Prefeitura lança projeto para melhorar o trânsito em Vila Velha
Em meados de dezembro a Prefeitura Municipal de Vila Velha colocou em prática o Projeto de Otimização de Vias Públicas. Esse projeto visa a melhoria do trânsito no município, ou seja, oferecer maior mobilidade aos veículos que transitam pela cidade. Para que o projeto tenha sucesso algumas ações são necessárias e estão listadas no quadro abaixo.
Projeto de Otimização das Vias Principais de Vila Velha
- Verificação dos volumes de tráfego nos eixos viários;
- Redimensionamento dos tempos semafóricos. Estão sendo programados 5 programas diários para cada semáforo instalado;
- Instalação de 33 novos controladores em substituição aos equipamentos defasados tecnicamente;
- Instalação de novos semáforos onde for identificada necessidade;
- Interligação física com todos os controladores instalados na área central, com lançamento de aproximadamente 10.000 metros de cabos de rede;
- Sincronização em ONDA VERDE nos corredores, criando as defasagens necessárias a dar mobilidade ao trânsito;
- Reordenar a regulamentação dos estacionamentos nos corredores principais;
- Revitalizar a sinalização horizontal;
Todas essas ações foram definidas através de um estudo técnico realizado por uma empresa especializada em Engenharia de Trânsito. A empresa foi contratada para verificar os pontos negativos e executar, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, as melhorias definidas.
Desde o mês passado, dezembro, Vila Velha começou a passar por uma série de modificações. Sendo que a notícia da proibição do estacionamento na Avenida Hugo Musso causou uma grande polêmica. Muitos moradores e comerciantes alegam que a medida é prejudicial ao comércio local. Outros tantos acham a medida mais do que necessária e que já devia ter sido adotada. A verdade é que: é muito difícil agradar gregos e troianos. Mas, no momento, vale lembrar que o trânsito na região estava caótico e que alguma atitude deveria ser tomada. Toda mudança causa transtornos, principalmente para quem é atingido diretamente. Mas, agora, a medida é necessária.
Para chegar a decisão da proibição do estacionamento da Avenida Hugo Musso, principal via de escoamento da Praia da Costa, foi realizado um levantamento técnico que indicou que a via, hoje, não suporta mais veículos estacionados e apenas duas faixas para veículos em movimento. Nesse levantamento foi feita uma contagem de veículos e foi detectado que pela Av. Hugo Musso, em horários de pico, passam cerca de 4 mil veículos por hora. Esse índice é muito alto para o tipo de via. Para o Secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro, a PMVV não teve alternativa. “Não tomamos essa atitude no achismo. Tomamos baseado na técnica e principalmente na necessidade”, explica Romário. O secretário informou também que está disponível para qualquer esclarecimento aos comerciantes e moradores da região. “Estamos participando constantemente de reuniões com os comerciantes da região. Estamos ouvindo e analisando as solicitações de cada um”, acrescenta o secretário.
Para auxiliar na mobilidade do trânsito, desde o dia 17 de dezembro, os semáforos da Avenida Hugo Musso estão sincronizados, criando ondas verdes na via, ou seja, quando o motorista sai de um semáforo que pegou fechado, os semáforos subseqüentes estão programados para que estejam abertos, permitindo um maior fluxo do trânsito.
Vale ressaltar que o programa está em constante acompanhamento pelos engenheiros da empresa contratada e pela Secretária de Serviços Urbanos.
As placas informativas, que indicam o local e o horário da proibição do estacionamento na avenida, já começaram a ser instaladas. A PMVV irá realizar campanhas educativas e explicativas sobre o projeto. A proibição vale da Rua Castelo Branco até a Rua Maranhão.
Adicionar novo comentário
Atrações de Natal e Ano Novo
PMVV realiza Cantata de Natal na Praia da Costa
A Praia da Costa será palco, nos dias 15 e 16 de dezembro, da Cantata de Natal realizada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha. O palco será montado na areia da praia em frente ao local onde havia o antigo Hotel Hostess. As apresentações serão por volta das 20h.
No dia 15, o show ficará por conta das bandas Missão Evangélica da Praia da Costa e de outra aprensetação a definir. Já no dia 16 será a vez do coral da Primeira Igreja Batista de Vitória e da Orquestra dos Sinos.
Para comemorar a chegada do mês de Natal, a Praia da Costa também será palco de uma bela árvore de Natal no fim da Avenida Champagnat.
Papai Noel: uma lenda cercada de mistério e magia
Quem nunca acreditou em Papai Noel? Um velhinho com roupas vermelhas, barba branca, cinto e botas pretas que passa de casa em casa para deixar presentes às famílias. De geração em geração, a lenda do Santa Clauss ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo. Será que ele existe? Será lenda? Bem, isso depende de cada um. Mas diz a história que o bom velhinho foi inspirado na figura de um bispo que de fato existiu.
São Nicolau nasceu no século III, em Patras, na Grécia. Quando seus pais morreram, ele doou todos os seus bens e optou pela vida religiosa. Com apenas 19 anos, foi ordenado sacerdote e logo se tornou arcebispo de Mira. Dizia-se que na cidade em que ele nasceu viviam três irmãs que não podiam se casar por não ter dinheiro para o dote. O pai das meninas resolveu, então, vendê-las conforme fossem atingindo a idade adulta. Quando a primeira ia ser vendida, Nicolau soube o que estava acontecendo e, em segredo, jogou através da janela uma bolsa cheia de moedas de ouro, que foi cair numa meia posta para secar na chaminé. A mesma coisa aconteceu quando chegou a vez da segunda. O pai, a fim de descobrir o que estava acontecendo, permaneceu espiando a noite toda. Ele então reconheceu Nicolau, e pregou sua generosidade a todo o mundo.
Fonte: Portal Terra
Ano Novo em outras línguas::
• Português: Feliz Ano-Novo
• Galego: Feliz Aninovo
• Alemão: Glückliches Neues Jahr
• Espanhol:Feliz Año Nuevo
• Dinamarquês: Nytar
• Francês: Heureuse Nouvelle Année
• Hebraico: Shaná Tová
• Inglês: Happy New Year
• Italiano: Felice Nuovo Anno
Canção: Então é Natal
Então é Natal
E o que você Fez?
O ano termina
E nasce outra vez
Então é Natal
A festa cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo
Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem
E então é Natal
Pro enfermo e pro são
Pro rico e pro pobre
Num só coração
Então, bom Natal
Pro branco e pro negro
Amarelo e vermelho
Pra paz, afinal
Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem
Então é Natal
E o que a gente fez?
O ano termina
E começa outra vez
Então é Natal
A festa cristã
Do velho e do novo
Do amor como um todo
Então, bom Natal
E um Ano Novo também
Que seja feliz quem
Souber o que é o bem
Orla da Praia da Costa ganha chuveiros
Novidade refrescante para o verão 2006/2007. A Prefeitura Municipal de Vila Velha iniciou o processo de instalação de chuveiros na orla da praia. Essa medida irá beneficiar os freqüentadores da praia disse o Secretário de Serviços Urbanos, Romário de Castro. “Precisamos dar mais comodidade e conforto para nossos moradores e visitantes. Agora os moradores não precisam mais ir em casa tomar um banho para continuar passeando pelo calçadão. A ação irá ajudar diretamente turistas e moradores de outros bairros que vão a praia de carro ou transporte coletivo”, informou o secretário.
Cinco chuveiros já começaram a ser abrigados em pontos estratégicos como próximo ao Clube Libanês, Curva da Sereia, na altura das ruas Jofredo Novaes, Diógenes Malacarne e Castelo Branco. Já os outros cinco chuveiros serão implantados posteriormente e ficarão nas seguintes ruas: Avenida Champagnat, Resplendor, Santa Catarina, Piauí e nas proximidades do Hotel Hostess.
Os chuveiros, que serão duplos, terão acionamento automático com um sensor. A queda d´agua tem duração de um minuto e funcionarão durante 24h.
A idealização desse projeto partiu do morador Caetano Rubino e a PMVV através da Secretaria de Serviços Urbanos abraçou a idéia. Parabéns Rubino por mais uma iniciativa de melhorias no município.
Disque-Silêncio: Arma do cidadão contra a poluição sonora
Nos últimos meses a Associação de Moradores da Praia da Costa tem recebido inúmeras reclamações referentes ao barulho excessivo em alguns bares durante o fim de semana. Para atender a essas reclamações a Prefeitura Municipal de Vila Velha recebe denúncias pelo Disque - Silêncio através do número 0800-283-9157. O cidadão que se sentir incomodado com o barulho exagerado pode e deve efetuar uma denúncia através desse número.
Após receber a denúncia a prefeitura irá realizar uma medição no estabelecimento indicado. Caso seja constatado que naquele momento o índice esteja acima do permitido o proprietário do estabelecimento terá que providenciar um laudo técnico de emissão sonora que terá de ser entregue no prazo de 15 a 20 dias. O laudo também vai informar quais providências o proprietário tem de tomar para acabar com a poluição sonora e após sua entrega, a PMVV irá estabelecer um prazo para que o estabelecimento possa se adequar às normas propostas. O prazo varia de acordo com o tamanho do estabelecimento. Caso essas normas não sejam cumpridas o estabelecimento será multado ou até mesmo interditado.
O QUE É POLUIÇÃO SONORA?
A poluição sonora se dá através do ruído, que é o som indesejado, sendo considerada uma das formas mais graves de agressão ao homem e ao meio ambiente. Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, o limite tolerável ao ouvido humano é de 65 dB (A). Acima disso, nosso organismo sofre estresse, o qual aumenta o risco de doenças. Com ruídos acima de 85 dB (A) aumenta o risco de comprometimento auditivo. Dois fatores são determinantes para mensurar a amplitude da poluição sonora: o tempo de exposição e o nível do barulho a que se expõe a pessoa.
A perda da audição, o efeito mais comum associado ao excesso de ruído, pode ser causado por várias atividades da vida diária. Há por exemplo, perda de 30% da audição nos que usam walkman, toca-fitas ou laser disk durante duas horas por dia durante dois anos em níveis próximos de 80 dB (A). Calcula-se que 10% da população do país possua distúrbios auditivos, sendo que, desse total, a rubéola é responsável por 20% dos casos. Atualmente, cerca de 5% das insônias são causadas por fatores externos, principalmente ruídos.
O ruído de trânsito de veículos automotores é o que mais contribui na poluição sonora e cresce muito nas grandes cidades brasileiras, agravando a situação.
No âmbito doméstico, a poluição sonora ocorre pela emissão de ruídos acima das especificações produzidas por eletrodomésticos.
O ruído industrial, além da perda orgânica da audição, provoca uma grande variedade de males à saúde do trabalhador, que vão de efeitos psicológicos, distúrbios neuro-vegetativos, náuseas e cefaléias, até redução da produtividade, aumento do número de acidentes, de consultas médicas e do absenteísmo. Segundo a Sociedade Brasileira de Acústica, os níveis de ruído industrial nas empresas brasileiras são absurdamente excessivos.
Essa situação pode ser revertida aplicando-se as tecnologias de controle de ruído existentes, que envolvem o desenvolvimento de produtos específicos, recursos para identificação e análise das fontes de ruído, previsão da redução de ruídos através de programas de simulação e o desenvolvimento de máquinas menos ruidosas.
Legislação Ambiental Poluição Sonora
Por se tratar de problema social difuso, a poluição sonora deve ser combatida pelo poder público e pela sociedade, individualmente, com ações judiciais de cada prejudicado, ou coletivamente, através da ação civil pública (Lei 7.347/85), para garantia do direito ao sossego público, o qual está resguardado pelo artigo 225 da Constituição Federal.
Na legislação ambiental, poluição é definida no art. 3, III, da Lei 6.938/81, como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, segurança e o bem estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.
A Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais, em seu artigo 54, configura crime “causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar danos à saúde humana...”, o que inclui nesta figura delituosa a poluição sonora pelas conseqüências que produz, como dito.
A Lei 8.078/90 do Código do Consumidor, proíbe o fornecimento de produtos e serviços potencialmente nocivos ou prejudiciais à saúde (artigo 10), podendo-se considerar como tais os que produzem poluição sonora.
Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial
Praia da Costa será pioneira em coleta seletiva
A AMPC foi procurando pela PMVV através do gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), Sérgio Toniato, para uma parceria na realização da campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva.
Esse movimento já faz parte das ações da AMPC e a parceria com a PMVV será realizada com total dedicação para que o projeto seja concluído com sucesso. A AMPC irá disponibilizar seu espaço para a realização de palestras sobre o tema.
O projeto da Semsu visa preparar moradores do município para aprenderem a lidar com a coleta seletiva e a Praia da Costa será a pioneira nessa ação. A Praia da Costa será o primeiro bairro de Vila Velha a ter pontos para coleta de lixo reciclável. Serão instalados 30 contentores de lixo reciclável no bairro, em supermercados, postos de gasolina, no calçadão e outros estabelecimentos comerciais, informa o gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu), Sérgio Toniato.
O projeto ainda está em fase de acabamento e será concluído com a ajuda da diretoria da AMPC, de professores e de pessoas ligadas ao Meio Ambiente.
Além da Praia da Costa, o projeto visa adaptar, inicialmente, dez escolas do município – duas de cada uma das cinco regiões de Vila Velha – em pontos de recebimento de lixo seco (papéis, plásticos, latas de alumínio), já a partir de fevereiro de 2007. A data coincide com o início do ano letivo escolar, uma vez que os maiores propagadores da importância da separação do lixo seco do lixo úmido serão os alunos.
Vale lembrar que a coleta seletiva é um trabalho que deve ser realizado continuamente. Será uma reeducação de hábitos realizados ao longo de uma vida. É difícil mudar hábitos antigos, mas é preciso par ao sucesso dessa operação. Esse trabalho é extenso e o resultado só deve aparecer daqui cinco anos. Portanto, o morador não pode desistir se achar que não vê resultado. É preciso ter hábitos sustentáveis. Não só realizar a coleta seletiva. Tem que lutar contra o desperdiço de água, de energia. É hora de lutar pela sobrevivência da natureza.
Na próxima edição traremos uma reportagem sobre Movimento Sustentável.