Começa a recuperação e preservação da restinga da orla
O trabalho ambiental na restinga da orla de Vila Velha está em andamento. ONGs, Prefeitura e empresas assinaram no dia 20 de maio, termos de parceria e de cooperação técnica. A atividade é uma ação do “Amigos da Restinga”, grupo que conta com apoio técnico e operacional da Prefeitura de Vila Velha e é composto por representantes da sociedade civil. Das três áreas onde serão realizadas as ações de recuperação e monitoramento da restinga no litoral canela-verde, uma delas já está sendo cercada. Este primeiro ponto a ser cercado, que fica próximo a rotatória de Itaparica, é de 560 metros. Em Itapuã, serão cercados 100m de restinga e na Praia da Costa, 300 metros. Além do cercamento serão instaladas placas explicativas informando a importância da manutenção desta vegetação e realizadas ações de replantio e poda. Em Vila Velha, aproximadamente, um quilômetro de restinga será preservado na primeira etapa do projeto. Paralelo a isto, haverá um trabalho de educação ambiental nas escolas da rede municipal.
O que é a restinga?
Elas parecem simples plantas na orla, mas tem funções importantes para o meio ambiente. Além de embelezar as praias, a restinga serve de contenção dos grãos de areia que incomodam moradores e resultam no aumento da demanda de limpeza pública. A vegetação é responsável por manter o nível da água no solo, preservando os nutrientes que flora e fauna deste ambiente precisam; evita a erosão causada pelas chuvas; é refúgio para vida silvestre e é local de parada de aves migratórias. Esses e outros tantos benefícios fazem da restinga um ecossistema que precisa ser preservado.
No Brasil, a restinga pode ser definida como um terreno arenoso e salino, próximo ao mar e coberto de plantas herbáceas características. Ou ainda, de acordo com a resolução 07 do CONAMA, "entende-se por vegetação de restinga o conjunto das comunidades vegetais,..., sob influência marinha e fluviomarinha. Estas comunidades, distribuídas em mosaico, ocorrem em áreas de grande diversidade ecológica sendo consideradas comunidades edáficas por dependerem mais da natureza do solo que do clima". As restingas se distribuem geograficamente ao longo do litoral brasileiro, numa extensão de mais de 5000 km, não ocorrendo de forma contínua, ocupando 79% da costa brasileira.
As principais formações ocorrem no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Um exemplo de restinga é a Restinga da orla de Vila Velha, entre os bairros da Praia da Costa e Itaparica, no litoral capixaba. Para conter a degradação de restingas, garantindo, especialmente, que estas possam continuar exercendo sua importante função ambiental de fixadoras de dunas e estabilizadoras de manguezais, o Código Florestal brasileiro (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012) enquadra as restingas como Áreas de Preservação Permanente - APP, não podendo as mesmas serem devastadas e ocupadas.
Amigos da Restinga
Qualquer pessoa ou empresa interessada em manter e preservar a vegetação de restinga pode participar deste grupo. Atualmente, o grupo é formado por: Movive – Movimento Vida Nova Vila Velha Prefeitura Municipal de Vila Velha Associações de Moradores da Praia da Costa Associação de Moradores de Itapoã Associação de Moradores de Itaparica Associação Preserve o Barra Sol de Bodyboard Cesan Vale ICCA - Instituto Capixaba de Ciência e Administração