancadas, janelas e varandas de vidro quebraram, semáforos pararam de funcionar. E olha que foram apenas nove minutos de vento forte. Nesse período, a Terceira Ponte chegou a ser interditada, o que não acontecia há cerca de 11 anos

Um ponto de grande destruição na Praia da Costa foi a Curva da Sereia. O restaurante Bellas Ondas teve várias telhas arrancadas, tudo foi parar na calçada da Rua Lúcio Bacelar. No Edif. Sereia, de frente para o mar, a cena surpreendeu. O prédio, que tem enormes janelas, teve a porta de vidro do rol de entrada quebrada em mil pedacinhos. A força do vento chegou a quebrar várias janelas do edifício. Inclusive, um dos moradores ficou preso no quarto. Ele não conseguia abrir a porta, que ficou empenada após a quebra das duas janelas.

Li nos jornais que os ventos que sopraram por aqui são equivalentes à velocidade de um furacão de categoria 1, classificado como de pequenas proporções. Imaginem só, um furacão! Fraco, mas um furacão. É mesmo de assustar! O fim de novembro e começo de dezembro foi de sol, eu espero que continue assim!! Que venha o verão!!

juca1_fmt juca2_fmt juca3_fmt juca4_fmt