Dicas para as compras de Páscoa
Deixar para a última hora dificulta encontrar ovos de chocolate inteiros e com melhor preço. Cuidado com a conservação do produto.
Para encontrar o que deseja e conseguir um atendimento adequado, evitando o corre-corre, é necessário que se compre os ovos de Páscoa com antecedência. Mas é preciso cuidado no armazenamento. Com o calor os ovos de chocolate podem derreter e perder suas características, comprometendo o sabor. Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele fica com coloração esbranquiçada e odor desagradável.
A pesquisa de preços é fundamental, pois há variações significativas de preços no mercado. É bom se preparar, pois há risco de pagar mais caro em razão da falta do chocolate procurado, no caso da compra em cima da hora.
O mercado oferece ovos de Páscoa para todos os gostos e bolsos, mas é aconselhável avaliar previamente o que se pretende gastar, para não exceder o orçamento. Uma opção para gastar menos é fazer substituições. Por exemplo, se for presentear, mescle ovos de chocolate e caixas de bombons. As tradicionais colombas também podem ser alternativas econômicas de presente.
Evite levar as crianças na hora da compra dos chocolates, porque elas são mais influenciadas pela propaganda e fica mais difícil escolher de acordo com a relação custo-benefício.
Nos ovos de chocolate, procure nos rótulos as informações como data de validade, peso líquido e composição. Atenção com os ingredientes que compõe o produto, principalmente se for presentear quem tem restrições alimentares, como impedimento de ingestão de açúcar ou glúten.
Não se oriente pela numeração dos ovos ao comparar os preços e sim pelo peso, pois as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos são diferentes entre as marcas.
Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, observe se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade para qual o brinquedo é recomendável.
Se deixar a compra para a última hora e só houver produtos promocionais com a informação de que estão “quebrados”, eles devem estar com desconto em relação a outros em perfeitas condições. Saiba que a compra nessas condições não dá direito a troca posterior.
A embalagem deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza ou de odor forte e de qualquer fonte de calor.
Verifique se não há sinais de violação do conteúdo, furos ou amassados na embalagem, para garantir que o produto não esteja contaminado ou infestado de insetos.
É preciso cuidado na compra de ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira. É recomendável visitar a cozinha e degustar o produto antes de decidir a compra. Os fornecedores de ovos de Páscoa fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também são obrigados a fornecer nota fiscal. Ela é a principal garantia em caso de troca ou reclamação.
Fonte: PRO TESTE