Imprimir

Campanha de vacinação Infantil na AMPC: Poliomielite

bebevacina2O Ministério da Saúde determinou o dia 20 de junho de 2009 para a realização da Primeira Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), em crianças de zero a quatro anos.

A Associação dos Moradores da Praia da Costa funcionará como Posto de Vacinação somente no dia 20 de junho, no horário das 8h30 às 16h30.

É importante ressaltar para a mãe ou responsáveis levarem o cartão de vacina das crianças

Poliomielite / Paralisia infantil

A poliomielite ou paralisia infantil, como é mais conhecida, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que se manifesta de diversas formas. O quadro clássico é caracterizado por paralisia flácida de início súbito e acomete geralmente os membros inferiores. Em algumas pessoas a doença pode levar a paralisia dos músculos respiratórios e da deglutição: situação que deixa a vida do paciente ameaçada.

Causa

Poliovírus.

Transmissão

Ocorre principalmente por contato direto entre pessoas, pelas vias fecal-oral ou oral-oral. A transmissão oral-oral ocorre através de gotas contaminadas que saem da boca ao falar, tossir ou espirrar. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças morando em uma mesma residência favorecem a transmissão do poliovírus.

Principais sinais e sintomas

As manifestações clínicas são variáveis, desde infecções sem sintomas ou sinais até quadros de paralisia severa, levando à morte. Somente as formas paralíticas apresentam manifestações como instalação súbita da deficiência motora, acompanhada de febre; assimetria, comprometendo a musculatura dos membros e flacidez muscular; com diminuição ou abolição de reflexos na área paralisada.

Tratamento

Não existe tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para acompanhamento médico.

Prevenção

A única medida eficaz para manter erradicada a circulação do poliovírus é a vacinação. No Brasil é realizada anualmente uma Campanha Nacional de Imunização para vacinar crianças com até cinco anos de idade, o que aumenta a cobertura contra a poliomielite.

Fonte: Centro Nacional de Epidemiologia- Ministério da Saúde

Imprimir

DENGUE: Espírito Santo tem 36.673 notificações

Vila Velha está entre os municípios com maior número de casos da doença

O Núcleo de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, até o dia de 11 de maio, 36.673 notificações de suspeita de casos de dengue. O período é correspondente à décima nona semana epidemiológica da doença em 2009.

Os municípios com maior número de notificações absolutas são, na ordem, Serra, Vila Velha, Vitória, Nova Venécia e Baixo Guandu.

Foram registradas, até a última quarta-feira (20), 1.256 suspeitas da dengue grave que evoluíram para cura. Destes, 205 foram confirmados como Dengue com Complicações (DCC) e 91 como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). Os demais estão sob investigação.

A dengue continua fazendo vítimas no Estado

Em 2009, houve 26 mortes confirmadas pela Sesa e 17 estão em investigação pelo Comitê de Investigação de Óbito da Secretaria.

Dos 26 óbitos confirmados, 13 foram em decorrência de FHD, e registrados nos municípios de Serra, Linhares, Vila Velha, Guarapari, Nova Venécia, Conceição da Barra e Vitória.

As outras 13 mortes, classificadas como DCC, aconteceram em Vila Velha, Cariacica, Baixo Guandu, Nova Venécia, Vitória e Serra.

Dengue com Complicações (DCC) é todo caso que não se enquadre nos critérios de FHD e a classificação de dengue clássica é insatisfatória, dada a gravidade do quadro clínico-laboratorial. Nessa situação, um dos itens a seguir caracteriza o quadro: alterações neurológicas, disfunção cardiorrespiratória, insuficiência hepática, hemorragia digestiva, por exemplo.

As análises dos casos em investigação são concluídas em até 90 dias, a contar da data do óbito.

 

Confirmados
FHD
Confirmados
DCC
Investigação
Vila Velha
2 4 2
Cariacica
2 3
Serra 5 2 7
Vitória 2 3 1
Nova Venécia
1 1 1
Linhares 1
Guarapari 1 1
Conceição da Barra 1
Viana 1
Baixo Guandu 1
Colatina
1
Total 13 13 17