Pesquisa reprova marcas de queijo branco
Muita gente consome o queijo branco por achar que ele é mais leve e saudável. Mas uma análise realizada pelo Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, mostrou que 25 marcas de queijo branco não estão de acordo com as normas de saúde. Algumas têm excesso de gordura e outras, até coliformes fecais. A pesquisa verificou que os teores de gorduras, proteínas e sódio presentes nos produtos são diferentes daqueles declarados no rótulo.
Todas as amostras informam errado a quantidade de, pelo menos, um nutriente. As maiores variações entre o valor do rótulo e o real foram identificadas nos queijos light. O pior caso tem 932% a mais de gorduras totais em relação ao que é declarado na embalagem. Isso mesmo: quase mil vezes mais! O rótulo informa que uma porção de 30 g do alimento tem apenas 0,5 g desse nutriente, mas, na verdade, contém 5,16 g.
No teste microbiológico, que comprova a presença de microorganismos que fazem mal à saúde, mais problemas. A mostra de cinco produtos foram reprovadas porque continham uma quantidade de bactérias superior ao limite tolerado pela lei. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se manifestou sobre o assunto e disse que os resultados do monitoramento do Idec servem como um alerta importante para a própria instituição e para os demais órgãos que fiscalizam a atividade de produção de queijo.
A Anvisa afirma que vai coibir as práticas abusivas que podem levar os consumidores ao engano. Para saber as marcas reprovadas, acesse o site do Idec: www.idec.org. b r / c o n s u l t a s / t e s t e s - e - pesquisas/pesquisa-do-idecreprova- 25-amostras-dequeijo- minas