Imprimir

Obras de macrodrenagem irão beneficiar aproximadamente 40 bairros

65% dos moradores serão favorecidos pelas obras.

O projeto de Macrodrenagem contempla a desobstrução dos canais de seis das 12 bacias existentes (bacias da Praia da Costa, do Rio Jucu, de São Torquato e de Aribiri I, II e III), que abrangem 65% dos moradores de Vila Velha, minimizando, significativamente, o impacto das águas das chuvas.

Além disso, prevê a realização de obras de construção de galerias, drenagem, pavimentação, rede coletora de esgoto, construção de comporta, desocupação do leito do rio, urbanização e indenizações, com relocação de 220 famílias que moram nas margens de rios e áreas de risco, e que passarão a residir em Jabaeté.

A Macrodrenagem deve ser finalizada até 2007, beneficiando 41 bairros do município e gerando, direta e indiretamente, cerca de três mil empregos. O projeto será viabilizado por meio de um convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF). Esse é o maior financiamento já contratado por uma prefeitura em todo o Espírito Santo junto à Caixa.

O trabalho da Macrodrenagem, que está inserido no Programa Pró-Moradia, foi idealizado desde o primeiro mandato do prefeito Max Filho, em 2001. Para que a assinatura do contrato fosse viabilizada em parceria com a CEF, a Prefeitura de Vila Velha precisou elaborar também projetos ambientais.

Eles englobam um plano de tráfego, segurança do trânsito, controle da poeira, indenizações, acondicionamento e disposição de resíduos sólidos e análise de risco na operação do sistema, que serão colocados em prática durante a realização das obras. Após o início do trabalho, a Prefeitura terá um prazo de 16 meses, podendo ser prorrogado por mais dois meses, para concluir todo o trabalho.

Diversas providências para a execução do projeto de engenharia já foram adotadas pela Prefeitura de Vila Velha, como a contratação das empresas vencedoras da licitação e implantação dos canteiros de obras em localidades próximas às seis bacias hidrográficas, representando investimento da ordem de R$ 48 milhões, sendo R$ 27 milhões oriundos de contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, por meio do Projeto Pró Moradia, do Ministério das Cidades.

ruacaracasfmt

As obras contratadas contemplam os seguintes bairros:

macrodrenagem_s.tor_fmtLote 1 (Bacia da Praia da Costa – sub-bacias: Canal da Costa, Cocal, Bigossi e Jaburuna) – Ilha dos Aires; Jaburuna; Soteco; Cristóvão Colombo; Divino Espírito Santo; Cocal; Coqueiral de Itaparica; Santa Mônica; Boa Vista I; Vista da Penha; Residencial Coqueiral; Praia da Costa; Itapoã e Olaria.
Lote 2 (Bacia do Rio Aribiri I – sub-bacias: Santa Rita; Alvorada e Cobilândia) – Ilha da Conceição; Cobilândia; Alvorada; Jardim Marilândia; Rio Marinho; Alecrim; Santa Rita; Planalto; Industrial; 1º de Maio.
Lote 3 (Bacia do Rio Aribiri II – sub-bacias: Vila Garrido e Vila Batista) – Vila Batista; Vila Garrido; Paul; Ilha das Flores; Pedra dos Búzios.
Lote 4 (Bacia do Rio Aribiri III – sub-bacia: Ibes) – Ibes; Aribiri; Ataíde; parte de Nossa Senhora da Penha e parte de Santos Dumont.
Lote 5 (Bacia do Rio Jucu – sub-bacia: Nova Guaranhuns) – Jardim Guaranhuns; Vila Guaranhuns; Araças; Guaranhuns; Nova Itaparica.
Lote 6 (Bacia de São Torquato) – São Torquato e Cobi de Baixo.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar