Imprimir

Pesquisa revela que 61% dos moradores da Praia da Costa são contra mega-eventos na orla

A pesquisa de opinião realizada na Praia da Costa objetivou-se em questionar os moradores (e pessoas que trabalham na localidade) quanto à realização de mega-eventos no bairro.

Após a coleta de dados, em que foram entrevistadas 100 pessoas (a idéia não foi o de dimensionar a amostra em função à população da Praia da Costa - aproximadamente 40 mil habitantes – ou seja, a variável utilizada é independente da projeção da população residente e aleatória, dando-se prioridade também, em ouvir moradores ou pessoas que trabalham no bairro), obteve-se o resultado de, 61% (dos entrevistados) contra a realização dos eventos mediante as diversas causas como: falta de segurança, sujeira, trânsito congestionado, poluição sonora, dificuldades para caminhar no calçadão, falta de cidadania, lixo, falta de banheiros, alcoolismo, drogas, vandalismo, agressões aos idosos, entre outros.

Os outros 39% dos entrevistados são a favor dos grandes eventos, relatando que face aos “pequenos” transtornos causados, os benefícios para a cidade são maiores. Entretanto, é válido acrescentar que dentro desses 39% das pessoas ouvidas na pesquisa, 22% realmente residem na Praia da Costa, mas em quadras distantes da praia e 17% moram em outros bairros de Vila Velha, mas trabalham ou são frequentadores assíduos do bairro.

De acordo com a Assistente Social Maria das Graças Serrano, “o bairro não comporta eventos de grande porte, pois não há infra-estrutura suficiente para acolher grandes públicos”. A moradora ainda falou sobre problemas com a falta de banheiros, “não existem banheiros suficientes, por isso várias pessoas urinam na areia deixando para o dia seguinte um enorme mau cheiro”.

Outra moradora, Rosilene Mendes, opina sobre o assunto, “a idéia de promover eventos é muito boa, porém a praia sofre com quebra de lixeiras e lixo na areia. Os shows também atraem pessoas de outros locais que não vem com a intenção de participar da festa, mas de promover baderna. Isso faz com que os moradores tenham medo de sair de suas casas”, Salienta Rosilene.

De acordo com Nilton Caboclo, morador que é a favor dos eventos, “eventos de grande porte não tem como não causar pequenos problemas, pois que pesem os contratempos, os benefícios para as pessoas são maiores”.

Soluções segundo os moradores

A pesquisa também colheu opiniões dos moradores acerca de soluções para a realização dos grandes eventos.

As alternativas apontadas foram:

- Realizar os eventos em locais apropriados, como Parque da Prainha, Praça do Papa, Álvares Cabral, e outros.

- Levar os eventos para outras praias com maior espaço, desconcentrando dessa maneira em um único local como ocorre atualmente.

Segundo Israel de Oliveira Silva, morador do bairro há 50 anos, “é preciso que sejam tomadas medidas rapidamente, pois a população já está exausta dos mesmos problemas que passam por despercebidos pelas autoridades”.

AMPC Pesquisa

Campo de pesquisa: Praia da Costa

Entrevistados: 100 pessoas

Pontos que o entrevistador* abordou as pessoas:

•    Dia: 21/01/09       Hora: 16h00min às 19h30min => calçadão do Quality até a Curva da Sereia.

•    Dia: 22/01/09       Hora: 16h00min às 19h30min=> na Champagnat próximo ao Supermercado Carone e depois em direção ao Epa Plus, calçadão novamente do Quality até divisa com Itapoã. (OBS: não entrei nos supermercados, somente fiquei na frente).

•    Dia: 26/01/09       Hora: 16h00min às 17h00min => calçadão,  pracinha (feirinha) em direção à Itapoã.


*Pesquisa realizada por Raquelli Natali (estudante de publicidade, voluntária), sob orientação de Giselle Barbosa, Jornalista Responsável do Jornal Praia da Costa.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar