Imprimir

Queda nas notificações de dengue no Estado

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) houve queda nos registros de casos de dengue no Espírito Santo. Na última semana de junho foram 737 casos notificados e na primeira semana do mês de julho, houve 340 registros.

Até o dia 04 de julho, a secretaria recebeu 48.412 notificações de casos de dengue, que corresponde à data de fechamento da vigésima sexta semana epidemiológica de 2009.

Foram registradas, até a última quarta-feira (08), 1.940 suspeitas da dengue grave que evoluíram para cura. Destes, 507 foram confirmados como Dengue com Complicações (DCC), 205 como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e 24 tiveram o resultado negativo, sendo descartados para a doença. Os demais estão sob investigação.

Conforme o gráfico abaixo, observa-se que os registros de ocorrência de dengue têm diminuído gradativamente.

quadro_queda

Óbitos

Até no dia 08 de julho, houve 41 mortes causadas pela dengue confirmadas pela Sesa e 19 estão em investigação pelo Comitê de Investigação de Óbito da Secretaria. Dos óbitos confirmados, 23 aconteceram em decorrência de Febre Hemorrágica da Dengue e 18 foram enquadrados como Dengue com Complicações.

DCC é todo caso que não se enquadra nos critérios de Febre Hemorrágica da Dengue e a classificação de dengue clássica é insatisfatória, dada a gravidade do quadro clínico-laboratorial. Nessa situação, um dos itens a seguir caracteriza o quadro: alterações neurológicas, disfunção cardiorrespiratória, insuficiência hepática e hemorragia digestiva, por exemplo.
As análises dos casos em investigação são concluídas em até 90 dias, a contar da data do óbito.

tabela_casos


Imprimir

Crefes: novas instalações e melhoria no atendimento

ServiosCREFESPerna_Not

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), entregou, no início deste mês, as últimas 30 próteses para pacientes amputados, previamente cadastrados. A Unidade de Trabalho de Prótese e Órtese (UTPO), também conhecida como Oficina de Próteses, trabalha em ritmo acelerado para atender a demanda, e assim, colocar em dia a produção.

Além disso, foram inauguradas as novas instalações da Unidade de Tratamento Ambulatorial (UTA) do Crefes. No total, somadas as próteses de membros inferiores e reforma, foram investidos R$ 1.569.424,27, que inclui a melhoria do atendimento e da qualidade de vida dos pacientes que necessitam de cuidados especiais.

 

O chefe da Unidade de Tratamento Ambulatorial (UTA), Fábio Bersot, falou sobre as reformas físicas, ambientais e humanas que a UTA ganhou. “Além das adaptações físicas para a melhoria do atendimento, o Crefes está implantando o Acolhimento com Classificação de Risco. Todos que chegarem ao Centro serão atendidos, primeiramente por um fisioterapeuta, que faz um primeiro atendimento e encaminha para o tratamento adequado”, explicou Fábio.ServiosCREFES-Not

Desde 2008, a oficina do Centro de Reabilitação já fez a entrega de 334 próteses diversas, proporcionando aos pacientes a reabilitação física e retomada de suas atividades cotidianas.

 

 

 

 

 

Fotos: Crefes