História da Rádio FM Praia da Costa
FM 98,5 - Praia da Costa
A idéia de implantar uma rádio comunitária na Praia da Costa surgiu em 1998, quando dois alunos de comunicação da FAESA estiveram na Associação dos Moradores da Praia da Costa - AMPC- à procura de estágio na área de jornalismo. Na época, verificou-se que a entidade preenchia os pré-requisitos para tentar junto ao Governo Federal a concessão de uma emissora de rádio para o bairro.
Assim, em 24 de outubro de 2001, a Portaria nº 604, do Ministério das Comunicações, autorizou a AMPC a executar o serviço de radiodifusão, conforme publicado no Diário Oficial da União, em 31 de outubro de 2001. Uma comissão composta por nove integrantes foi nomeada para estudar detalhes técnicos e financeiros para a implantação da rádio. A partir daí, o senador Ricardo Santos, morador da Praia da Costa, fez o processo tramitar com mais celeridade depois da intervenção do jornalista Marcus Monteiro.
Em nove de abril de 2002, o então presidente da AMPC, Manoel Vicente Machado e o senador Ricardo Santos, em Brasília, conseguiram a assinatura do termo de operação e no dia 13 de abril de 2002, às 8 horas, a Rádio entrou no ar, em caráter experimental, prefixo 105,9 FM, com a canção "Praia da Costa", composta pelo morador José Receputty.
Com isso, no dia 23 de maio de 2002 foi inaugurada oficialmente a PRIMEIRA RÁDIO COMUNITÁRIA DO ESPÍRITO SANTO - FM PRAIA DA COSTA.
Em julho de 2003, foi assinado o primeiro convênio com o Centro Universitário Vila Velha - UVV - para a veiculação do programa "Momento Universitário", com a participação dos alunos do curso de Rádio e TV. Em 2005 foi assinado convênio com a FABAVI. Em 2006/2007 outro convênio foi assinado, desta vez, com o Colégio Vasco Coutinho e dez alunos do curso de áudio realizaram estágio na FM Praia da Costa.