Praia da Costa lidera casos da dengue em Vila Velha
Um ranking nada positivo. A Praia da Costa está em primeiro lugar na lista dos bairros de Vila Velha em que mais há incidência do mosquito da dengue. O índice de infestação de 4.7 revela um alto risco de contágio, incluindo o tipo mais grave da doença, a dengue hemorrágica.
Dados do último Levantamento do Índice de Infestação Rápido do Aedes aegypti (Liraa), ferramenta do Ministério da Saúde realizada em outubro deste ano, mostram que Vila Velha registrou, até o último dia 22 de novembro, 3.948 casos da doença, sendo 595 deles graves e uma morte.
Apesar de ser menor que os 12 mil casos registrados em 2009, a proporção do número de casos graves da doença é preocupante: foram 749 no ano passado, o que corresponde a 6,24%. Este ano, a proporção subiu para 15,17%.
De acordo com o coordenador do Programa de Combate à Dengue de Vila Velha, Max Coelho, o último Liraa revelou ainda que 90% dos focos do mosquito estão dentro das residências, por isso, é fundamental que os moradores contribuam recebendo os agentes de controle de endemias.
Mas não é o que acontece na Praia da Costa. Segundo o coordenador o grande problema do bairro é a recusa dos moradores em receber os agentes, o que interrompe o trabalho de prevenção. Outro problema apontado é a quantidade de obras realizadas no bairro.