Imprimir

Perigo: cuidado com buracos em calçada

juca1_fmtNesse mês ouvi a reclamação de alguns moradores da Praia da Costa e fui conferir a denúncia. O problema é o seguinte: na Rua Joseph Zogaib, esquina com Henrique Moscoso, foram abertos dois buracos, um bem ao lado do outro. Os dois estão sem tampa. 

Como vocês podem ver nas fotos que tirei do local, os buracos estão no meio da calçada e parecem ter sido abertos pela construtora. No terreno ao lado está sendo erguido mais um edifício.

Agora eu pergunto: independente da obra estar em andamento a calçada é para os pedestres, mas dessa forma como os pedestres vão passar pelo local?!

A resposta é uma só: não tem como o pedestre passar com tranqüilidade por ali. Ainda mais porque a calçada é estreita e um dos buracos toma quase todo o espaço. O jeito é passar pelo cantinho da calçada ou continuar o trajeto pela rua. Um risco para os pedestres, que são obrigados a desviar também dos carros estacionados na via. Sem contar que uma pessoa com dificuldade de locomoção e até mesmo um cadeirante não conseguem passar nem pelo canto da calçada.

Outro problema, que também podemos conferir pelas fotos, é que a provável tampa do buraco está lá, mas não no local correto. Dentro dos dois buracos encontramos muito lixo. Tem sacola plástica, papel e material da obra.

Onde está o poder público que não fiscaliza a construção?!? 

Imprimir

Você sabe quanto tempo dura o seu lixo?!?

LIXOHoje eu estou aqui para fazer um alerta muito importante a todos os moradores da nossa Praia da Costa. Mas o que tenho para dizer não é novidade para ninguém. Afinal, todo mundo sabe que lugar de lixo é no lixo.

Mas, infelizmente, essa tão conhecida frase não é respeitada. Quando caminhamos pelas ruas do bairro e de toda a Vila Velha, vemos diariamente muito lixo espalhado. São sacolas plásticas, papel de balas e chiclete, garrafas de plástico, guimba de cigarro, palito de picolé e por aí vai. É tanto tipo de sujeira que não dá nem para contar.

Mas você já parou para se perguntar qual o prejuízo desse lixo para o meio ambiente? Você tem noção de quantos anos cada produto leva para se decompor?

Após fazer esses questionamentos, resolvi pesquisar as respostas. Com a ajuda e apoio dos meus amigos da Associação de Moradores da Praia da Costa e do Jornal Praia da Costa, resolvi listar alguns dos produtos que mais encontramos nas ruas da cidade.

Após fazer essa pesquisa fiquei impressionado. O tempo de decomposição de alguns produtos é secular e me deixa preocupado.

Confira a duração de cada produto


- Papel: de 3 a 6 meses

- Jornal: 6 meses

- Palito de madeira: 6 meses

- Filtro de cigarro: 20 meses

- Chiclete: 5 anos

- Lata de aço: 10 anos

- Nylon: mais de 30 anos

- Lata e copo de plástico: 50 anos

- Plástico: 100 anos

- Tampa de garrafa: 150 anos

- Garrafa plástica: 400 anos

- Fralda descartável: 450 anos

- Pneus: 600 anos

- Vidro: 4.000 anos


Diante de tempo tão longo, fica aí o pedido: faça a sua parte e exerça a sua cidadania, não jogue lixo nas ruas. A cidade é um bem de todos nós e todos devemos preservá-la!