Imprimir

Educação de Vila Velha: uma das prioridades do MEC para este ano

sala_aula1_NotConstrução, reformas e ampliação de novas escolas, formação continuada de professores, realização de programas e projetos que visam à melhoria geral do desempenho dos alunos municipais no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), são algumas propostas para a melhoria da educação, neste ano, em Vila Velha.

O secretário de Educação do município, Heliosandro Mattos, participou do "GT Grandes Cidades" - Grupo de Trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Educação Básica - em Brasília, a convite do Ministério da Educação (MEC), que estuda as prioridades da educação nas cidades brasileiras com mais de 163 mil habitantes. Este é o caso de Vila Velha e de outros 155 municípios do país.

O objetivo do encontro foi discutir ações, estratégias de planejamento e metas para melhorar a qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental oferecidas pelas redes municipais, assim como orientar tecnicamente os municípios sobre como fundamentar seus projetos de maneira correta, a fim de que possam se habilitar aos programas e convênios de ajuda financeira do MEC.

Construção de novas escolas

A partir de agora, os projetos arquitetônicos de construção de creches e pré-escolas em Vila Velha seguirão os parâmetros e os critérios oficiais do MEC, o que viabilizará mais rapidamente o repasse de recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Até o momento, Vila Velha já conseguiu viabilizar a construção de sete novas Unidades de Educação Infantil do município. Os documentos necessários para o convênio já foram encaminhados à Brasília e os recursos para as obras deverão ser liderados até o fim deste semestre.



Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar