Imprimir

Ação do Hemoes em Vitória, hoje (21)

doao_internoNesta sexta-feira (21) acontece uma ação externa para coleta de sangue e cadastramento de medula óssea. Das 08 às 16 horas, a unidade móvel do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), que pertence à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), estará na Rua Desembargador Dernival Lírio, s/n, Mata da Praia.

É muito fácil ser um doador voluntário de sangue: só é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto.

Caso o doador tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas e, se for um voluntário habitual, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Medula óssea
Para a realização do cadastro de medula óssea, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 10ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido.
As visitas externas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por entidades que queiram participar das campanhas de doação de sangue e de cadastramento de medula. Basta marcar uma visita da

Unidade Móvel pelos telefones (27) 3137-2458 ou 3137-2462. As coletas externas contribuem com aproximadamente 30% do estoque do banco de sangue do Hemoes.

Cronograma de coleta externa:
(realizadas habitualmente das 08 às 16 horas)
- Dia 21 – Vitória
Rua Desembargador Dernival Lírio, s/n, Mata da Praia
(cadastramento de medula e coleta de sangue)
- Dia 26 – Ecoporanga
Praça Central, próximo à Secretaria Municipal de Saúde
(cadastramento de medula e coleta de sangue)
- Dia 27 e 28 – Vitória
Avenida Vitória, Campus I da Faesa
(cadastramento de medula e coleta de sangue, das 09 às 12 horas)

Imprimir

Gripe A é tema de palestras para educadores da rede pública e privada

h1n1Dada a importância de conscientização dos profissionais da Educação de Vila Velha quantos aos riscos de contaminação da gripe A (H1N1), a Secretaria Municipal de Saúde está ministrando palestras para diretores, coordenadores de ensino e professores de escolas municipais e particulares, com o objetivo de orientar os educadores em relação às medidas de precaução contra o vírus. A próxima etapa de capacitação acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 13h30, na Academia Municipal de Letras Humberto de Campos, na Prainha.

A primeira reunião, com representantes das Escolas Municipais, aconteceu no último dia 11, no Centro de Capacitação e Complementação do Ensino Fundamental (Titanic). A infectologista Milene Moraes Murade, referência técnica no tratamento da Influenza no município, marcou presença na reunião e participou dos debates.

"Eles receberam informações sobre medidas de precaução contra o vírus, hábitos de higiene, cuidado com locais fechados e como detectar novos casos", declarou Lisângela Guimarães, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Ainda dentro das ações da Secretaria, um enfermeiro de cada Unidade de Saúde foi capacitado para coleta do material da gripe A (H1N1). “Cartazes com o fluxograma da gripe A também foram afixados em todas as unidades para orientar a população, e dentro dos consultórios para os profissionais de saúde,” explica Rosimery Erlarcher, coordenadora de Urgência e Emergência de Vila Velha.

Todas as unidades estão preparadas para lidar com a nova gripe, mas só os casos de doença respiratória aguda são encaminhados para o PA de Cobilândia.


Foto: Eduardo Ribeiro