Imprimir

Vacina contra H1N1 é eficaz em dose única

Vacina_internaApenas uma dose da vacina desenvolvida contra a gripe Influenza A (H1N1) é o suficiente para impedir a contaminação do vírus, segundo os resultados preliminares de um teste clínico realizado na Austrália. A pesquisa foi publicada na revista médica americana New England Journal of Medicine (NEJM).

Com aproximadamente 15 microgramas, uma única dose imuniza o indivíduo, em um período de dez dias. Os efeitos colaterais significativos não estiveram presentes em 96% dos 120 adultos que participaram do teste.

“É uma boa notícia porque, se fossem necessárias duas doses, reduziríamos drasticamente a disponibilidade de vacinas nos Estados Unidos e no mundo", afirmou, em declarações ao New York Times, o Dr. Anthony, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Enfermidades Infecciosas (NIAI), encarregado nos Estados Unidos de desenvolver a vacina contra a gripe A.

Os testes foram realizados com uma vacina experimental criada pelo laboratório australiano CSL Limited – um dos cinco que fornecem medicamentos aos Estados Unidos e que recebeu um pedido de 195 milhões de doses de vacina.
Imprimir

Influenza A no Estado: 46 casos confirmados e dois óbitos


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou ontem (09), o último boletim que contabiliza o número de pessoas contaminadas pelo vírus Influenza A (H1N1), apelidado de gripe suína. Foram confirmados 46 casos no Espírito Santo. Outras 267 notificações de Doença Respiratória Aguda Grave são investigadas.

Os dados referem-se a informações repassadas à Sesa, desde abril de 2009. Além das contaminações, foram confirmados, também no Estado, dois óbitos causados pela Influenza A. Veja no quadro abaixo:

Confirmados Influenza A (H1N1) 46
Confirmados Influenza Sazonal (gripe comum) 35
Investigação 267
Descartados 51

De acordo com a assessoria de imprensa da Sesa, a população não deve se alarmar com os números e, sim, ficar alerta para procurar atendimento em caso de suspeitas da gripe. O órgão afirma que, além de médicos capacitados para a situação, um enfermeiro de cada unidade de saúde também está habilitado para atender as suspeitas da Influenza A. Casos graves serão encaminhados para a unidade de Cobilândia, em Vila Velha.
gripe_suina1
Balanço nacional
No boletim epidemiológico divulgado no dia 26 de agosto, o Brasil registrou 557 mortes em decorrência da gripe Influenza A (H1N1). Ao todo, foram confirmados 5.206 casos da gripe no País, sendo que das 1.980 mulheres em idade fértil (dos 15 aos 49 anos) contaminadas, 480 eram gestantes. O boletim também aponta que a doença causou o óbito de 58 grávidas.