Horário de verão começa em 17 de outubro
Mais uma vez os brasileiros vão ter que ajustar os ponteiros do relógio. A mudança já tem data marcada para começar e para terminar. O Ministério de Minas e Energia determinou que o horário de verão vai se iniciar em17 desse mês e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência.
O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se entre 2009 e 2010 uma redução média na demanda de aproximadamente 5%. Meta que o governo espera repetir em mais essa mudança de horário.
Alteração
Para contribuir com a economia e não perder o horário fiquem todos atentos. No dia 17, adiantar os relógios em uma hora.
Mas, para muitas pessoas, acordar uma hora mais cedo não é nada fácil. Por isso, além de acertar os ponteiros do relógio também é preciso ajustar o relógio biológico.
Como se adaptar ao horário de verão
Há algumas sugestões que podem ajudar o organismo a se acostumar ao novo horário. Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse. Quando chegar a hora de deixar a cama, 15 minutos depois, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar.
Outra dica para quem precisa saltar da cama antes do horário comum é evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas. O álcool pode dar a sensação de um gostoso relaxamento, mas pode retardar o sono. Procure não pular as refeições. Isso pode causar queda no nível de açúcar, o que resultará em cansaço. Também não reserve um prato pesado durante a noite, você terá mais dificuldade para adormecer.
Mas se chegar a hora de deitar e você não sentir a menor vontade de dormir, especialistas recomendam tomar um banho quente, de banheira ou mesmo de chuveiro. Não tenha pressa, esqueça o relógio. Feche bem as cortinas, escureça o quarto, não tente ficar lendo e vendo TV ao mesmo tempo. E não fique cobrando resultados. No primeiro dia poderá ser um desastre, você corre o risco de passar a madrugada esperando o despertador tocar. Considere tudo isso como natural e acredite que seu organismo será capaz de se adaptar aos seus novos horários em pouco tempo.