Imprimir

Criança desmaia na Praia da Costa após muita exposição ao sol

Uma cena chamou a atenção dos banhistas na Praia da Costa, no último dia 4 de novembro, por volta das 16h00. Uma criança desmaiou ao entrar no mar. As câmeras de videomonitoramento da orla de Vila Velha flagraram o momento do desmaio. Muitas pessoas se aglomeraram em volta da criança. Com a ajuda de um guarda vidas, o  pai conseguiu sair do tumulto e  levou o filho para o hospital. Os médicos disseram que o problema foi que o menino ficou muito tempo exposto ao sol e quando entrou na água gelada, acabou levando um choque térmico e teve queda de pressão. A criança foi medicada e voltou para casa.

Com esse caso, surge a preocupação e um alerta aos pais. Não se deve deixar a criança muito tempo exposta ao sol. E a orientação também vale para os adultos. Segundo a dermatologista Thaiz Rigoni, se não tomar alguns cuidados, qualquer pessoa pode sofrer um choque térmico. Ela também alerta para os riscos de queimaduras e câncer de pele.

Com a proximidade do verão e aumento das temperaturas, a dermatologista diz que as atenções devem ser ainda maiores. 

mat_praia_fmt

Dicas:
  • Proteja-se do sol com filtro solar, chapéu e óculos, principalmente se sua pele for muito clara. Renove a aplicação a cada duas horas ou depois de se molhar ou transpirar muito.
  • Crianças de até 6 meses não devem ser expostas ao sol e após essa idade passar a usar filtro adequado.
  • Evite banhos de sol prolongados e prefira se expor antes das 10h e depois das 16h, quando os raios estão mais fracos e menos perigosos.
  • Tome cuidado mesmo quando o céu estiver encoberto. Os raios passam e você pode se queimar com o famoso “mormaço”.
  • Para evitar a descamação, aplique um hidratante na pele após o sol.
  • Tome bastante água para repor a perdida na transpiração.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar