Deixar a chave ou outro objeto em um lugar e depois esquecer onde guardou. Isso já aconteceu com você? Bem, se a resposta for sim, não se desespere. Especialistas afirmam que na correria do dia a dia, pequenos esquecimentos são comuns.
Esquecimentos simples são chamados de problemas de memória de curto prazo. Eles são atribuídos não a deficiências na capacidade cerebral, mas na incapacidade da pessoa de se focar em uma única tarefa. Como por exemplo, você acabou de se ser apresentado a uma pessoa e cinco minutos depois não se lembra mais do nome dessa pessoa. O lápso de memória pode ser porque na verdade você não estava escutando realmente ou estava pensando em outra coisa na hora da apresentação.
Mas o problema é quando esses esquecimentos se tornam frequentes. Problemas sérios de perda de memória afetam a capacidade de desempenhar atividades cotidianas como dirigir, fazer compras ou lidar com dinheiro.
Sinais de problema de perda de memória podem incluir atitudes como fazer as mesmas perguntas repetidamente, ficar perdido em lugares que conhece bem, não ser capaz de seguir orientações para chegar a lugares, ficar muito confuso com o tempo, pessoas e lugares.
Nessa hora é preciso buscar ajuda. Em Vila Velha, na sede da AMPC, um grupo chamado Oficina da Memória desenvolve um trabalho que ajuda a estimular o cérebro. A equipe, formada por pedagogas e professoras, atua principalmente com idosos, já que com o passar dos anos os esquecimentos são mais comuns.
O trabalho, que já dura oito anos e também é desenvolvido na Praia do Canto e Jardim Camburi, em Vitória, visa levar as pessoas a perceberem a importância da ginástica cerebral para qualificar o funcionamento do cérebro. Isso significa qualificar toda a vida da pessoa.
As atividades envolvem jogos, desafios, quebra-cabeças, exercícios de percepção lógica e visual, desenhos, escrita, leitura, poemas, cordel, palavras cruzadas, sudoku, cálculos, enfim, tudo o que instiga a atividade cerebral.
Oficina da Memória
As aulas acontecem sempre às quartas-feiras, das 15h às 16h15, na sede da AMPC.