Artigos

Imprimir

Número de policiais nas ruas da Praia da Costa é insuficiente

ruaSegura_fmtApós comemorarmos a redução do número de assaltos no bairro, os moradores da Praia da Costa voltam a sofrer com os assaltos. A comunidade reclama o levantamento das ocorrências divulgado pela Polícia Militar não reflete a realidade.

Nas ruas a sensação ainda é de insegurança e os assaltos são constantes. Um exemplo é de uma moradora, que por medo preferiu não se identificar. No dia 4 de setembro, um sábado, a moradora foi às 8h50 da manhã fazer compras na feira orgânica. Na volta, quando tiravas compras do carro na Av. Gil Veloso, ela foi surpreendida por um bandido. “No começo eu não tinha entendido que era um assalto. O rapaz tinha boa aparência e falava com educação”, revela a moradora.

O bandido fugiu levando o carro e a bolsa da vítima, com dinheiro, talão de cheques, cartão de crédito e documentos. O que mais revoltou a moradora é que a polícia demorou 20 minutos para chegar ao local do assalto. “Eu fiquei um tempão esperando os policiais. E ainda para piorar tive que pedir dinheiro emprestado para poder prestar queixa em Vitória, já que aqui em Vila Velha não existe delegacia de furtos e roubos, isso é um absurdo”, lamenta a moradora assaltada.

A falta de delegacia especializada revolta a moradora, que também reclama da ausência de proteção policial. “A gente precisa de mais segurança para viver bem”, diz ela. O pensamento é dividido por muitos moradores do bairro.

A comunidade reclama que são poucos policiais para tantos habitantes. Hoje a Praia da Costa é um dos bairros mais populosos de Vila Velha. Aqui vivem em torno de 45 mil moradores, mais de 150 estabelecimentos comerciais que geram aproximadamente 7 mil empregos diretos e indiretos. Isso sem contar com um shopping que recebe 25.000 pessoas por dia.

Vendo os números percebemos que o fluxo de pessoas no bairro é enorme e requer segurança. Mas não é isso o que acontece. Atualmente a PM disponibiliza apenas 19 policiais para atuarem na prevenção, ou seja, para circularem durante o dia pelas ruas da Praia da Costa. E o que chama a atenção e fica difícil de entender é que em 1996, quando a Praia da Costa tinha cerca de 20 mil moradores havia 22 policiais em serviço no bairro.

Estudos da diretoria da AMPC, com base em exigências da ONU – Organização das Nações Unidas - apontam que para um atendimento satisfatório o número de PM’s deveria dobrar. O ideal seriam 44 policiais atuando no bairro.

Apesar da denúncia, a Polícia Militar enfatiza que a informação acerca da quantidade de militares no bairro não procede, mas, por questões estratégicas, a Corporação não divulga o número isolado de efetivo. Mas afirma que dispõe de aproximadamente 10 mil policiais e, somente neste ano, cerca de 740 soldados ingressaram na PMES e já atuam nas ruas da Grande Vitória.

A 1ª Companhia do 4º Batalhão da PM, responsável pelo policiamento na Praia da Costa e bairros vizinhos, recebeu novos soldados que ajudam a implementar o trabalho na área monitorada.

De acordo com o comando da 1ª Companhia, o policiamento na Praia da Costa é dinamizado com o Projeto Rua Segura. A iniciativa, que conta com a parceria de 60 condomínios, é desenvolvida junto com os moradores e porteiros de condomínios, que repassam via rádio para os policiais informações acerca de suspeitos na região.

A ação tem inibido a prática de criminosos e, desta forma, diminuído consideravelmente as estatísticas de furtos e assaltos na área.

Curso do Projeto Rua Segura

Nos dias 22 e 23 de setembro foi realizado na sede da AMPC, mais um curso do Rua Segura. O Sargento Lopes, administrador do SAC da Praia da Costa, ministrou o treinamento para requalificar os porteiros que já participam do projeto e, também, para demais colaboradores que iniciam a parceria com a PM.

O comando da Companhia afirma para ter resultado, a participação da comunidade no projeto é muito importante, é uma ferramenta eficaz nas ações de segurança do bairro. Por esses motivos a sua  adesão é muito importante. Faça parte deste projeto, não fique de fora.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar