Imprimir

Cartas - Fev/10

Excesso de lixeiras na Champagnt, mas há sacolas de lixo no chão

Assistindo a Globo News vi uma comparação entre as cidades de Tóquio e São Paulo, por causa das últimas inundações. Tóquio tem 13 milhões/hab, S. Paulo 16. Em Tóquio existe um sistema de captação das águas das chuvas que não permite que haja inundações. São Paulo tem piscinões e há inundações.

Em Tóquio não há lixeiras nas ruas. Um dia alguém colocou um gás venenoso em uma lixeira, por isto todas foram retiradas da cidade. Entretanto, não há um papel na rua. Não há lixo para entupir os bueiros. Como os japoneses chegaram a isto?  Educação!  Multas!

Quando passei pela Av. Champagnat, do Marista em direção a Praia da Costa, me assustei com a quantidade de lixeiras  que foram colocadas na calçada do lado esquerdo. Tem quarteirões com cinco!  Ali quase não há comércio, e elas não comportam o lixo doméstico porque são pequenas para isto. Vi diversos sacos de lixo de 100 litros no chão da calçada. É terrível, mas é evidente que, mais uma vez, somos tratados como débeis mentais.

Ninguém é contra lixeiras. Mas, agora além da retirada das árvores do centro da cidade, da construção de uma ciclovia que em nada melhora o trânsito, da falta de estacionamento, temos overdose de lixeiras inúteis! Registro aqui o meu protesto!

Sara Massan / Moradora da Praia da Costa

Mau cheiro e sujeira na Praia da Costa

Venho através desta carta, pedir atenção a respeito das lixeiras que foram colocadas na Av. Gil Veloso, em toda sua extensão. Antes era “Bombona “ e agora é mais bonita, verde, grande e com rodas, mas tem um grande problema: as bombonas eram lavadas sempre e por isso nunca sentíamos mau cheiro, mas já as lixeiras grandes, bonitas com rodas, não são lavadas e com isso o mau cheiro é muito forte .

Ao atravessar a calçadas esquina com a Rua Lúcio Bacelar tem 4 lixeiras e todas tem restos de alimentos , como não são lavadas sai um líquido horrível que fede muito e com esse sol, é impossível ficar próximo desse cheiro.

Temos uma praia linda, os turistas não encontram chuveiros /banheiros e sim fedores, como vamos fazer para melhorar isso?

Cintia Diniz / Moradora da Praia da Costa

Onde estão as nossas árvores?!

Hoje me senti muito mal ao passar pela Avenida Champanhat, em V.Velha.  Um sol escaldante e na avenida, além do asfalto, MINÚSCULOS CANTEIRINHOS COM PLANTAS RASTEIRAS!!! ONDE ESTÃO AS ÁRVORES???

As árvores nos protegem do sol, nos protegem das enchentes, pois ajudam a conter as enxurradas, entre outros benefícios, que nem vou citar!  A presença das árvores é que determina a nossa qualidade de vida, nosso conforto, saúde e bem estar!!!!

Esta atitude de derrubar nossas árvores ultrapassa em muito a INSENSATEZ! É PURA LOUCURA! PURO DESVARIO!

Quando será que tais atitudes de DEPREDAÇÃO vão ter fim?

Teresinha Ludovico Lacerda / Moradora da Praia da Costa

Improviso: buraco na rua é tapado com barril

Na Rua Luiz Fernandes Reis, perto do número 250, a chuva de mais de um mês abriu um buraco no calçamento. Como ninguém da PMVV apareceu para  consertá-lo e para evitar um acidente com carro ou com algum pedestre, alguém colocou ali um barril. 

Atualmente, o barril serve como depósito de lixo.  Várias reclamações já foram feitas a órgãos governamentais, mas até agora nenhuma surtiu efeito. Aliás, a esquina da rua é um dos lugares preferidos pelos moradores de rua para dormirem.  Há muito não se vê aqui varredor de rua.  Talvez , se houver uma interferência dessa Associação,  a PMVV tome uma providência no sentido de fechar o buraco e fazer uma limpeza na rua.

Neise C. Rodrigues / Moradora da Praia da Costa

Imprimir

Cartas - Jan/10

Turistas: decepção em passeio a Vila Velha

Prezados Senhores,
Por profissão trabalho com turismo e trazendo um grupo de senhoras para conhecer o Convento da Penha. Após termos nos encantado com uma vista maravilhosa, fizemos um tour por Vila Velha.
Ficamos realmente decepcionados com o centro da cidade mais antiga do estado, com calçadas estreitíssimas, ciclovias excessivamente largas, falta de parques, árvores e estacionamentos nas principais avenidas.
Outro desapontamento foi  também a respeito da retirada das árvores  da Av. Champagnat e a continuação da ciclovia que além de um vermelho intenso eliminou mais da metade das vagas para carros, já que há pontos de ônibus do lado direito da mesma.
Percebemos que estacionar em ruas transversais, com  pouco comércio e onde o policiamento quase inexiste, é muito perigoso.
Será que os responsáveis por esta obra deplorável, já ouviram falar em aquecimento global e que uma das sugestões, mesmo que utópica, para o futuro do planeta seria pintá-lo de branco ao contrário de  sujar suas ruas com cores tão fortes?
Capixaba que sou, senti vergonha da cidade que fica ao pé de um patrimônio histórico de beleza ímpar.

Liliane Massan

Área de restinga sem manejo

Senhor Secretário de Serviços Urbanos, a  PMVV  tem procurado embelezar a Orla com mais vegetação e na minha opinião com sucesso.  Entretanto a área de restinga entre a Avenida Champagnat e Rua Alda Siqueira Mota está necessitando de um manejo com urgência.

Sebastião M S Pereira  / Morador da Praia da Costa

Parabéns AMPC e Jornal Praia da Costa

Parabéns pelos 24 anos prestando serviços de elevada importância não só para Praia da Costa, como bom exemplo de influência para toda Vila Velha. Mas convenhamos, o que passa na cabeça desses prefeitos e secretários de planejamentos urbanos? Depenaram a Praia de Camburi, em vez de plantarem mil castanheiras, arrancaram! Sinceramente não entendo, e a nossa querida Champagnat ficou horrível e ecologicamente errada, criminal. O que fariam os franceses se arrancassem as belíssimas árvores que cortam toda a Champs Elysée, de Paris?

O Jornal da Praia da Costa é de tamanha importância pra todos nós “canela verde”. Não deixem de publicar fotos da nossa querida orla com suas belas castanheiras e os espaços que arrancaram e que agora vão ter que repor pelo tratado de ‘Compenhag’ na Dinamarca, o mundo está atento! Vila Velha ainda pode dar exemplo, a luta continua é só o começo. Um abraço, sucesso!

Rangel Filho / morador da Praia da Costa

Corte de árvores:

A minha sugestão de matéria vai para os cortes de árvore que durante esta gestão da prefeitura de Vila Velha está enorme. Ontem mesmo a prefeitura cortou duas castanheiras muito antigas, que ficam em frente ao ed. Pinheiros, na Praia da Costa, próximo a guarita da subida da terceira ponte.
Abordei o homem que estava cortando as árvores e ele me falou que aquelas árvores tinham raízes profundas. Então eu perguntei: “Sim qual o problema?”. Ele também me informou que havia mendigos embaixo da árvore e cortando eles iriam sair de lá. Eu falei: “O senhor me desculpe, mas a árvore não tem nada haver com a incompetência social de um País, Estado ou Município. Isto cabe ao serviço social da prefeitura.”
 Tive que sair de lá aborrecida. Enquanto o mundo se preocupa com o meio ambiente, Vila Velha é destruída por prédios cada vez mais altos, por lixo na rua, por cortes de árvores sem que outras árvores sejam plantadas, etc...
É o fim!!!

Gabriela  / moradora da Praia da Costa

Quiosque “MAR VERÃO”

Caríssimo Presidente Gilson Pacheco.
Dirijo-me a V.Sa. para denunciar o péssimo atendimento no Quiosque Mar Verão situado na Praia da Costa em frente do Ed.Palladium (Av Gil Veloso, 1000) . Além do mau cheiro e sujeira no sanitário instalado em cima da areia ao lado do quiosque, é cobrado a importância de R$-2,00 pelo uso e os proprietários (?) não são dados ao diálogo, e sim, a grosseria e falta de educação ao lidar com o público. Quando disse que não voltaria mais lá a proprietária(?) responde: “ o problema é seu...” Vê-se que é uma pessoa sem qualificação para atender seus clientes. Informo, ainda, que foi feito um registro do ocorrido na OUVIDORIA da Prefeitura de Vila Velha, sob o nº 41679 em 04.01.10 a fim de que providências sejam tomadas, principalmente, no que concerne a sujeira do sanitário e a cobrança pelo uso.
Quanto a falta de educação, bem, é um problema mais complicado, falta de berço, talvez.
Agradeço sua atenção e parabenizo-o pela profícua administração a frente dessa AMPC.

Flávio / morador da Praia da Costa

Ciclistas irresponsáveis

Até quando nós permitiremos que esses irresponsáveis “ciclistas” continuem de forma irresponsável e em grupo, utilizando todo o calçadão com suas bicicletas e em bando, colocando nossas vidas em risco, tendo em vista a velocidade exagerada com que passam por ela e, nós, obrigados a deixar livre o espaço a nós reservados para a caminhada, liberando para eles, única forma de evitarmos acidente e suas graves consequências.
Algum trabalho terá que ser realizado com o objetivo de inibirmos esta grave INFRAÇÃO. Não podemos, de forma alguma, continuarmos coniventes com este ABSURDO.

José Sales / morador da Praia da Costa

Imprimir

Cartas - Dez/09

 

ALÍVIO: CALÇADA CONSERTADA

Tempos atrás enviei um e-mail mostrando um pedaço de calçada “descascada” entre

o Ed. Hilma Park e a Farmácia Sta. Lúcia, na Av. Gil Veloso, que existiu na gestão do prefeito Max Filho e nunca foi reparada. Muito bem, parabéns! Passei esta semana no

local, moro perto e surpresa: consertaram a calçada para o próximo verão. Funcionou a reclamação, um grande abraço.

José Carlos - Morador da Praia da Costa

LIXO NAS CALÇADAS DA PRAIA DA COSTA

Para variar andei passando por nosso bairro e, também para variar, me deparei com coisas feias, nada bom de se ver.

Será que não poderiam implorar para a coleta seletiva de lixo?

Será que a PMVV não poderia chamar uns 5 catadores, uniformizá-los, e cada um cataria um tipo de material?

Na segunda-feira papelão; na terça, vidros e latas; na quarta, lixo comum; na quinta, plásticos; na sexta, lixo comum.

Precisamos com urgência aprender a cuidar do lixo. Precisamos com urgência cuidas do nosso bairro. Foi triste ver as calçadas imundas, o lixo espalhado.

O bairro Praia da Costa está ficando feio.

Celina - Moradora da Praia da Costa

AMPC: O MOVIVE em parceria com a AMPC e a PMVV estão para iniciar a coleta seletiva em alguns trechos do bairro, experimentalmente a partir de janeiro.

ESTREITAMENTO DE RUAS E AVENIDAS

É um verdadeiro absurdo o estreitamento na pista que a PMVV está fazendo na Rua Inácio Higino, uma das principais saídas da 3ª ponte para Praia da Costa, em virtude da obra da calçada e ciclovia da Av. Champagnat.  O trânsito no sentido Vitória-Vila Velha na 3ª ponte, que já era caótico no final da tarde, está ficando ainda pior.

Obras são necessárias, mas devem ser feitas com mais critérios. Num momento em que o número de veículos nas ruas só aumenta e o número de moradores de VV também cresce, não deveria acontecer o contrário? As ruas não deveriam ficar mais largas?

Bianca Bazzarella Casado - Moradora da Praia da Costa

AMPC:  A AMPC solicitou diretamente ao prefeito e conseguiu a reversão do estreitamento no entroncamento Inácio Higino/Champagnat.

ÁRVORE AMEAÇADA

Natureza em perigo na rua João Pessoa de Mattos.

Esta foto é da mais bela e frondosa árvore que encanta nossa querida Praia da Costa. É da espécie Sumaúma ( Mata Atlântica). Vamos lutar para que a mesma não seja sacrificada, a residência já foi demolida. O tempo está se esgotando.”Urgente”

Cleber Cassaro - Morador da Praia da Costacartas_fmt

Imprimir

Cartas - Nov/09

Calçadão X Animais

Saiu no jornal A tribuna uma reportagem sobre a proibição de animais como cães e gatos transitarem nos calçadões da Praia da Costa, Itapoã e Itaparica.

Fiquei surpresa com essa “lei” não sei bem o que é. Acho muito correto as pessoas reclamarem sobre as fezes dos animais deixadas nas ruas e calçadas. Acho mesmo que deve haver denúncias e aplicação de multas para os donos de animais que não recolhem a sujeira do seu animal, mas agora proibi-los de circularem aonde seus donos pagam impostos e tudo mais, acho um abuso.

Os moradores dos bairros acima citados já sofrem demais com o verão e feriados quentes, quando vem gente de lugares nunca antes imaginados e se acumulam de tal forma que as leis da física não são respeitadas. Como saber se essas pessoas estiveram ali? É só seguir o rastro de sujeira que elas deixam. É coco, sacola de biscoito de polvilho, embalagem de bronzeador, embalagem de marmitex e fezes. SIM! Fezes! Ou vocês vão me dizer que as pessoas que não moram próximas ou estão hospedadas na casa de alguém/hotel vão voltar para suas casas para fazerem as suas necessidades?

Já me deparei com uma cena grotesca: Duas mulheres cavaram um buraco na areia, seguraram uma criança de uns 5-7 anos (cada uma por um braço), ergueram-na e a mesma começou a defecar no buraco. Elas agiam como se fosse uma coisa normal, defecar na praia. Tirando as vezes que já vi fraldas descartáveis e (de novo) coco boiando na água.

Não sei vocês, mas acho fezes de gente muito pior que o de cães e gatos. Pelo menos os animais que eu conheço, os donos sabem o que eles comem.

Erika Gusmão - Moradora da Praia da Costa

Barulho nas proximidades do Shopping

Lei do Silêncio, vocês ainda não viram nada. Quem sabe desse assunto é quem mora nas proximidades do Shopping Praia da Costa, são caminhões de lixo batendo caçamba, prensa de lixo (papelões) “zuando” o dia inteiro, caminhões pesados manobrando no pátio da doca com buzina de ré (estridente) ligada constantemente, caminhões frigoríficos com o motor de refrigeração (motor diesel) ligado direto soltando fuligem da descarga, gerador de energia elétrica do Shopping, disparo de alarmes de veículos monitorados por satélites que só pode ser desligado depois de muitas ligações telefônicas com a sede da empresa, algazarras de funcionários na saída de expediente das lojas do Shopping - sempre depois das 11h30min.

E tudo isso, e muito mais, tudo bem embaixo de nossas janelas, já que nosso prédio fica bem na divisa do pátio da doca do Shopping. E não há quem dê jeito.

O Disk Silêncio da Prefeitura diz que o problema é de polícia, que eles só atuam em som alto nas ruas... . A polícia diz que é problema da Lei do Silêncio... E assim, vamos seguindo a vida. No período de ampliação das instalações do Shopping a situação era, ainda, pior.

O “Shopping do Barulho” incomoda muito não só aos moradores do nosso prédio, mas aos demais vizinhos.

Gedir Scardino Lima - Morador da Praia da Costa

Praça da Cultura

Já que Prefeitura de Vila Velha está arrumando as calçadas da Av. Champagnat, que tal ela também dar uma “caprichada” na Praça da Cultura, embaixo da Terceira Ponte.

Os jardins estão totalmente destruídos (da Av. Champagnat até a Rua Henrique Moscoso); até o busto de bronze do Ulisses Guimarães foi retirado (provavelmente, roubado).

Eu e alguns amigos fazemos rodízio para regar as plantas já quase sem vida. Temos notado também, retirantes dormindo nos bancos e no piso frio, fazendo as necessidades também.

Francisco Gomes - Morador da Praia da Costa

Biblioteca Municipal

Venho por meio desta contar uma observação bem desagradável.

Vocês acreditam que a Biblioteca Municipal de Vila Velha que fica no prédio Titanic é bastante barulhenta?

Estive tentando ler e estudar nesta biblioteca e não foi nada fácil.

A porta fica aberta e você pode escutar todo o barulho que vem dos corredores, pois no Titanic funcionam outros setores da PMVV.

As funcionárias são simpáticas e atenciosas, mas o local não convida para um estudo silencioso, como deve ser uma biblioteca.

O horário também é só das 8h às 17:30h (funcionamento) e também achei os livros misturados e em algumas prateleiras não tinha indicação de assunto.

Celina J. M. Cardoso - Moradora da Praia da Costa

Sem espaço para Ioga

Faço ioga lá no prédio da terceira idade, onde funciona o CREFES.

Bem, no mês de julho alugamos para a aula e encontramos tudo fechado. Tivemos aula do lado de fora. Chegou o dia da outra aula semanal e mais uma vez fechado.

O caso é que não temos mais lugar para nossas aulas de ioga.

A professora Lúcia Favaro, gentilmente, está dando nossas aulas, temporariamente, em outro lugar. Precisamos fazer um abaixo-assinado?

Peço ajuda, pois o que aconteceu? Onde estão os funcionários que abriam o local, limpava e deixavam tudo preparado para a turma da terceira idade usar?

Essa mesma turma colabora financeiramente com a AMPC, são associadas.

Pois bem, precisamos de ajuda! O local vai ficar abandonado? O local é do Estado ou da PMVV?

Celina J. M. Cardoso - Moradora da Praia da Costa

 

 

Imprimir

Cartas

CASTANHEIRAS

Na edição 141 do jornal Praia da Costa deparamos com duas opiniões que beiram ao ridículo.

A primeira de um pseudo Secretário de Serviços Urbanos que se arvora (sem trocadilho) em engenheiro florestal e deita falação sobre o corte das castanheiras. Ora dizer que tem uma equipe não leva a nada, pois a Secretaria de Meio Ambiente também tem e até agora se omitiu.

Dizer que a maioria das árvores foi plantada por quiosqueiros sem planejamento algum é passar diploma de omisso às gestões anteriores que não fiscalizaram e deveriam proibir o plantio. É chamar de incompetente o Serviço de Patrimônio da União (agora Gerencia), pois prevaricou e deixou que a ocupação fosse adiante. Se fosse o Senador Casagrande que disse isso, poderíamos até aceitar, pois ele é engenheiro florestal.

A segunda opinião é de uma oceanógrafa. A vegetação nativa de restinga já se foi há muito tempo, pois até Anchieta percorria a praia sem qualquer problema, mesmo sem a estrutura montada para os anuais “Passos de Anchieta”.

Celso José Sacchi - Morador da Praia da Costa

CORTES DE ÁRVORES NA AV. CHAMPAGNAT

Nós, moradores da Praia da Costa, estamos assistindo sem reação alguma à derrubada de todas as árvores antigas, lindas e imponentes que outrora existiam na Av. Champagnat.

Davam sombra, ajudavam na purificação do ar e embelezavam o fraquíssimo paisagismo da nossa cidade, já carente de verde há muito tempo.

Tudo isso, para a reforma da calçada e construção de ciclovia, enquanto que nas outras cidades a NATUREZA É RESPEITADA e se fazem desvios e replanejamentos para que o verde seja preservado.

Restam ainda poucas árvores na Av. Champagnat, certamente aguardando a “hora do abate” com a devida autorização do nosso “querido” prefeito...

Se nada fizermos, estas últimas árvores que restam na avenida serão apenas uma boa lembrança em nossas mentes, pela sombra que nos davam, nos dias mais quentes e pelo quanto que embelezavam nosso bairro.

Roberto Menezes - Morador da Praia da Costa

FAIXA DE PEDESTRE

Eu como moradora da Praia da Costa, admiro muito o trabalho de vocês e sugiro a colocação de placas informando sobre o cuidado com o pedestre por toda a Av. Antônio Gil Veloso, pensei algo como: “O pedestre aqui na Praia da Costa tem preferência” próximo às faixas de pedestre. O que acham? Ou algo parecido para “lembrar” aos motoristas que devem parar na faixa de pedestre.

Simone C. Junqueira Paradela - Moradora da Praia da Costa

LEI DO SILÊNCIO

Estamos ouvindo e assistindo o desrespeito total da LEI DE SILÊNCIO, em nosso bairro, PRAIA DA COSTA.

Carros com sons altíssimos, passando a qualquer hora do dia, da noite e madrugada.

Só para citar um exemplo: o nosso alarme infravermelho, na maioria das vezes dispara, devido a altura demasiadamente alta que passam esses carros.

A QUEM COMPETE ESTA FISCALIZAÇÃO, APENAS A PREFEITURA?

Aguardando que providências sejam tomadas com urgência.

Janete Maria Lírio Vieira - Moradora da Praia da Costa

Mais artigos...