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Aposentadoria: IPAJM inicia 2° período do recadastramento na quarta (15)

CARTAZ_IPAJM_NotOs aposentados cujos nomes começam pelas letras F, G, H, I, J, K, L e M, e os beneficiários de pensão por morte de segurados que tenham as mesmas iniciais, podem se dirigir a uma agência do Banestes, a partir de quarta-feira (15) no horário bancário, para efetuar o recadastramento 2009 do Instituto de Previdência e Assistência do Espírito Santo (IPAJM).

Esta é a segunda etapa do recadastramento e a previsão é de que mais de 12 mil beneficiários participem.

“A atualização cadastral é obrigatória para todos os aposentados e pensionistas do IPAJM, abrangendo beneficiários dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público”, ressaltou a coordenadora do Recadastramento, Gabriela Salgado.

O objetivo do processo, que este ano teve início no dia 15 de maio, é cumprir o que está previsto no artigo 14 da Lei Complementar Estadual nº 282/2004, pelo qual o beneficiário é obrigado a se recadastrar periodicamente, sob pena de suspensão do pagamento.

Confira as datas do recadastramento

Nomes iniciados com

Início do Recadastro

Final do Recadastro

A até E

15/05/2009

14/07/2009

F até M

15/07/2009

14/09/2009

N até Z

15/09/2009

14/11/2009

Documentos necessários

O beneficiário deverá se identificar como aposentado e/ou pensionista. Em seguida, é necessário que apresente:

- Documento com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Passaporte ou outro documento de identificação oficial);

- CPF;

- Contracheque.

Não é necessário deixar cópias dos documentos, basta apresentar os originais. Caso o beneficiário seja menor de idade e não possua um documento com foto, é necessário que, na hora de efetuar a atualização cadastral, o seu responsável esteja munido da Certidão de Nascimento do dependente. Sem a apresentação desse documento, o recadastramento não será efetuado.

Casos especiais:

- Caso a pessoa seja aposentada e, também, beneficiária de pensão, é importante que ela relate ao atendente do Banestes essa situação, pois duas atualizações cadastrais precisam ser efetuadas, sendo uma para o benefício de aposentadoria e outra para o benefício de pensão.

Nesse caso, para a comodidade do aposentado, ele deverá procurar a agência apenas uma vez para se recadastrar nos dois benefícios. Além disso, esse beneficiário deve ficar atento ao período de seu recadastramento, pois, se seu nome começar com A e o nome do instituidor de pensão começar com F, ele fará a renovação cadastral no período correspondente à sua letra, uma vez que a letra A vem primeiro que a F.

- Se um beneficiário recebe mais de uma pensão de instituidores diferentes, por exemplo, do pai e da mãe, o recadastramento será realizado para cada uma das pensões. Lembrando que, de acordo com a regra, o pensionista deverá se apresentar para o recadastramento no prazo referente à letra inicial do instituidor de pensão. Porém, nesse caso, como são dois instituidores, por exemplo, Pedro e Bianca (nomes fictícios), o beneficiário deve se recadastrar no período de 15 de maio até 14 de julho, referente à letra B, de Bianca, que vem primeiro que a letra P, de Pedro.

- Os beneficiários domiciliados no Estado que não puderem se locomover até a uma agência do Banestes deverão entrar em contato pelo telefone 0800-2836640 para agendar o recadastramento em sua residência.

Residentes em outro Estado ou País

Os aposentados e pensionistas residentes em outro estado deverão preencher o Formulário de Recadastramento, enviado pelo IPAJM por correspondência - com Aviso de Recebimento (AR) - assinar o documento, reconhecer a autenticidade da firma em Cartório Público e, em seguida, encaminhar o formulário para o Setor de Recadastramento do Instituto, com Aviso de Recebimento (AR). Esse formulário também estará disponível, para impressão, no site da autarquia – www.ipajm.es.gov.br, no item à direita da página “Recadastramento”.

Os beneficiários que estão morando fora do Brasil também deverão preencher o Formulário de Recadastramento, assinar, reconhecer a autenticidade da firma na embaixada ou consulado do Brasil e remeter imediatamente para o Setor de Recadastramento/IPAJM, com Aviso de Recebimento (AR).

O setor de Recadastramento do Instituto de Previdência do Estado está situado na Avenida Vitória, nº 2365, no bairro Consolação, no município de Vitória/ES - CEP: 29045-450.

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