Imprimir

Horário de verão começa em 17 de outubro

sol_fmtMais uma vez os brasileiros vão ter que ajustar os ponteiros do relógio. A mudança já tem data marcada para começar e para terminar. O Ministério de Minas e Energia determinou que o horário de verão vai se iniciar em17 desse mês e se estenderá até 20 de fevereiro de 2011.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência.

O horário de verão é válido para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país. Em todas as regiões onde foi aplicada a medida contabilizou-se entre 2009 e 2010 uma redução média na demanda de aproximadamente 5%. Meta que o governo espera repetir em mais essa mudança de horário.

Alteração

Para contribuir com a economia e não perder o horário fiquem todos atentos. No dia 17, adiantar os relógios em uma hora.

Mas, para muitas pessoas, acordar uma hora mais cedo não é nada fácil. Por isso, além de acertar os ponteiros do relógio também é preciso ajustar o relógio biológico.

Como se adaptar ao horário de verão

Há algumas sugestões que podem ajudar o organismo a se acostumar ao novo horário. Um truque é colocar o despertador para tocar pelo menos 15 minutos antes da hora. O ruído e o próprio processo de despertar aumentam a quantidade de cortisol, um hormônio cuja produção cresce em situações de estresse. Quando chegar a hora de deixar a cama, 15 minutos depois, o organismo já estará com mais energia e disposição para aceitar a determinação de que é preciso levantar.

Outra dica para quem precisa saltar da cama antes do horário comum é evitar bebidas alcoólicas e comidas pesadas. O álcool pode dar a sensação de um gostoso relaxamento, mas pode retardar o sono. Procure não pular as refeições. Isso pode causar queda no nível de açúcar, o que resultará em cansaço. Também não reserve um prato pesado durante a noite, você terá mais dificuldade para adormecer.

Mas se chegar a hora de deitar e você não sentir a menor vontade de dormir, especialistas recomendam tomar um banho quente, de banheira ou mesmo de chuveiro. Não tenha pressa, esqueça o relógio. Feche bem as cortinas, escureça o quarto, não tente ficar lendo e vendo TV ao mesmo tempo. E não fique cobrando resultados. No primeiro dia poderá ser um desastre, você corre o risco de passar a madrugada esperando o despertador tocar. Considere tudo isso como natural e acredite que seu organismo será capaz de se adaptar aos seus novos horários em pouco tempo.

 

Imprimir

Moradores fazem aula gratuita de Yoga

Na edição passada do Jornal Praia da Costa, anunciamos as aulas gratuitas de Yoga que acontecem todas as quartas-feiras no bairro. Segundo a professora, Dalila Lubiana, a procura foi grande. Muitos moradores se animaram e foram até a Unipaz e Escola de Yoga participar da aula.

Após uma hora de relaxamento e meditação, o resultado não poderia ser outro. “Relaxei e me transportei para um lugar de paz, tranqüilidade, havia uma luz amarela. Senti mais carinho pelo meu corpo e senti que ele está mais harmonioso”, revela a moradora Marilene. “Senti como se tivesse me reencontrado novamente, senti muita gratidão e serenidade que há muito tempo não sentia mais” contou satisfeita Maria Isabel.

Teve gente que relaxou tanto que o sono apareceu. “Senti uma leveza e cochilei... cochilo bom, que parece que não ia acabar mais, muito bom!” revelou a Nely. “Relaxei e dormi, adorei o sono”, conta Maria Luiza.

Outros moradores destacaram a paz como um dos resultados mais benéficos.  “Senti tranqüilidade e paz” diz Guiomar. “Paz de espírito”, falou Terezinha. “Senti paz interior e diminuiu o stress, estou muito relaxada”, conta Marina.

O relaxamento, a chegada do sono, a paz, todos os sentimentos obtidos na aula de yoga tem explicação. A sociedade moderna, em especial a ocidental, convive com um dia-a dia competitivo, estressante, poucas atividades físicas, poluição, e uma alimentação quase sempre longe da ideal. Algumas vezes unem-se a esses fatos o consumo de álcool e cigaros. O resultado é ansiedade, depressão, mal-estar, insônia, pensamentos negativos, desanimo.

Para amenizar ou mesmo driblar esse processo, a yoga oferece-nos técnicas eficazes que, há milhares de anos, vêm sendo utilizadas no oriente. Uma dessas técnicas é o Relaxamento que  trabalha a “paz no corpo”, eliminando as tensões diárias e auxiliando a mente a ser mais pacífica.

Um incansável praticante dessa técnica, o psicólogo francês e prof. Dr. Pierre Weil, autor do livro “A Arte de Viver em Paz” cita o pesquisador francês Shulz, que sentencia: “A Yoga tem inspirado muitas pesquisas médicas de vanguarda, interessadas em compreender como os exercícios respiratórios e os movimentos de relaxamento contribuem para a paz das emoções e do espírito” (Shulz, J. H. , Paris, 1965).

Pode acrescentar-se ainda, que a prática do relaxamento desperta a Paz no ser humano e possibilita acesso aos sonhos e que esses sejam lembrados ao acordar. Auxilia a solucionar problemas com mais facilidade e eficácia, além de ser eficiente para sair das situações de estresse.

Para as pessoas que têm dificuldades para dormir, sugerimos a prática da respiração correta e do relaxamento - o sono chegará naturalmente. Dormindo de forma natural, sem remédios, terá melhor descanso e disposição ao despertar, mais energia e força para execução das tarefas do dia.

Aula gratuita

Se você quiser participar das aulas gratuitas, basta ir a Unipaz- ES- Rede Internacional para Uma Cultura de Paz, que fica na Av. Champagnat, Edif. Centro Médico Dr. Nilton de Barros, nº 583, Sala 709-711, na Praia da Costa. As aulas acontecem toda quarta-feira, às 18h30. Informações pelos telefones 3349-9495 e 3031-4122.