História do Jornal Praia da Costa
Jornal Praia da Costa
Em novembro de 1997, a AMPC criou o Jornal Praia da Costa com o objetivo de reivindicar ações do poder público, contestar projetos que venham contra o interesse da população e manter a comunidade informada sobre suas intervenções de buscar uma melhor qualidade de vida para os moradores do bairro. Desde o seu lançamento, o informativo é editado mensalmente e entregue gratuitamente nas residências e pontos comerciais do bairro.
Com isso, as marcas registradas da AMPC: independência, ética e transparência foram passadas ao Jornal Praia da Costa, que hoje tem visibilidade e é um excelente veículo publicitário para os empreendedores que acreditam e investem no bairro.
A periodicidade mensal, a entrega gratuita, a qualidade e atualidade das informações moldaram, ao longo dos anos, um veículo de comunicação alternativo, voltado para o interesse público e com autonomia financeira, a exemplo dos grandes jornais.
Para manter a independência financeira, conquistada graças ao apoio dos que acreditam no retorno comercial dos anúncios, optou-se ao longo de sua história por mudar o processo de confecção industrial do jornal (por exemplo, no começo era off-set, atualmente, a impressão é no papel jornal, entre outras transformações).
Quem custeia a despesa de cada edição são os anunciantes. O Jornal Praia da Costa se mantém apenas dos anúncios que veicula. A AMPC não repassa as contribuições mensais para sustentar o informativo.
Além do impresso, em outubro de 2003, o Jornal Praia da Costa tem sua versão na Internet.
Por causa de sua trajetória, o JPC é conhecido pela transparência, democracia, ética e responsabilidade.