Imprimir

Osteoporose

Gastar mais do que se arrecada produz déficit, isso é o que todos os economistas falam e, o que podemos entender quando utilizamos o cheque especial porque o salário do mês não foi suficiente para pagar todas as contas. Infelizmente, como para nossos ossos não é possível criar leis, assinar decretos ou contrair financiamentos para equilibrar as contas, então nossos ossos desenvolvem a osteoporose.

Considerada uma disfunção metabólica onde a quantidade de cálcio que sai do osso é maior que a quantidade que se deposita no osso, tem-se a diminuição da densidade mineral óssea. Essa condição deixa o osso mais fraco e suscetível a fraturas, que somente em 2008 vitimaram mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Anualmente morrem mais de 200.000 em decorrência dessas fraturas. Logo após iniciar minhas atividades em Vila Velha ES (2004), recebi em minha clínica, uma mulher de 45 anos com dores no quadril e coxas.

Após 6 meses de tratamento, houve redução significativa da osteoporose, justamente onde já havia parado de sentir dor. A partir desse caso, comecei a solicitar os exames para outras pacientes e, assim pude constatar que o mesmo estava acontecendo com outras mulheres, sempre relacionado a diminuição de dor. Utilizando exercícios terapêuticos para explorar e aperfeiçoar os movimentos confortáveis em todo corpo, é possível aliviar dores e tensões, aumentando a permeabilidade dos tecidos, facilitamos a penetração do cálcio nos ossos, auxiliando no tratamento da osteoporose.

Imprimir

Aprenda a relaxar 2

Diversos estudos internacionais relacionam os problemas emocionais com as doenças que afetam a humanidade, conhecidas como doenças psicossomáticas. Para entender como isto acontece, basta prestar atenção em como reagimos fisicamente diante dos problemas emocionais.

Geralmente, encolhemos o corpo causando a aproximação das vértebras e compressão dos nervos, ocasionando lesões e inflamação. Por este motivo, as pessoas apresentam músculos flácidos ou rígidos, hipo ou hipertireoidismo, refluxo, prisão de ventre, depressão, ansiedade, incontinência, impotência, entre outras doenças.

Como cérebro depende exclusivamente dos nervos para saber o que acontece a cada instante com todas as partes e funções de nosso organismo, nosso corpo precisa estar livre para integrar-se plenamente às exigências estressantes da vida moderna e do meio ambiente, proporcionando maior flexibilidade da coluna vertebral. Uma das terapias mais eficientes em promover o afastamento das vértebras e a descompressão dos nervos é o Reequilíbrio Corporal Consciente®, por ser uma maneira fácil e segura de aumentar o controle e a força sobre todos os músculos.

O alongamento e o relaxamento corporal com conscientização aliviam tensões e estresse, tão comuns nos dias de hoje. Esses exercícios podem ser praticados por pessoas de todas as idades, como um fator preventivo, mas tornam-se imprescindíveis a quem já apresenta problemas de saúde, para que possa readquirir a condição de bem-estar e qualidade de vida.

Imprimir

A última gota

A cada dia cresce o núero de pessoas que por diversos motivos apresentam incontinência urinária. Cirurgias, esforço, excesso de atividade física, tumores, tosse, espirro, estão entre as causas principais desse problema, e outra causa comum é a bexiga hiperativa que diminui a capacidade de armazenar urina.

O principal motivo desta disfunção está na alteração da comunicação entre o cérebro e o trato urinário, pois é quando ocorrem falhas no sistema nervoso responsável por informar ao cérebro como está a região e para que o controle da função aconteça da maneira correta, que os problemas aparecem. Para tratar esse tipo de disfunção, se faz necessária a normalização na condução dos estímulos neurais.

Dentro do rol de procedimentos do fisioterapeuta, estão a terapia manual e a cinesioterapia. Utilizadas individualmente ou em conjunto, as duas abordagens terapêuticas são eficientes para recuperar a normalidade das funções da bexiga e dos órgãos genitais.

O melhor de tudo é que o próprio paciente pode aprender a utilizar suas mãos e realizar os exercícios terapêuticos para recuperar sua autoestima e qualidade de vida. A outra novidade é que os benefícios não se restringiram a incontinência urinária e a bexiga neurogênica, pois conforme relato de alguns de meus pacientes, também houve melhora da sensibilidade, na redução da flacidez e no aumento de volume dos órgãos genitais. Portanto, desde que se faça a estimulação correta, é possível recuperar a função.

Imprimir

Como as emoções influenciam na saúde

Mulher de 56 anos procurou a clínica em 2002 por estar sentindo fortes dores na região lombar e no quadril, também referiu dor crônica no ombro direito.

Após dois meses e meio de tratamento a dor lombar e do quadril tinha acabado, mas, o ombro continuava doendo, foi então que durante a execução de um exercício de movimentos lentos e de total concentração, para perceber que músculos trabalham para movimentar o ombro em cada direção, começou a chorar e ao final do tratamento naquele dia, relatou que no momento que relaxava os músculos do ombro, lembrou de um pesadelo, onde era apunhalada no ombro direito.

O problema se originou quando ao levar uma colega de trabalho de outro setor para o seu, esta “colega” conseguiu tirá-la do cargo de chefe e assumiu seu lugar. Naquela noite ela teve o pesadelo de estar sendo apunhalada no ombro. Ombro no qual sentiu dores por 14 anos e para o qual todos os tratamentos anteriores nada resolveram.

Este foi o primeiro de muitos relatos que ouvi de pessoas que me procuraram para tratar dores e que ao relaxar seus músculos e ativar a percepção do cérebro sobre o corpo recordavam de fatos marcantes em suas vidas, geralmente associados a problemas e traumas que no passado, levaram a contração muscular como forma de defesa ao agente agressor.

Se a cada emoção acontece uma reação física, podemos assim dizer que “O corpo é a memória viva de nossas emoções”. Portanto, aliviar as tensões físicas, ajuda a superar os traumas.

Imprimir

Máquina parada enferruja

Já se vão alguns anos desde o dia em que um amigo comprou um carro antigo, parado há quatro anos.

Sempre cuidadoso com seus carros, mandou fazer uma revisão geral. E, no sábado pela manhã fomos dar a primeira volta no carrão.

Todo feliz com o carro, ainda no sábado, foi a um churrasco e resolveu jogar uma pelada. Após duas horas correndo atrás de bola, ficou todo quebrado e chegou até torto em minha clínica na segunda logo cedo.

Assim como um carro, nosso organismo também é uma máquina que precisa de manutenção constante para recuperar e manter o bom funcionamento.

Para nosso corpo que funciona sob o comando do cérebro através de estímulos que percorrem os nervos, é muito importante que estes estejam em perfeitas condições.

Utilizamos e temos mais controle e força de um lado do corpo, por isso precisamos desenvolver a equivalência no controle bilateral, bem como entre a parte anterior e posterior.

Torna-se então imprescindível uma preparação adequada antes de voltar a fazer atividades físicas.

Isto é muito válido para quem vai se exercitar, mas também podemos incluir o trabalho dentro e fora de casa, o futebol e, até na hora do sexo, pois já tive alguns pacientes que reclamavam ter que pular da cama na hora H por causa das cãibras.

Saiba você que todas essas dores, dificuldades e dissabores podem ser prevenidos e revertidos quando se pratica a consciência corporal.

Para aperfeiçoar seus movimentos, procure um fisioterapeuta.