Imprimir

Cartas

Solicitação

Sou morador recente da Praia da Costa e estou gostando muito do bairro. Tenho uma solicitação à AMPC que interceda junto à Prefeitura para que uma faixa de pedestres seja instalada à Rua Desembargador Augusto Botelho no cruzamento com a rua Dom Jorge de Menezes, com as respectivas placas de trânsito. O trânsito de crianças neste trecho é muito intenso em direção à praia e os carros trafegam em alta velocidade e com grande frequência.

Haroldo Elias

Jesus Vida Verão I

Gostaria de saber até quando o evento JESUS VIDA VERÃO vai continuar na  orla do município de Vila Velha _ digo Vila Velha, porque não resolve o  problema transferindo o evento para outra praia do município, como tem  feito a administração do prefeito Max Filho. Não sou contra o evento em  si, mas na forma como é realizado. Pois, vejamos o exemplo do bloco  esculhambação que acontecia na orla das praias da Costa e Itapuã. Quando  do seu início não havia tantas reclamações dos moradores, porque, o número  de freqüentadores era pequeno e, em sua maioria da própria região do  evento. Com o passar do tempo o evento começou atrair mais pessoas, o que  gerou um verdadeiro caos na região: transito caótico, brigas entre os  foliões, brigas entre gangues, sem contar a destruição dos canteiros e  outras depredações. Tudo isto levou a proibição da realização do evento na  orla das referidas praias. Este exemplo, serve para demonstrar que, assim  como o bloco esculhambação, o JESUS VIDA VERÃO não tem condições de ser  realizado na orla de Vila Velha, devido ao seu crescimento dos  freqüentadores corroborando para a caótica situação do transito (embora a  atuação dos agentes de transito), das plantas dos canteiros pisadas e  principalmente na poluição sonora. Portanto, não seria mais adequado e coerente que devido ao crescimento  deste evento (e dos problemas), que os organizadores ou a administração  municipal realizasse o evento em um espaço menor e apropriado, como ocorre  com o Vital. Desde já, agradeço e espero alguma resposta ou solução para este tormento  que os moradores da Praia da Costa sofrem todo mês de janeiro.

Waldeci Klein

Jesus Vida Verão II

Leio sempre o jornalzinho praia da costa e fico uito contente em saber que vocês fazem o que podem para ajudar a nossa comunidade.
Venho através desta como cidadã e também como parte dessa comunidade pedir ajuda para um problema que já é de conhecimento a muito tempo de vocês, e pelo que fui informada ai mesmo na Associação já foram feitas várias reclamações sobre essa bagunça que é o “Jesus Vida Verão”, ao qual não respeitam nada, a hora de término do evento que nunca termina no horário determinado,  eles gritam não respeitando nem a lei do silêncio e nossos ouvidos, temos direitos... mas que direitos se o prefeito se acha dono da praia para colocar qualquer evento sem perguntar a ninguém (os moradores e a comunidade), se queremos isso ou não!!!!!! Nós somos meros bobos a olhar tudo isso calados!!!!! Estou indignada com tanta falta de despreparo da prefeitura para tal evento... e que evento... onde deixam tudo sujo, as calçadas ficam todas manchadas de gordura e sujeira, e além disso delimitam a área onde nem os banhistas podem usufruir do local, tudo isso um nojo!!!! Porque não fazem esse tipo de evento em outro lugar??? Afinal a praia como dizem “é de todos”, de todos aqueles que preservem ela, não aqueles que a destruam.
Sugiro que a AMPC faça faixas dizendo que os moradores da Praia da Costa não estão de acordo com tudo isso, e coloquem faixas dizendo que o prefeito nos obriga a tudo isso, ele não manda na praia e nem nos nossos ouvidos, talvez nos reunindo com passeatas e faixas na frente do próprio evento façam - nos ouvir. Vamos nos unir!!!!!!!!!!

Zulmira

Imprimir

Cartas

Clube Libanês

O Governador Paulo Hartung numa excelente entrevista à Revista ES- Brasil de junho de 2005 fala de “Quando o petróleo acabar” e entre tantas idéias e visão do futuro, nosso governador fala que o Espírito Santo para consolidar seu crescimento sustentado não deve ficar só na “euforia do petróleo”, precisamos de outras cadeias produtivas para o Estado e citou o turismo de eventos como uma delas. Manifestou sua deliberação em construir um “Centro de Eventos” no Estado e gostaríamos de lembra-lo que aqui pertinho na Praia da Costa, existe o Palácio do Mármore – O Clube Libanês. Único clube social de Vila Velha,  de utilidade Pública Municipal e Estadual que outrora foi o ponto de encontro da sociedade Canela-verde. Bastaria alguns retoques, uma manutenção eficiente e ele estará de novo ostentando todo aquele “glamour” dos anos 70 e 80.

Sem dúvida uma parceria com o Estado faria do Clube Libanês um “Centro de Eventos”  que sem dúvida alavancaria este tão sonhado seguimento de Turismo.

Localização privilegiada, diria mesmo a mais linda área da Praia da Costa, de seus salões panorâmicos descortina-se a bela vista de toda a orla do município, o Morro do Moreno e o Morro da Penha. Um verdadeiro cartão postal.

A comunidade da Praia da Costa e de Vila Velha, precisa conscientizar-se que o Clube Libanês é da comunidade, a colônia que constituiu essa maravilha em 1937, legou às futuras gerações este patrimônio que precisa ser preservado. Qual família tradicional não tem uma estória de formatura – casamento – debutante - atleta , etc.

Precisamos participar dos eventos que o Clube realiza,  natação, aulas de dança de salão, bocha, sauna, piscina, bailes, almoço árabe aos domingos, aberto ao público... Enfim, o clube está totalmente aberto à comunidade para suas festas, etc.

Com certeza o clube será alvo dos incorporadores, o que a comunidade não pode permitir.

Renato Silva – Morador

Proibição de estacionamento

A PMVV só pode estar brincando. Agora que a Avenida Hugo Musso se tornou o principal ponto de comércio e lazer da Praia da Costa, com lojas, bares, bancos, agências de viagem... a prefeitura resolve proibir o estacionamento

Se a intenção é melhorar o fluxo de veículos, a PMVV deveria mandar tapar buracos, sincronizar os semáforos, nivelar as tampas das galerias, e não adotar essa atitude inconseqüente de proibir que se estacione veículos na Hugo Musso. Outra atitude seria que a PMVV tentasse de alguma forma ajudar para que o projeto da nova saída da Terceira ponte para a Praia da Costa fosse colocado em prática. O objetivo dessa proibição de estacionamento é manter com Vila Velha o título de cidade dormitório?

Nosso prefeito deveria dar uma voltinha em Vitória, mais precisamente na Praia do Canto, para ver se consegue assimilar algumas boas idéias.

Como a prefeitura quer que os contribuintes paguem seus impostos se não permite quês os mesmo trabalhem com tranqüilidade? A administração pública deve ser feita para o povo, e não contra ele. Deixo claro que não sou comerciante, apenas um contribuinte indignado com a discricionariedade com que nosso município é administrado.

Alessandro Carlos do Patrocínio.

Imprimir

Cartas

Pedido

Residente na Rua Pernambuco, e, buscando minimizar um problema de sinalização na Rua Pará, sentido Antonio Gil Veloso/Hugo Musso, procurei a Secretaria de Trânsito da PMVV e solicitei que fosse colocada uma placa de não permissão de acesso àquela rua no sentido Gil Veloso/Hugo Musso, uma vez que 03 (três) ruas após a Pernambuco todas são nesse sentido, portanto, nós que trafegamos pela Hugo Musso e queremos ter acesso a Av. Gil Veloso, só temos a alternativa de entrar pela Pará que hoje é sentido mão-dupla. Não é difícil constatar o perigo existente neste ponto, pois o tráfego da Hugo Musso é intenso e ao tentarmos entrar na Rua Pará, nos deparamos com veículos vindo no sentido contrário, o que já tem ocasionado diversos acidentes. Gostaríamos de sensibilizar os nossos órgãos públicos em especial essa Secretaria, já que não fazem obra nenhuma na Praia da Costa, pelo menos evite acidentes e mortes. Vale ressaltar que o descaso dos nossos funcionários públicos, (nossos funcionários) para com as nossas reclamações é vergonhoso.

Joilson Oliveira Santos

Limpeza

Sem desejar me tornar repetitiva, mas... bem.. o exército limpou aquele enorme terreno, junta à Vila Militarm. Um alívio!!! Só que agora todo mundo ta jogando entulho nele. Cadê a turma de Parques e Jardins para arrumar o local??

Também ta precisando, com muita urgência, limpar o Canal da Costa da Champagnat em direção ao Morro do Moreno. Ele está uma vergonha e os funcionários da Rodosol estão trabalhando  na recuperação das colunas da Terceira Ponte e nada fazem para limpar as margens do canal.

Por favor, façam de tudo para atender  estas solicitações, pois é desejo de muitos moradores do bairro da praia da Costa. Grande abraços

Celina de Jesus

 

Imprimir

Cartas

Matagal

Há alguns meses atrás enviei um e-mail endereçado à prefeitura, ao nosso prefeito, objetivando informar acerca dos problemas sofridos pelos moradores e turistas que frequentam a praia, no que diz respeito ao matagal, que a meu ver vem se transformando em floresta e tomando nossa praia. Não é dos coqueiros e castanheiras, que oferecem sua sombra e beleza à praia, que reclamo. O problema é devido à população residente no mato. São ratos, insetos peçonhentos (e, talvez até cobras) que, saem destes matos, transitam como nós, pelo calçadão e pelas areias, oferecendo risco aos frequentadores e caminhantes. Além de oferecer risco a segurança, pois há bandidos que se aproveitam do “esconderijo” para assaltar e assustar as pessoas.

Como a resposta que obtive da prefeitura foi a de que se trata de uma “restinga” e que nada seria feito sobre o caso, venho pedir a vocês que façam uma matéria, que vocês possam ver e fotografar todo este relato, e talvez assim, algo possa mudar. Existem muitas áreas verdes no estado, não há necessidade de expor a população a doenças e riscos a troco de uma imagem que é horrorosa.

P.S. Ontem à noite (+ ou - 20:30h) um senhor que caminhava a poucos passos antes de mim foi mordido por um rato (desvairado) que saiu do matagal situado próximo aos quiosques, em frente ao Ed Castelo Alhambra. Este mesmo bicho, após morder, correu livre pelas areias do local, voltando a entrar em sua “casa”. Imaginem só as doenças que a urina e as fezes destes seres podem nos trazer?

Flávia Carpes

Terreno baldio

Sou moradora do Ed.Parc Des Princes, na Rua Bahia. Ao lado deste edifício existe um terreno horroroso, o qual apresenta os seguintes problemas para vizinhança:

Lixo, sujeira, foco do mosquito da dengue, não tem portão, muro baixo, aconchego de mendigos, local onde já foram vistas pessoas fazendo necessidades, inclusive sexuais, por estar aberto, possibilita a entrada de animais para também deixarem seus dejetos ali  e agora, surgiram formigueiros enormes, que já estão na calçada

Este assunto já foi enviado a AMPC e a Prefeitura, que na época fizeram alguma coisa, mas depois os donos deixaram de cuidar do terreno, e este virou novamente motivo de muito transtorno para os moradores dos edifícios Parc Des Princes, Julieta de Freitas, e Marina Del Rey.

O que esta associação poderia fazer para tentar solucionar este problema de saúde pública no bairro da Praia da Costa?

Solange Dias

Obras

Na Rua Piratininga, esquina com a Rio Branco, onde moro,está em construção o edifício ACUÃ ( Construtora Morar (Tel: 33242430, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )), que faz da rua, parte do canteiro de obra, descarregando areia e outros materiais em plena rua. Tem dois dias que uma caçamba de areia lá está.

O paralelepípedo está coberto com resto de cimento caido das betoneiras, descacterizando o calçamento de pedras, sujando e empoeirando a rua as casas vizinhas e os carros. Na mesma rua pouco a frente, tem uma outra obra da Construtora Santos Neves, com o mesmo tipo de problema. Em frente a esta obra tem uma outra que está nas fundações, atualmente, rebaixando o lençol d’água, estando  jogando a agua bombeada, com mal cheiro, na rua e num tubo que foi colocado para interligar a o sistema de bombeamento à rede pluvial.Para tanto cavaram a rua, estragando o calçamento, além da terra que sobrou, que suja a rua  indo para a rede pluvial, com a chuva, além de provocar poeira.Esta agua jogada na rede pluvial, diretamente, provavelmente, irá intupí-la, pois sempre bombeia areia.

Este trecho parece a superfície lunar de tão esburacada, sujo  e irregular.

Entendo que o reparo do calçamento deve ser bancado pelas construtoras que fizeram o estrago, porque além de esburacar, sujar as ruas e empoeirar provocam o afundamento do calçamento com os transito de pesados caminhões de material ( cimento, areia, ferro, tijolo, etc..) .

É necessário que a Prefeitura ponha ordem e moralize esta questão, porque as construtoras fazem o que bem entendem, marginalizando e incomodando os demais moradores, vizinhos.

A melhor forma é ser rigoroso, multando ( a parte mais sensível do se humano, é o bolso) e cobrando responsabilidades, dentro que a legislação prevê.

No passado, os moradores do Parque das Castanheiras pagaram este calçamento, numa parceria com a Prefeitura não sendo justo que tenham este investimento perdido, que tambem servirá aos moradores dos novos edifícios.

Sérgio Bezzi dos Santos

Demonstração de força?

Sexta-feira dia 21 de julho, 9h da manhã, dia lindo e ensolarado, praia própria para banho. Calçadão cheio. É tempo de férias. Muitas crianças, babás e bebês e idosos sorriam, pois, a Praia da Costa é linda por natureza.

De repente deparamos na área mais nobre da praia, em frente ao Hostess antigo, militares de tal força especial, aprimorando seu estado físico nas areias. Até aí, tudo bem! O triste é que uns 10 homens todos com metralhadoras em punho e em posição de tiro, davam segurança aos “atletas”. Uma cena de um mau gosto e de exagero, pois as armas apontadas amedrontam o nosso já amedrontado cidadão de bem!

Por que não se fazer esta operação no 38º BI ou EAMES, se é para mostrar o estado atlético e demonstrar presença outros locais seriam mais apropriados. O pátio da Casa de Passagem da Glória ou o Complexo de Viana onde seus habitantes precisam ver que a força é real e não virtual como diz o Secretário de Segurança de São Paulo.

Com a palavra a PMVV através da Secretaria de Turismo, assim afugentamos nossos visitantes.

Roberto Siqueira

Imprimir

Cartas

Terreno baldio

Gostaria de mostrar a todos os moradores a minha indignação com a omissão da prefeitura em relação a um terreno baldio próximo ao Colégio Americano Batista da Praia da Costa, na realidade, em frente do Cerimonial Le Chandon. Não é por causa do lixo, ou da falta de cuidados, mas sim por deixarem um Trailer, ou melhor um Motor Home, fixar-se ali.

É revoltante ainda mais, saber que esse indivíduos, que tiram a pouca beleza daquele local, colocaram uma placa informando aos motoristas que caso quisessem estacionar ali, seria necessário pagar uma taxa de, se não me engano, R$ 3,00.

Tal situação é fora do entendimento dos moradores que pagam todas as taxas, impostos e outros absurdos cobrados pelos governantes. Espero que alguém tome providências em relação a essa situação, pois se deixa-la como está, é bem capaz de todos os terrenos serem ocupados por indingentes como esses.

Erika Gusmão - moradora da Praia da Costa

Sucesso!

Sendo eu o maior admirador e propagandista aquí no Rio deste lindo lugar que é a Praia da Costa,quero transmitir meus votos de feliz gestão à nova Diretoria que ora está tomando posse na pessoa da sua Presidente VILMA ACQUAVIVA.

Felicidades,

Clemir Vianna

SOS Espírito Santo

A todo momento, os meios de comunicação do País e do Espírito Santo estão mostrando a escalada vertiginosa da violência e corrupção. O povo capixaba estarrecido, assiste impotente e envergonhado o comportamento covarde de seus representantes envolvidos em assaltos aos cofres públicos. É fato que não podemos nos acomodar com a falta de vontade política, não podemos compactuar com a omissão criminosa dos poderes constituídos, afinal, somos cidadãos, pagamos a carga tributaria mais alta do mundo e não conseguimos resolver problemas cruciais como o da Segurança Pública e tantos outros. Nós da Sociedade Capixaba precisamos fazer o possível e o impossível para protegermos nossas famílias, pois, estamos impotentes, acuados, presos em nossos lares, enquanto crimes de toda ordem estão sendo praticados em nosso Estados. Vale lembrar que quem muda é a sociedade, pois o político é tão somente, o reflexo dela. Daí a importância do VOTO CONSCIENTE.

Osmar Matos Morro do Moreno - Praia da Costa-ES.,

Mais artigos...