Imprimir

Várias doenças podem atingir sua boca!

Doenças infecciosas e de conseqüências até letais podem atingir sua boca, assim como toda a região oral. Dentre elas pode-se citar: cáries, gengivites, periodontites, câncer bucal e oral, disfunções têmporo-mandibulares.

A Drª Lara Miranda, Odontopediatra e especialista em Disfunção Têmporo-Mandibular, responde algumas perguntas relacionadas às doenças infecciosas bucais ao Jornal Praia da Costa.


Jornal Praia da Costa: Como Prevenir cáries, gengivites e periodontites?

Drª Lara Miranda: No caso de gestantes, fazer acompanhamento bucal durante toda gravidez. No caso de bebês, fazer a primeira visita ao dentista a partir do primeiro “dentinho de leite”.

Em geral e obrigatoriamente: escovar os dentes após qualquer refeição; nunca se esquecer de escovar a língua; usar fio dental sempre; visitar o dentista regularmente; seguir uma dieta rica em vitaminas e de preferência comer alimentos crus; coloridos e ou que estimulem a mastigação.

Jornal Praia da Costa: Como prevenir o câncer bucal?

Drª Lara Miranda: Não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas em excesso; não fazer uso de próteses (dentaduras, roachs, blocos e coroas) mal adaptadas; ficar atento a feridas na boca que não cicatrizam há mais de duas semanas; usar sempre o protetor solar, principalmente no lábio inferior; fazer o auto-exame bucal regularmente; visitar o dentista regularmente para se fazer uma avaliação da região oro-buco-dental.

Jornal Praia da Costa: Como prevenir as disfunções têmporo- mandibulares?

fotos_doutoralara_126_fmt

Dra. Lara Miranda

Drª Lara Miranda: Disfunções têmporo-mandibulares são desordens das articulações e músculos da região buço facial e cervical, que têm entre seus sintomas: dor facial, dor de ouvido, cefaléia, neuralgias, ruídos, desvios e travamentos. Por causa, das estruturas buço faciais serem associadas a funções vitais como a alimentação, comunicação, visão e audição e ainda formarem a estrutura do indivíduo quanto ao aspecto visual, expressão e auto-estima a dor buço facial crônica afeta profundamente o indivíduo modificando algumas de suas características psicossomáticas reduzindo sua qualidade de vida. Muitas vezes, o paciente com esta doença demora a ser tratado desta disfunção, pois por causa dos sintomas, outros especialistas da área de saúde são procurados. Assim, o dentista acaba sendo o “último” profissional a ser procurado.

Em todas as doenças aqui citadas procurar tratamento odontológico especializado para e fazer uma avaliação é o ideal.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar