Imprimir

Pilates ajuda no combate a Osteoporose

Os cuidados com o nosso corpo devem ser constantes, em qualquer fase da vida, para que possamos envelhecer com saúde e poder aproveitar todas as fases da vida com plenitude.  Com o envelhecimento, a prática de atividades físicas deve ser enfatizada para que possamos prevenir um dos males que nos acomete com o chegar da idade, que é a osteoporose.

A osteoporose está relacionada com a perda de massa óssea, que torna os ossos porosos e frágeis. Essa perda de massa óssea ocorre pela diminuição de cálcio, minerais e vitaminas, que pode estar relacionada com alimentação, menopausa, tabagismo, hábitos de vida. O tratamento da osteoporose consiste retardar essa perda de massa óssea, através de prática de atividades físicas regular, alimentação correta e alguns casos medicamentos.

Na prática de atividade física os exercícios que estão sendo muito utilizados no tratamento da osteoporose são o método Pilates, que fortalece os músculos, melhora a flexibilidade, alongamento muscular, melhora a capacidade respiratória, postura e equilíbrio. A prática do Método Pilates na melhor idade já tem comprovação cientifica que melhora o equilíbrio e a força, de forma que diminuem a incidência de quedas, reduzindo o índice de fraturas no fêmur, e a incapacidade de locomoção.

Mas é preciso cuidado. A Dra Ingrid Quartarolo, fundadora da Pilates Contemporâneo, alerta que para fazer a atividade é preciso de um profissional qualificado. O Pilates deve ser orientado por um fisioterapeuta capacitado no método, a fim de fazer uma conduta personalizada para cada indivíduo, atuando da melhor forma ao combate dos males provocados pela osteoporose.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar