Imprimir

Morcego Hematófago assusta moradores de Vila Velha

A presença de morcegos hematófago no Município de vila Velha tem assustado a população. O centro de zoonoze da secretaria municipal de saúde, alerta que ninguém deve tentar pegá-los ou manipulados.

A coordenadora do Centro Municipal de Zoonozes de Vila Velha, doutora Virgínia Hemerique, faz um alerta, “Qualquer contato com o morcego, acidental ou não, deve-se procurar imediatamente uma unidade de saúde, pois qualquer morcego pode ser o transmissor do vírus da raiva”. A ocorrência de hematófagos não é comum em áreas urbanas. O Município de Vila Velha está fazendo uma investigação de abrigos e propôs o controle da população de morcegos, evitando assim acidentes, afirma ainda.

O habitat preferido dos morcegos e onde se têm mais ocorrências, são locais afastados das áreas urbanas, principalmente em grutas e locais mais fechados.

A doutora afirma que encontrá-los em residências, edificações, em árvores e em locais abertos, é pouco provável, explica. Ainda segundo a doutora Virgínia em função das modificações de seu habitat, com mudanças da estrutura do ecossistema, a ocorrência de morcegos hematófagos em áreas urbanas, tem se tornado preocupante.

O que é a raiva:

A raiva é uma doença que atinge os mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os seres humanos quanto para os animais. No caso da epidemia de Cariré, a raiva é transmitida pelo morcego quiróptero hematófogo, hospedeiro do vírus.

Modos de transmissão:

A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, mesmo não existindo necessariamente agressão. No Brasil, o morcego hematófago é um importante transmissor da raiva, pois pode infectar bovinos, eqüinos e morcegos de outras espécies. Todos estes animais podem transmitir a raiva para o homem.

Sinais indicativos:

Variam conforme a espécie. Quando a doença acomete animais carnívoros, eles se tornam agressivos (raiva furiosa). E quando ocorre em animais herbívoros, caso dos bovinos e eqüinos, sua manifestação é a de uma paralisia (raiva paralítica). No entanto, em todos animais costumam ocorrer os seguintes sintomas:
- Dificuldade para engolir
- Salivação abundante
- Mudança de comportamento
- Paralisia das patas traseiras

Como proceder em caso de contato com algum animal infectado:

- Em caso de mordida, lavar imediatamente o ferimento com água e sabão.
- Procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.
- Não matar o animal, e sim deixá-lo em observação, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo da raiva.
- Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.
- Quando um animal apresentar comportamento diferente, mesmo que ele não tenha agredido ninguém, não o mate e procure o serviço de saúde.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar