Combate à dengue deve ser contínuo
O verão está no meio, mas, não é por isso que o risco de uma epidemia de Dengue está descartada. É muito importante que a prevenção contra a doença seja mantida durante todo o ano. Para isso existe o serviço dos Vigilantes Ambientais da Prefeitura Municipal de Vila Velha. O trabalho deles é extremamente importante para o controle da proliferação do mosquito transmissor, Aedes Aegypti, que se reproduz em qualquer recipiente que acumule água, tanto em locais sombrios como ensolarados. Assim, embora seja tarefa dos governos - federal, estadual e municipal - as maiores responsabilidades no combate à dengue, é preciso que as pessoas também se mobilizem contra a doença.
A PMVV tem o Programa Municipal de Controle à Dengue. Todos os dias os vigilantes visitam residências e estabelecimentos comercias em busca de focos do mosquito Aedes aegypti. Em muitos casos eles não têm autorização de entrada no local. A maioria das justificativas é a falta de segurança. “Nossa maior dificuldade são em edifícios. Muitos porteiros nem nos deixa tentar falar com os moradores”, disse o supervisor da Praia da Costa Antônio Augusto Pereira Souza Ramos
Muitos moradores de edifícios acham que estão livres da contaminação justamente por morar em apartamento. Enganam-se! Vale ressaltar que os apartamentos, mesmo os que não possuem plantas, não estão livres do mosquito Aedes aegypti. Os ralos são um dos maiores problemas em apartamentos.
Vale destacar que todos os funcionários da prefeitura do Programa Municipal de Controle à Dengue visitam os locais para fiscalização devidamente uniformizados e com crachá de identificação. Os agentes de saúde da Praia da Costa estão locados na Polícia interativa.
Os vigilantes realizam a fiscalização de Segunda a Sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Se alguma pessoa bater em sua porta falando que é vigilante ambiental e não estiver com identificação e uniformizado, ou fora do horário, não permita a entrada em sua casa ou estabelecimento. Para esse tipo de acontecimento você pode ligar para o número de telefone 3388-4300 e relatar o acontecido.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, enjôo, vômitos, dor nos olhos, cansaço, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações e dor de cabeça. Em alguns casos aparecem manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas. Ao perceber os sintomas, a pessoa deve procurar assistência médica imediatamente. Nos casos mais raros e perigosos em que a pessoa sinta uma forte dor abdominal, vômitos freqüentes, fezes pretas, tonteira, pressão baixa, mãos e pés pálidos ou arroxeados, sonolência, vista escura e dificuldade de respiração, é necessário procurar atendimento médico imediato. Esses são sintomas e sinais que indicam a Dengue Hemorrágica, que pode levar à morte.