Imprimir

Mobilidade Urbana de Vila Velha: Uma proposta de trabalho voluntário em prol de melhorias no Município

“Só a participação cidadã é capaz de mudar o país”, essa frase do saudoso sociólogo Betinho contextualiza a necessidade de participação e cidadania para transformar situações que parecem que não possuem soluções em nossa sociedade. Quando se fala em reunião de pessoas em favor a uma causa que tem como objetivo beneficiar o coletivo, a primeira pessoa que vem a memória é a do cidadão participativo Betinho, que deixou um exemplo de boa vontade para os brasileiros se encorajarem e manifestarem-se em busca de melhorias para sua comunidade. A partir dessa visão (participação e cidadania), e por muitas outras razões foi-se criada na Associação dos Moradores da Praia da Costa a equipe “Mobilidade Urbana de Vila Velha”.

Essa equipe de trabalho formada por moradores da Praia da Costa, com a participação do arquiteto e urbanista Ricardo Chiabai, têm se reunido na AMPC para debater sobre as questões que envolvem a questão relacionada à “Mobilidade Urbana em Vila Velha”, principalmente sobre os problemas de acessibilidade nas ruas e avenidas do bairro e da cidade.

Os assuntos que envolvem esse problema podem ser constatados na má conservação das calçadas e ausência ou localização inadequada de faixas de pedestres e rampas, entre outros, estão sendo estudadas com a pretensão de se chegar às proposições para a solução do mesmo.

Em breve, serão apresentadas à sociedade de Vila Velha e ao Poder Público Municipal, um Projeto sugerindo procedimentos e a implantação para sinalização horizontal e vertical com as devidas rampas nas calçadas, dando destaque, nos cruzamentos do bairro Praia da Costa, a princípio, como projeto piloto, que poderá estender-se a toda cidade.

A equipe já está providenciando um levantamento fotográfico das calçadas nas principais ruas e avenidas do bairro com o objetivo de identificar os casos mais graves de má conservação. Concluído o levantamento das situações graves de calçadas irregulares, temos como meta definir com o poder público municipal um plano de ação no sentido de se fazer cumprir a legislação vigente.

Lideranças de outros bairros de Vila Velha estão sendo informadas sobre as atividades desta equipe de trabalho, e esta se apresenta aberta à participação de quem tiver interesse no assunto.

Ações de informação e conscientização para os moradores do bairro e da cidade estão sendo veiculados por meio deste jornal, debates na rádio comunitária e no site da AMPC.

A equipe em atividade acredita que é fundamental a sensibilização e a colaboração de todos os moradores de Vila Velha para garantir que as calçadas, ruas e avenidas possam atender a todos com liberdade de ir e vir com segurança. Essa atitude torna-se imprescindível para a humanização da cidade.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar