Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
A população brasileira está vivendo mais. Essa afirmação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje o brasileiro vive em média 68,6 anos, 2,5 anos a mais do que no início da década de 90. E a tendência é de que essa expectativa de vida seja ainda maior. Estima-se que em 2020 a população viva em média até os 70 anos.
Os idosos são hoje 14,5 milhões, número que atinge 8,6% da população total do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%; em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. Em 2020, esse número deve chegar aos 30 milhões de brasileiros com mais de 60 anos.
Para receber bem essa população da melhor idade é preciso mais ação. Por isso, a 3ª Conferência de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Vila Velha tem como tema
“O Compromisso de todos para um envelhecimento digno no Brasil”.
O encontro, que acontecerá no dia 17 de junho no Santuário Divino Espírito Santo, Centro, tem como objetivo debater os avanços e os desafios da Política Nacional do Idoso, na perspectiva da sua efetivação em assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
Na programação do evento constam palestras, debates, trabalhos em grupos com eixos temáticos e apresentações culturais. Tudo isso para esclarecer e difundir aspectos conceituais, estratégicos, políticos e operacionais para ações de promoção, proteção e defesa das pessoas idosas. A conferência também vai propor prioridades de atuação aos órgãos governamentais da esfera municipal, responsáveis pela implementação da Política do Idoso.
Toda a comunidade está convidada a participar, assim como representantes de entidades, organizações e órgãos municipais e estaduais que mantenham interface ou executem ações relacionadas ao idoso. A conferência é organizada pelo Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da pessoa Idosa de Vila Velha com apoio do Fórum Permanente Pró-Cidadania do Idoso, da Prefeitura e da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Vila Velha.
Programação:
7h30 às 8h30 – Inscrição e Credenciamento
8h40 – Abertura Oficial
9h – Leitura e aprovação do Regimento Interno
10h – Palestra: “O Compromisso de todos por um envelhecimento digno do Brasil”
10h50 – Debate
11h10 – Apresentação dos Eixos da Conferência
12h - Intervalo para almoço
13h30 – Apresentação Cultural
14h – Trabalho em grupos com eixos temáticos
15h20 – Intervalo
16h40 – Eleição dos Delegados
17h30 - Encerramento