Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele
No dia oito de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará a 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele, na qual cerca de 1.500 dermatologistas farão atendimentos gratuitos em 174 postos, em 23 estados do País, com o objetivo de estimular a prevenção primária e, desse modo, evitar a crescente incidência deste câncer no futuro.
Além das orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença, o público poderá fazer gratuitamente exames completos da pele, sendo que as pessoas que receberem diagnóstico positivo durante a campanha serão imediatamente encaminhadas para tratamento ou cirurgia sem nenhum custo.
A campanha é uma das ações de um projeto maior da SBD, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP), criado em 1999. Desde então, a Sociedade realiza ações diferenciadas com o objetivo de diminuir, a longo prazo, o número de casos do câncer que é o de maior incidência no Brasil. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevêem 120.930 novos casos no País em 2008. O importante também da campanha é o alerta de conscientizar as pessoas a procurarem o médico especialista quando notarem manchas estranhas na pele.
Em Vila Velha, o posto de atendimento será na Igreja Presbiteriana do IBES. Localizada na Praça Assis Chateaubriand, 380 IBES. Contato (27) 3225-5386
Como fazer para evitar o câncer de pele?
A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer.
Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.
• Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva. (saiba mais sobre filtros solares e FPS)
• Use chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar, pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
• Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
• a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
• Procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam “cascas” na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
• Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
Estas recomendações são especialmente importantes para as pessoas de pele fototipos I e II, as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção.
Quando começar a proteção solar?
Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultravioleta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos. Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.
Fonte: INCA