Imprimir

Amigos da Restinga mobilizados na preservação da orla de Vila Velha

Poucas pessoas conhecem a importância da restinga, a vegetação encontrada na faixa de areia das praias brasileiras. E para garantir que banhistas e frequentadores da orla de Vila Velha possam usufruir do local sem trazer danos à natureza, um grupo formado por moradores, surfistas, servidores públicos, ambientalistas e empresas, criaram o movimento ‘Amigos da Restinga’, para realizar ações de educação ambiental e de preservação desta vegetação ao longo das praias de Itaparica, Itapoã e Praia da Costa. O Amigos da Restinga foi formado em julho de 2012 e conta com a adesão do Movive, Prefeitura de Vila Velha, das Associações de Moradores da Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica, dos bodyboarders, dos pescadores e das empresas Cesan, Vale e Chocolates Garoto. O trabalho do grupo vai muito além de conservar a restinga, aquelas plantas na orla da praia, que poucos conhecem a importância. O engenheiro ambiental Rino de Souza Engelhardt, explica que a restinga é fonte de vida vegetal e animal. “Na restinga habitam animais como o guruçá, a coruja buraqueira e o calango de restinga e é nesse local que as tartarugas desovam”. Além da importância para fauna e flora daquele ambiente, a restinga é considerada área de proteção permanente (APP), defendida pela resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente Conama 303/02. Assim, qualquer interferência não autorizada é considerada crime previsto em lei. A oceanógrafa Mariana Alves adverte que a vegetação retirada ou descaracterizada causa a sedimentação da orla, podendo levá-la a erosão. “Em praias urbanizadas, as areias carregadas pelo vento e que antes ficariam retidas na vegetação, podem invadir o calçadão (como ocorre constantemente na Ponta de Itapoã), vias e residências próximas. Com a perda gradativa da restinga e da faixa de areia, o mar pode avançar sobre a costa e trazer sérios prejuízos às cidades”, afirma.

 

O que é a restinga?

Elas parecem simples plantas na orla, mas tem funções importantes para o meio ambiente. A restinga serve de contenção dos grãos de areia que incomodam moradores e resultam no aumento da demanda de limpeza pública. A vegetação também é responsável por manter o nível da água no solo, preservando os nutrientes que flora e fauna características precisam; evita a erosão causada pelas chuvas; é refúgio para vida silvestre e é local de parada de aves migratórias. As restingas se distribuem geograficamente ao longo do litoral brasileiro, numa extensão de mais de 5000 km, não ocorrendo de forma contínua, ocupando 79% da costa brasileira. As principais formações estão no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Um exemplo de restinga é a Restinga da orla de Vila Veha, entre os bairros da Praia da Costa a Itaparica, no litoral do Espírito Santo.

 

Ações dos Amigos da Restinga

A primeira ação dos Amigos da Restinga foi implantar o projeto piloto de cercamento da vegetação, na parte da praia localizada em frente à rotatória de Itaparica, em Vila Velha. O trabalho se estende ao longo de toda a orla e já chegou a Praia da Costa. Além do cercamento, o projeto prevê atividades de educação ambiental e de criação de acessos à praia por passarelas, garantindo a preservação da vegetação. Para isso, os locais mais devastados serão interligados àqueles mais preservados, formando corredores de biodiversidade. Estes locais também serão cercados e receberão placas de sinalização e informação sobre a restinga, para que os usuários da praia sejam conscientizados e não destruam a vegetação. Plantas exóticas e invasoras tendem a ser substituídas, dando lugar a espécies nativas.

Comentários   

 
0 #4 Letiana 01-11-2017 16:12
:lol: :-) ;-) :sad:
Citar
 
 
+1 #3 Marta A. P. Passos 04-03-2016 16:45
Moro em Ponta da Fruta há 10 anos, desde que ali estou tento conscientizar a população e tenho buscado constantemente ajuda da prefeitura para preservação da orla.
Os moradores jogam entulhos na restinga, fazem queimadas, plantam vegetação alienígena (castanheiras) que tem proliferado por toda orla e matando grande parte da vegetação nativa.
Já fiz denúncia ao MPF, ao IEMA, IDAF, mas são infrutíferas minhas reclamações.
gostaria de ajuda desse grupo "Amigos da Restinga" para proteger a Restinga de Ponta da Fruta e a Lagoa Grande que também tem sido assoreada.
Acredito que seja um bem de todos.
Citar
 
 
+1 #2 Francisco Pisa 08-05-2015 22:18
Já participei junto ao engenheiro Rino neste projeto Restinga. Há alguns anos venho tentando preservar, recuperar, com placas educativas e algimas mudas nativas numa pequena área na praia de Itapoã. Mas estou sozinho e preciso de ajuda com cercamento nesta pequena área pois ainda há pessoas que destroem. Com a cerca poderei ajudar melhor na preservação e recuperação. Será que posso contar com vocês.
Grato pela colaboração.
Citar
 
 
+1 #1 sara 16-05-2013 22:42
:lol: :-) :roll:
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar