Dicas para as compras de Páscoa
Deixar para a última hora dificulta encontrar ovos de chocolate inteiros e com melhor preço. Cuidado com a conservação do produto.
Para encontrar o que deseja e conseguir um atendimento adequado, evitando o corre-corre, é necessário que se compre os ovos de Páscoa com antecedência. Mas é preciso cuidado no armazenamento. Com o calor os ovos de chocolate podem derreter e perder suas características, comprometendo o sabor. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele fica com coloração esbranquiçada e odor desagradável.
A pesquisa de preços é fundamental, pois há variações significativas de preços no mercado. É bom se preparar, pois há risco de pagar mais caro em razão da falta do chocolate procurado, no caso da compra em cima da hora.
O mercado oferece ovos de Páscoa para todos os gostos e bolsos, mas é aconselhável avaliar previamente o que se pretende gastar, para não exceder o orçamento. Uma opção para gastar menos é fazer substituições. Por exemplo, se for presentear, mescle ovos de chocolate e caixas de bombons. As tradicionais colombas também podem ser alternativas econômicas de presente.
Evite levar as crianças na hora da compra dos chocolates, porque elas são mais influenciadas pela propaganda e fica mais difícil escolher de acordo com a relação custo-benefício.
Nos ovos de chocolate, procure nos rótulos as informações como data de validade, peso líquido e composição. Atenção com os ingredientes que compõe o produto, principalmente se for presentear quem tem restrições alimentares, como impedimento de ingestão de açúcar ou glúten.
Não se oriente pela numeração dos ovos ao comparar os preços e sim pelo peso, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos são diferentes entre as marcas.
Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, observe se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade para qual o brinquedo é recomendável.
Se deixar a compra para a última hora e só houver produtos promocionais com a informação de que estão “quebrados”, eles devem estar com desconto em relação a outros em perfeitas condições. Saiba que a compra nessas condições não dá direito a troca posterior.
A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor.
Verifique se não há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados na embalagem, para garantir que o produto não esteja contaminado ou infestado de insetos.
É preciso cuidado na compra de ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira. É recomendável visitar a cozinha e degustar o produto antes de decidir a compra. Os fornecedores de ovos de Páscoa fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também são obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia em caso de troca ou reclamação.
Fonte: PRO TESTE
Adicionar novo comentário
Novas obras de esgoto na Praia da Costa
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) inicia no dia primeiro de abril, novas obras do Programa Águas Limpas para interligação de redes de esgoto na Praia da Costa, em Vila Velha. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas em quatro meses.
Haverá interdição parcial das ruas Aquino de Araújo, Xavantes, Sem Nome 1, Sem Nome 2, Arthur Bernardes, Joaquim da Mota, Acre, São Paulo e Espírito Santo. Posteriormente, as obras também chegarão a bairros próximos, como Itaparica, Glória, Cristóvão Colombo, Vila Nova, Santa Inês, Coqueiral, Soteco, Jardim Colorado, Itapoã, Jaburuna, Divino Espírito Santo, Santa Mônica e Boa Vista.
No total, serão interligados mais de cinco quilômetros de redes e executadas 688 ligações prediais. O investimento é de R$ 3,3 milhões.
Juntamente com as obras de complementação do sistema de esgotamento sanitário da região de Grande Araçás, Praia da Costa e bairros próximos, que estão em andamento, a cobertura de esgotamento sanitário de Vila Velha vai passar de 23 para 44% da população. O atendimento ao Cliente é por meio do número 115 (ligação gratuita).
Comemoração do Dia Mundial da Água em Vila Velha
O diretor de Administração e Meio Ambiente da Cesan, Luiz Moulin, passou um dever de casa para todos os estudantes de 15 escolas particulares e públicas de Vila Velha que compareceram à comemoração do Dia Mundial da Água, no dia 19 de março, nas areias da praia de Itapoã. “Vocês devem sensibilizar os pais e mães para fazerem a ligação de suas casas às redes de esgoto construídas pela Cesan. Cada um aqui é um agente ambiental, um protetor da natureza. Assim, contribuiremos para preservar o meio ambiente”, destacou.
Ele ainda falou do papel da água no dia-a-dia e lembrou que é preciso cuidar dela como se fosse acabar. “A Cesan está fazendo o seu trabalho, investindo na implantação de redes. Só temos é que fazer a nossa parte por meio da ligação dos imóveis’, completou.
O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, propôs que todos imaginassem um dia sem água e ressaltou: “Sem água, o planeta morre. Quero parabenizar a Cesan pelo trabalho, porque cuida da água do capixaba. Mas não basta só isso. As pessoas têm que poupar, como o jingle da campanha diz, já que o tratamento não é fácil e custa muito dinheiro”.
Ele também explicou que só por meio do tratamento do esgoto é que vamos contribuir para a preservação da natureza, devolvendo água limpa para o meio ambiente. Ao final de sua fala, ele convocou os estudantes a cantar a música “Poupe Água” da campanha da Cesan e a criançada retribuiu em coro.
Na Avenida Antônio Gil Veloso, na curva dos pescadores, em Vila Velha, estão acontecendo atividades voltadas para cerca de 1.500 alunos. Com o tema “Águas Limpas: fonte de vida”, as ações de educação ambiental acontecem em parceria com as escolas e com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Os trabalhos desenvolvidos por alunos e professores são apresentados em estandes e na tenda de circo armada no local.
A programação do evento foi até as 17 horas com apresentação de teatro interativo de bonecos, gincanas, apresentações de dança e musicais. Um caminhão, adaptado para ser uma unidade móvel de educação ambiental, mostra aos visitantes o funcionamento dos sistemas de tratamento de água e esgoto com painéis animados e maquetes educativas.
Havia também um mini-laboratório e apresentação do Programa Águas Limpas, que está ampliando os serviços de água e esgoto por meio do maior investimento em saneamento da história do Espírito Santo, no valor de R$ 1 bilhão. Vila Velha foi escolhida por ser uma das cidades com o menor número de ligações de esgoto ao sistema na Grande Vitória. De 9.971 ligações, quatro mil estão disponíveis. Até 2011, serão disponibilizadas mais de 17 mil ligações. No ano passado, o evento foi em Cariacica pelo mesmo motivo.
Projeto Rua Segura: Qual é a opinião de quem aderiu ao programa de segurança na Praia da Costa?
O lançamento do Projeto Rua Segura na Praia da Costa aconteceu no dia 26 de janeiro e, de lá para cá, algumas pessoas têm indagado como está o programa após sua implantação. Nada melhor do que os próprios participantes para fazer um “balanço” sobre o projeto.
“Podemos afirmar ser muito positivo, pois está sendo muito bem recebido nos condomínios que administramos, na hora da compra de um imóvel a grande maioria define por adquirir um apartamento para se obter maior segurança”, declara Peterson Alex Lima, Sócio-Proprietário da Condominius Serviços e Administração Ltda que administra 16 condomínios que aderiu ao projeto. Ele ainda acrescenta:
“É um grande diferencial o Projeto Rua Segura, porque veio agregar mais segurança e com isso, conforto e até mais tranquilidade nos condôminos da Praia da Costa. A Associação Moradores da Praia da Costa, junto ao Governo do Estado estão de parabéns pela brilhante iniciativa. E já temos um caso de ocorrência bem sucedida.”
Ainda, segundo Peterson Lima, é muito fácil criticar, o difícil é resolver a questão de segurança e, neste momento ele acredita que o Projeto Rua Segura não vai resolver definitivamente o problema de assaltos, vandalismos, etc., mas a iniciativa já é um grande passo para a melhoria da segurança dos moradores do bairro.
Já o síndico Quintino Antônio do Nascimento, confirma que é muito importante o projeto, pois é mais uma ferramenta para tentar conter a violência que assola o nosso bairro.
“Tenho a expectativa de que haja uma redução no número de assaltos. Porém, vale ressaltar a importância de novas adesões ao projeto, visando diminuir o raio de atuação dos marginais”, ratifica o síndico.
Ele reitera também que não tem críticas a fazer, principalmente, por tratar-se de um projeto recém-implantado que ainda se encontra em avaliação.
“Felizmente ainda não tivemos nenhuma ocorrência em nosso condomínio após a implantação do projeto, digo felizmente por que quando aderimos ao projeto, temos custos, mas torcemos para nunca precisar utilizá-lo”, finaliza o Sr. Quintino.
Desde o início do programa são 37 pontos de apoio com comunicação direta com a Polícia Militar e foram disponibilizadas quatro motocicletas e oito policiais exclusivamente para atender a Praia da Costa.
As adesões estão abertas para o Projeto Rua Segura.
Mais informações: AMPC / tel.: 3349-0559.
ATENÇÃO!
Porteiros que fizeram o curso de segurança relacionado ao Projeto Rua Segura, já podem buscar os seus certificados na sede da Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC).
Precisa-se levar um documento de identificação.
Porteiros que fizeram o curso de segurança relacionado ao Projeto Rua Segura, já podem buscar os seus certificados na sede da Associação dos Moradores da Praia da Costa (AMPC).
Precisa-se levar um documento de identificação.
Videomonitoramento e proibição do comércio de bebidas alcoólicas na Festa da Penha
A Festa da Penha deste ano vai contar com o reforço da tecnologia para garantir a segurança dos fiéis. Cinco câmeras de videomonitoramento estarão distribuídas na região da Prainha - onde acontece a programação da festa mariana do Estado. Os equipamentos vão funcionar entre os dias 12 e 21 de abril.
O mesmo sistema de cobertura da orla, que conta com câmeras distribuídas no trecho que compreende a Praia da Costa até a Praia de Itaparica, será adotado nas imediações do sítio histórico da Prainha. Os aparelhos têm mobilidade para giro de 360 graus, serão monitorados por uma central e vão atuar como câmeras "tagarelas", alertando motoristas e pedestres que não respeitam a sinalização.
Além disso, a equipe da postura irá aumentar a fiscalização do comércio de bebidas alcoólicas. Desde dezembro de 2005, ficou determinado pela Lei n° 4.353 que a proibição compreende as ruas Henrique Laranja até o cruzamento com a Rua Sete de Setembro e da Rua Inácio Higino até o Parque da Prainha.
A suspensão da venda de bebidas destiladas não se estende aos pontos de comércio já estabelecidos no local. As empresas e pessoas físicas que descumprirem estarão sujeitas ao pagamento de multa no valor de R$ 300,00. "Queremos potencializar as ações de fiscalização e preservação da ordem pública", completou o secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto.
Fonte: PMVV