Prefeitura lança projeto para melhorar o trânsito em Vila Velha
Em meados de dezembro a Prefeitura Municipal de Vila Velha colocou em prática o Projeto de Otimização de Vias Públicas. Esse projeto visa a melhoria do trânsito no município, ou seja, oferecer maior mobilidade aos veículos que transitam pela cidade. Para que o projeto tenha sucesso algumas ações são necessárias e estão listadas no quadro abaixo.
Projeto de Otimização das Vias Principais de Vila Velha
- Verificação dos volumes de tráfego nos eixos viários;
- Redimensionamento dos tempos semafóricos. Estão sendo programados 5 programas diários para cada semáforo instalado;
- Instalação de 33 novos controladores em substituição aos equipamentos defasados tecnicamente;
- Instalação de novos semáforos onde for identificada necessidade;
- Interligação física com todos os controladores instalados na área central, com lançamento de aproximadamente 10.000 metros de cabos de rede;
- Sincronização em ONDA VERDE nos corredores, criando as defasagens necessárias a dar mobilidade ao trânsito;
- Reordenar a regulamentação dos estacionamentos nos corredores principais;
- Revitalizar a sinalização horizontal;
Todas essas ações foram definidas através de um estudo técnico realizado por uma empresa especializada em Engenharia de Trânsito. A empresa foi contratada para verificar os pontos negativos e executar, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, as melhorias definidas.
Desde o mês passado, dezembro, Vila Velha começou a passar por uma série de modificações. Sendo que a notícia da proibição do estacionamento na Avenida Hugo Musso causou uma grande polêmica. Muitos moradores e comerciantes alegam que a medida é prejudicial ao comércio local. Outros tantos acham a medida mais do que necessária e que já devia ter sido adotada. A verdade é que: é muito difícil agradar gregos e troianos. Mas, no momento, vale lembrar que o trânsito na região estava caótico e que alguma atitude deveria ser tomada. Toda mudança causa transtornos, principalmente para quem é atingido diretamente. Mas, agora, a medida é necessária.
Para chegar a decisão da proibição do estacionamento da Avenida Hugo Musso, principal via de escoamento da Praia da Costa, foi realizado um levantamento técnico que indicou que a via, hoje, não suporta mais veículos estacionados e apenas duas faixas para veículos em movimento. Nesse levantamento foi feita uma contagem de veículos e foi detectado que pela Av. Hugo Musso, em horários de pico, passam cerca de 4 mil veículos por hora. Esse índice é muito alto para o tipo de via. Para o Secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro, a PMVV não teve alternativa. “Não tomamos essa atitude no achismo. Tomamos baseado na técnica e principalmente na necessidade”, explica Romário. O secretário informou também que está disponível para qualquer esclarecimento aos comerciantes e moradores da região. “Estamos participando constantemente de reuniões com os comerciantes da região. Estamos ouvindo e analisando as solicitações de cada um”, acrescenta o secretário.
Para auxiliar na mobilidade do trânsito, desde o dia 17 de dezembro, os semáforos da Avenida Hugo Musso estão sincronizados, criando ondas verdes na via, ou seja, quando o motorista sai de um semáforo que pegou fechado, os semáforos subseqüentes estão programados para que estejam abertos, permitindo um maior fluxo do trânsito.
Vale ressaltar que o programa está em constante acompanhamento pelos engenheiros da empresa contratada e pela Secretária de Serviços Urbanos.
As placas informativas, que indicam o local e o horário da proibição do estacionamento na avenida, já começaram a ser instaladas. A PMVV irá realizar campanhas educativas e explicativas sobre o projeto. A proibição vale da Rua Castelo Branco até a Rua Maranhão.