Artigos

Imprimir

Engarrafamento e caos no trânsito da orla de Vila Velha

transito Todo fim de semana de sol é a mesma coisa. O trânsito na orla de Vila Velha vira um caos. O engarrafamento começa na praia de Itaparica, passa por Itapuã e chega até a Praia da Costa. Os carros seguem lentamente. Atravessar a Av. Gil Veloso, trajeto que não demoraria mais do que quinze minutos, leva quase uma hora. Haja paciência!! E o pior é que não há para onde correr. O condutor do veículo quase não tem alternativas para sair desse caos. Por isso, é obrigado a ficar no engarrafamento.

Com tanto movimento na avenida, os pedestres perdem espaço. Os carros ficam parados em cima da faixa, o que obriga o pedestre a passar em meio aos veículos. A aposentada e moradora da Praia da Costa, Jurema Nogueira, reclama que muitas vezes os motoristas não dão passagem. “Às vezes a gente está atravessando a avenida no meio dos carros e quando eles têm uma brechinha, aceleram e quase atropelam as pessoas”, lamenta a moradora. Sem ter certeza de uma travessia segura dona Jurema e vários pedestres se arriscam e atravessam a avenida no meio dos carros.

Quem passa pela orla logo percebe a causa de tanto engarrafamento. Os veículos ficam estacionados do lado direito, ou seja, do lado da praia. O local é proibido. Não se pode estacionar nesse lado da Avenida Gil Veloso. Mas os motoristas ignoram a lei de trânsito e param os carros em local proibido.

 

transito2_fmt
Pedestres são obrigados a atravessar em meio aos carros
Os condutores estão errados em cometerem a infração de trânsito, mas por outro lado falta sinalização. Na Praia da Costa, por exemplo, o trecho sinalizando que é proibido estacionar do lado direito da avenida é muito pequeno. As placas foram colocadas somente em cerca de 300 metros, no resto da avenida que corta o bairro não há nem sinal da proibição. Sem as placas os motoristas abusam e abusam mesmo! Em toda orla se vêem carros parados no lado da praia. Alguns condutores são tão ousados que não se intimidam com os poucos trechos sinalizados e estacionam o carro bem embaixo da placa.

A fisioterapeuta e moradora do bairro Lorena Teixeira Vianna Geller acredita que a falta de respeito no trânsito se deve também a falta de fiscalização. “Se a Prefeitura de Vila Velha colocasse mais agentes de trânsito nas ruas, essa bagunça não aconteceria. Levando multa, os motoristas iam acabar respeitando a lei”, diz a fisioterapeuta. A queixa da moradora tem motivo. Ao passar pela orla da Praia da Costa durante os fins de semana, quase não se vêem agentes de trânsito. A falta de fiscalização acontece tanto durante o dia quanto à noite.

Todas as noites o caos no trânsito se repete. O calçadão da praia fica sempre movimentado, principalmente na área onde está a feirinha. Com isso, o fluxo de veículos aumenta e a irregularidade no trânsito se repete. Os motoristas estacionam no local proibido e o engarrafamento se estende por toda a orla. E a tendência é só piorar, ainda mais agora com a chegada do verão, época em que o número de pessoas na praia aumenta.

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha garante que vai manter durante o verão 15 agentes de trânsito em toda a orla do município e três viaturas circulando diariamente. O Plano de Trabalho prevê melhorias na sinalização da Avenida Gil Veloso, indicando claramente onde é permitido ou não estacionar carros.

“Quem estacionar em locais impróprios será multado, pois não existem vagas suficientes para que todos possam estacionar na orla. Sugerimos que os banhistas procurem vagas nas ruas laterais”, disse o secretário Osvaldo Maturano.
Apesar da declaração do Secretário, até a edição do jornal, os agentes de trânsito não aparecem e a desobediência é grande

Fotos: Juliana Viana

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar