Col_JoaoGd

Dr. João Evangelista
Gastro-enterologista

Clique para acessar
Imprimir

Cesan quer conscientizar a população sôbre a importância da rede de esgoto

Vila Velha tem a menor taxa de adesão ao tratamento

Hoje, Vila Velha tem cerca de 400 mil habitantes, sendo que apenas 67.663 têm acesso à rede coletora de esgoto em frente aos seus imóveis, representando uma cobertura de 16 %. Mas, apenas 29.561 mil habitantes estão ligados a essa rede, totalizando atendimento efetivo de 7 % . Vila Velha é o município da Grande Vitória com a menor taxa de moradores conectados a rede de esgoto. Vitória tem 53%, Cariacica 9%, Viana 30 %, Serra 37 %.

Esse quadro precisa mudar. A CESAN tem o Projeto Águas Limpas que visa levar tratamento de esgoto a 60% da população e para a realização deste projeto o cidadão tem que cooperar. Em muitos casos os moradores têm o acesso ao tratamento de esgoto, mas não querem se conectar devido a taxa extra que será cobrada em sua conta de água. A taxa é fundamental para a manutenção do serviço. A não adesão ao sistema coletor agrava a situação dos corpos hídricos no município, especialmente no Canal Bigossi. Embaixo da terceira ponte o resultado da degradação é percebido devido as águas negras e o odor presente no local. Caso a adesão ocorra a situação será revertida e haverá uma melhoria das condições, como aconteceu na Praia do Ribeiro (próximo ao Farol de Santa Luzia). Todos reclamam do estado do Canal Bigossi, mas para a solução desse problema é preciso a colaboração do cidadão.

Atualmente 5.946 ligações estão disponíveis para as edificações no sistema Araçás e somente 2.967 ligações estão efetivamente ligadas nas redes coletoras de esgoto, situação decorrente da não conscientização dos cidadãos em executar a ligação interna do prédio ou casa ao ponto de ligação disponível em frente a sua residência”, informou a CESAN. Dado alarmante!O objetivo principal do ligamento de esgoto é a diminuição dos índices de doenças e também a despoluição dos rios, lagos e praias, melhorando a qualidade de vida, o turismo e o desenvolvimento da cidade.

Além desses benefícios, a implantação do sistema de esgoto contribui para a redução do mau cheiro proveniente das “bocas de lobo” e a proliferação de ratos, mosquitos e outros insetos.

A CESAN visa reverter essa situação através de uma parceria com a AMPC, a prefeitura e demais órgãos da sociedade organizada para conscientizar a população da necessidade de melhorar a própria condição de vida, com qualidade e saúde, utilizando essa condição como um atrativo turístico de seu recursos naturais, valorizando os imóveis e atraindo turistas.

Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (Grande Vitória e Guarapari) através do número 115.

A AMPC dará todo o apoio nessa luta, haverá reuniões para esclarecer e explicar o problema aos moradores da Praia da Costa. Procure saber se seu prédio é ligado à rede de esgotos. A próxima edição irá trazer o horário e a data da reunião com a CESAN e demais órgãos interessados.

Como funciona o esgotamento sanitário?

As águas residuárias domésticas ou esgoto, são encaminhadas pelo coletor predial até uma rede coletora denominada emissário de esgoto bruto que passa pelas ruas da cidade. Essas redes coletoras convertem, por meio dos interceptores (tubos de maiores dimensões) até a estação de bombeamento ou diretamente à estação dependendo da topografia local.

O que essa estação de tratamento representa?

A estação de tratamento de esgoto utiliza tecnologia de ponta para remoção de até 90 % de matéria orgânica, remoção de fósforo, de microorganismos patogênicos através do processo de desinfecção com ultravioleta. Seu efluente tratado líquido não causa degradação ao meio ambiente, todos os gases produzidos na estação e elevatórias são tratados biologicamente antes de serem lançados na atmosfera.

Como funciona a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)?

Basicamente, uma estação de tratamento convencional tem a finalidade de promover um tratamento dos esgotos domésticos dando condições de serem lançados nos rios, riachos, lagos ou mar.

Os esgotos são encaminhados a ETE onde, inicialmente, são retiradas as impurezas mais grosseiras (sólidos, gorduras e areia), para depois ser removida a matéria orgânica. Completa-se o tratamento com a adição de cloro, para que ocorra a desinfecção da água. Os efluentes são lançados por um emissário, ao seu destino final, com um elevado índice de purificação.

A maioria dos sistemas de tratamento de esgoto da CESAN se dão através de lagoas de estabilização e o processo consiste na introdução de oxigênio na água residuária por meio da fotossíntese (processo natural) ou por aeradores.

Como preparar a ligação do esgoto?

A ligação das instalações domiciliares à rede pública é feita através da caixa de ligação construída pela CESAN na calçada em frente ao seu imóvel.
O cliente deve preparar todos os tubos para ligar as suas instalações à caixa de passeio.
Da caixa de ligação, situada na calçada, até a rede pública, a responsabilidade é da CESAN.

FONTE: CESAN

Comentários   

 
0 #1 ubiratan martins cas 09-07-2014 23:34
Gostaria de saber quanto custa esse serviço, e quantas prestaçoes serão pagas, ou se esse serviço sera pago continuadamente . :-?
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar