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Audiência Pública debate melhorias para a 3ª Ponte

audiencia_fmtA Comissão Especial (CE) de Infra-estrutura e Logística da Assembléia Legislativa se reuniu na quinta-feira (13), no município de Vila Velha, para uma audiência pública onde foram debatidos juntamente com a concessionária Rodovia do Sol S/A (Rodosol) as melhorias previstas para o sistema da Ponte ‘Deputado Darcy Castelo de Mendonça’, mais conhecida como 3ª Ponte.

A reunião teve início às 19 horas, no auditório do Clube Libanês, na Praia da Costa, com a presença do deputado estadual Cláudio Vereza (PT), presidente da Comissão, Geraldo Caetano Dadalto, diretor de Operações da Rodosol, José Carlos Freitas, secretário de Planejamento da Prefeitura de Vila Velha, Ciro Alves Ramos e Elvio Sartório, respectivamente, diretor de Transportes e diretor de Planejamento do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Estado.

Segundo o diretor de Operações da Rodosol, Geraldo Caetano Dadalto, a ponte foi projetada para atender um fluxo de 12 mil veículos por mês, porém passam por ela, atualmente, um número quase cinco vezes maior do que o previsto na época de sua construção.

Foi justamente o crescimento acelerado da cidade – que deve continuar nos próximos anos - a maior preocupação abordada pelos moradores durante a audiência, principalmente a respeito da 3ª Ponte, que enfrenta grandes congestionamentos em suas vias, principalmente em horários de pico (de manhã, das 7h30 às 9h, e também no final da tarde, das 17h30 às 19h30). Atualmente, passam pela 3ª Ponte, diariamente, cerca de 60 mil veículos.

De acordo com o diretor de Operações da Rodosol, Geraldo Caetano Dadalto, a concessionária ainda não concluiu nenhum projeto de melhoria para a 3ª Ponte, mas está em fase de elaboração. Apenas como medida emergencial, a Rodosol colocou em funcionamento, para uma fase de testes, duas cabines exclusivas para motociclistas. A decisão foi tomada com base em pesquisa, que revelou que 15% do fluxo em horário de pico é formado por motos e, além disso, cada moto gasta em média 30% a mais de tempo no pagamento do pedágio.

Para o deputado Cláudio Vereza (PT), apesar da RODOSOL não ter apresentado ainda projetos consolidados para promover melhorias na 3ª Ponte, a audiência pública foi importante porque a comunidade pode sugerir e discutir várias ações que tem sido propostas para a melhorar o fluxo de veículos na 3ª Ponte .

A audiência e a participação da comunidade foram muito importantes para que a empresa, o Governo e as prefeituras envolvidas tenham um termômetro dos anseios da comunidade. Acho que a audiência cumpriu seu papel de expor os problemas do esgotamento causado pelos congestionamentos’, concluiu.

A Comissão Especial de Infra-estrutura e Logística da Ales, criada pela resolução nº 2356/07, para realizar estudos sobre a infra-estrutura e logística no Estado do Espírito Santo, tem como presidente o deputado Cláudio Vereza (PT), como vice-presidente à deputada Luzia Toledo (PTB) e como relator o deputado Euclério Sampaio (PDT).

Rodosol garante estudos para reduzir congestionamento

Ainda segundo o diretor de Operações da Rodosol, Geraldo Caetano Dadalto, a Rodosol quer promover um levantamento de dados e estudos sobre o fluxo de veículos que trafegam diariamente pela Ponte.

“A concessionária vai, a partir dos estudos, traçar o destino de todos os motoristas que acessam a ponte, para, em seguida, elaborar um projeto que aumente a fluidez do trânsito. A Rodosol pretende realizar ações para melhorias, principalmente no que tange a fluidez do trânsito, mas, para isso, irá fazer um estudo minucioso’, explicou.

Considerada uma obra de engenharia arrojada e moderna, a 3ª Ponte teve sua construção iniciada em 1978, sendo concluída e inaugurada 11 anos depois, em 23 de agosto de 1989. A ponte conta com 61 pilares, vão central de 70 metros de altura e vão livre de 260 metros (entre um pilar e outro).

Com uma extensão de 3,3 quilômetros, a 3ª Ponte foi projetada para absorver parte do tráfego de veículos entre Vila Velha e Vitória, reduzindo a distância entre os dois municípios. E desde a sua inauguração até os dias de hoje, o fluxo de carros que trafega pela ponte teve um crescimento superior a 450%.

Sugestões feitas pelos moradores

  • Construção de mais pistas com a retirada do canteiro central
  • Pagamento de pedágio somente no sentido Vitória – Vila Velha
  • Construção de uma quarta ponte
  • Construção de um túnel submarino
  • Instalação de cabines de pagamento de pedágio no sentido Vila Velha – Vitória.
  • Aumento de incentivos para utilização da Via Expressa

 

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