Imprimir

Cartas - Fev/11

CICLOVIA OU BURACOVIA NA ORLA?!?

Como usuário da ciclovia da orla de Vila Velha, venho solicitar a essa conceituada Associação de Moradores, para que faça gestões junto a Prefeitura Municipal de Vila Velha, no sentido de que sejam verificadas as precárias condições da ciclovia das Praias da Costa e Itapuã, que há décadas não recebe qualquer manutenção. Aliás, o nome mais correto seria buracovia, tal o descaso e abandono desta via, tão útil para locomoção e prática de ciclismo.

O trecho compreendido entre a esquina da Av. Gil Veloso com a Av. Champanhat até a esquina da Av. Gil Veloso com a Rua Jair de Andrade é o que está mais esburacado, tornando difícil a circulação e obrigando os ciclistas muitas vezes a transitarem pelo calçadão.

Já passou da hora da Prefeitura pavimentar toda ciclovia nos moldes da orla de Itaparica, acrescentando, porém, a sinalização horizontal, com faixas, dividindo o sentido de trânsito e, inclusive dando  início a um projeto de educação dos usuários, para que ciclistas usem a ciclovia e pedestres usem o calçadão.

Nós contribuintes que pagamos IPTU, iluminação pública e taxas com os valores mais altos do Estado, há muito deveríamos ter uma ciclovia transitável, nessa orla bonita por natureza.

Lucas Zanotti - Morador da Praia da Costa


Resposta: A equipe da Secretaria de Obras de Vila Velha informa que nos próximos dias será feito o reparo das ciclovias da Praia da Costa e Itapoã. A equipe ressalta que é feita manutenção e caso o munícipe queira entrar em contato é só ligar para o número da Ouvidoria de Vila Velha: 0800 283 90

RUA MAIS PARECE FEIRA LIVRE

Venho aqui reclamar da sujeira em frente à padaria Monte Líbano, na Praia da Costa. O local se transformou em uma verdadeira feira livre com carro de frutas e verdura em cima da calçada, morador de rua dormindo no chão, resto de pão, embalagem, copos, garrafas, tudo jogado na rua.

Os bueiros estão todos entupidos, além disso tem também  fezes de cachorros que seus donos quando recolhem na sacolinha deixam a mesma jogada nos cantos das calçadas.

Gente vamos ter mais educação e respeito com os outros!!

Joana Oliveira - Moradora da Praia da Costa


Resposta: A Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha informa que enviará um fiscal de Posturas ao local para avaliar a situação e tomar as providências necessárias.

LIXO PARA TODOS OS LADOS

Prezados Voluntários da AMPC,

Venho com esta pedir uma certa “disciplina” no bairro Praia da Costa no sentido de ter horário para se colocar lixo na rua. Inclusive para afastar carroça de catadores em pleno dia, no bairro, atrapalhando trânsito.

Tenho passeado pelo bairro e por todo lado vejo o lixo amontoado. Precisamos que as donas de casa eduquem suas domésticas. Se temos o lixeiro todos os dias, depois das 21horas no bairro, que o lixo só saia para a rua no horário do caminhão! Qual o motivo de colocar lixo na calçada? Me conte?

Como você pode ver lixo na segunda-feira, já cedo nas calçadas? Como você pode ver lixo das festas de cerimonial, no domingo, nas calçadas? Domingo não tem caminhão!

É horrível levar uma turista para passear pelo bairro e ver o tanto de lixo! É horrível levar uma turista para passear no calçadão e ver lixo, ver imundice!

Que tal, multa por lixo colocado fora do horário? Dizem que só aprendemos quando dói no bolso! Será?

Celina Cardoso - Moradora da Praia da Costa


Resposta: A Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha informa que a coleta de lixo é feita diariamente no bairro. É realizada das 19h às 3h20. Além disso, a equipe de varrição passa pelas ruas todos os dias. A secretaria conta com a colaboração dos moradores para colocarem o lixo somente no horário em que o carro coletor passar, pois assim evita que as sacolas se rasguem e todo o lixo fique espalhado pelas vias.

DISQUE-SILÊNCIO: SERVIÇO QUE NÃO FUNCIONA

Realmente o disque silêncio não funciona para as igrejas evangélicas. Moro ao lado da Igreja Vida Abundante, na Praia da Costa, e essa abusa do volume dos sons que praticam durante o culto.

A igreja foi adaptada em uma quadra coberta (antiga Vila Velha Tennis), não fizeram o devido isolamento acústico, assim sendo, o barulho vaza todo para o lado de fora. Já entrei em contato com o disque silêncio varias vezes, mas de nada adianta.

O fiscal já efetuou a medição uma vez, e foi constatado que o barulho estava muito acima do nível suportável (segundo palavras do próprio pastor). Mas parece que a lei não vale para eles, pois o barulho continua. Ele não teve a mínima decência de diminuir o volume.

O barulho causado por essa igreja é ensurdecedor, aos domingos o culto termina por volta das 22hs. Já entrei em contato com o pastor, ele sabe que incomoda, mas disse que estava fazendo orçamentos para o isolamento acústico (isso já faz mais de 3 meses).

Eu acho que enquanto esse problema não é resolvido, eles poderiam fazer os cultos diminuindo o som ou simplesmente não usando os amplificadores.

Gerson Quiabai - Morador da Praia da Costa

Resposta: A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha informa que os fiscais da Gerência de Poluição Sonora já monitoraram o local e constataram que o volume está acima do permitido. Uma equipe será enviada para notificar a Igreja Vida Abundante quanto às adequações necessárias.

REFORMA EM CALÇADAS

Gostaria de parabenizar a prefeitura de Vila Velha, a AMPC e o funcionário da prefeitura responsável pelo projeto de melhoria nas calçadas da orla da praia e ruas, que prontamente nos atendeu e nos orientou como fazer. Tenho uma mãe idosa e tinha muito medo dela cair na calçada pois as mesmas estavam intrasitáveis.

Meu condomínio já fez a nossa calçada.  Agora já podemos  andar livremente nas calçadas, sem o risco de cair e quebrar a perna. Ótima a atitude!

Espero que este projeto seja levado para outros bairros e cidades. Não podemos só reclamar do poder público, temos que contribuir e fazer a nossa parte como morador e cidadão.

Val Dutra - Morador da Praia da Costa

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar