Imprimir

Fórum de Atenção ao uso de álcool e outras drogas foi um sucesso

forum_drogas_noticia

Após o término do I Fórum de Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas e do III Fórum da Região Metropolitana, que aconteceu na última quarta-feira (24), na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (Eames), foi constatado o sucesso do evento pela Gerência de Prevenção às Drogas (Gepad) da Secretaria Municipal de Defesa Social.

Segundo o coordenador da Gepad, Valdenilson Neném Lima, mais de 500 pessoas passaram pelo evento.

Entre os representantes da região metropolitana que estiveram presentes, os grandes destaques foram os municípios de Serra, Vitória e a anfitriã Vila Velha.  O secretário de Defesa Social e também palestrante do evento, Ledir Porto, avaliou o acontecimento como uma importante ferramenta para a integração dos municípios relatores dessa pauta.

“Chegamos a um tempo em que todos estão conscientes de que não dá para se trabalhar isoladamente. Amor e vocação também devem ser aliados à ciência”, refletiu. O secretário destacou a importância de o tema ser tratado por instituições educacionais como fonte de pesquisa, assim como por órgãos públicos, profissionais de terapia ocupacional, psicologia e de orientação espiritual aos dependentes.

Foto: Elizeu Dias

Imprimir

AMPC: 529 crianças vacinadas no último sábado

vacina_polio.Noticia
Equipe de Vacinação
No último sábado foram vacinadas 529 crianças na AMPC, na primeira fase da campanha de vacinação contra paralisia infantil.

De acordo com um levantamento da Secretaria do Estado, cerca de 277 mil crianças de até cinco anos de idade precisam ser vacinadas no Espírito Santo. Nesta primeira fase foram vacinadas 75% deste total.

Ao longo de todo o ano os postos de saúde têm as três doses básicas da vacina contra apoliomielite disponíveis, mas é necessário que as crianças tomem as outras duas doses anuais até completarem os 5 anos. Desse modo, elas tomarão pelo menos 12 doses e serão consideradas imunizadas após essa idade.

A segunda etapa da campanha começará no dia 22 de agosto. Ao todo, o ministério irá investir R$ 46 milhões na campanha para que as crianças tomem as gotinhas.

No país, não há nenhum caso da doença desde 1987. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da doença da Organização Mundial da Saúde. Entretanto, é preciso trabalhar na prevenção para que novos casos da doença não ocorram.