Imprimir

Esgoto: Livre-se dele efetuando a ligação à rede coletora

TrabalhoparaAdesao_fmtUm dos maiores poluidores dos rios, lagos e mares do Brasil é o esgoto urbano. Dados da Associação Brasileira de Concessionárias de Saneamento mostram que cerca de 85% do esgoto doméstico produzido em nosso país é jogado nos caminhos d’água sem algum tipo de tratamento. São alimentos, óleos, detergentes, fezes e urina, e muitos outros detritos que contaminam a água, arruinando o meio ambiente.

A solução já existe. Coleta de Esgoto. Mas, infelizmente, nem todos têm acesso a esse serviço e muitos que têm não o fazem. Vila Velha é o município da Grande Vitória com o menor índice de esgoto tratado. No município, somente 8,31% da população é atendida. O índice de cobertura, ou seja, a população que pode ser atendida é de, no total, 19,24%. Portanto, cerca de 238 mil pessoas poderiam estar ligadas à rede, mas não estão. Em Vila Velha, há 5.443 ligações disponíveis, enquanto 3.576 já foram efetivadas.  Na Praia da Costa, por exemplo, há cerca de 460 ligações à rede disponíveis. Por outro lado, 315 ligações foram feitas.  Responsabilidade ambiental é um dever de todos e é necessário que todos contribuam para a preservação do meio ambiente.

A ligação do esgoto dos imóveis à rede de coleta e tratamento da Cesan é fundamental para a preservação do Meio Ambiente e para a saúde da população. A Cesan faz um trabalho de conscientização junto aos moradores e proprietários de imóveis para que ocorra a adesão ao serviço. Mas muitos moradores não conhecem realmente a importância desse serviço. Para isso, a partir desse mês o Jornal da Praia da Costa irá trazer uma série de reportagens sobre a importância do ligamento da rede coletora de esgotos.

Para este ano, já estão programadas campanhas educativas com as escolas e reuniões com lideranças comunitárias e associações de moradores, dando continuidade ao trabalho de abordagem domiciliar que acontece desde o ano passado. O objetivo é esclarecer a população “não-ligada” sobre as vantagens da ligação dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário da companhia e atualizar o número de imóveis ligados.

Custos para o morador

Em outro ponto os moradores alegam não efetuar a ligação devido ao aumento dos custos da conta de água e dos custos da instalação.  A Cesan informou que nas ruas em que já existem redes prontas, o morador, condomínio ou proprietário do imóvel arca com as despesas da ligação da rede ao imóvel. O custo varia, dependendo das características e da planta de cada imóvel. A Cesan não realiza a interligação, mas dá suporte e orientação de como fazê-la. Já a taxa cobrada via metro cúbico utilizado de água varia de acordo com o tipo de imóvel. Na próxima edição o Jornal da Praia da trará um quadro explicativo com a base de cálculo para cada tipo de imóvel.  Já a Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que ainda não tomou a frente da fiscalização efetiva dos imóveis que têm ou não a ligação, por ainda não ser a favor do valor da taxa cobrada. A PMVV entende que tem de ser cobrado um valor, mas ela quer a apresentação de uma planilha detalhada de custos para entender melhor o processo. O secretário de Meio Ambiente, Luís Otávio informou que vai fazer uma solicitação oficial dessa planilha, afirma ele que “a partir do momento que tivermos essa planilha e chegarmos a um valor justo, a PMVV irá iniciar um trabalho para a realização do esgotamento sanitário”. Luís Otávio informou ainda que não pode obrigar a população a usar um serviço que ainda não está completamente em funcionamento.

O que é esgoto?

Esgoto é o termo usado para as águas que, após a utilização humana, apresentam as suas características naturais alteradas. Conforme o uso predominante seja comercial, industrial ou doméstico, essas águas apresentarão características diferentes e são genericamente designadas de águas residuais (ou águas servidas).

A devolução do esgoto ao meio ambiente deverá prever, se necessário, o tratamento de águas residuais seguido do lançamento adequado no corpo receptor que pode ser um rio, um lago ou o mar.

Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, o lançamento indiscriminado de esgotos domésticos costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.

O esgoto pode ser transportado por tubulações diretamente aos rios, lagos, lagunas ou mares, ou levado às estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos d’água.

Composição do esgoto

Materiais utilizados na construção de condutas de esgotos urbanas

O esgoto contém basicamente matéria orgânica e mineral, em solução e em suspensão, assim como alta quantidade de bactérias e outros organismos patogênicos e não-patogênicos.

Outros produtos podem ser indevidamente jogados descarga abaixo e lançados na rede de esgotos, como estopas, chupetas e outros materiais relacionados a crianças e objetos de higiene feminina, tais como absorventes, ou ainda produtos tóxicos de origem industrial, preservativos usados, etc.

O esgoto em decomposição anaeróbica produz gases que, em espaços fechados, como tubulações ou estações, podem estar concentrados a níveis perigosos, exigindo o uso de material especial e equipes de resgate.

O gás sulfídrico é o principal responsável pelo cheiro característico do esgoto em decomposição anaeróbica. O gás mais perigoso presente é o metano por ser explosivo, já tendo causado a morte de alguns operários de companhias de saneamento.

Fonte: Wikipedia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar