Imprimir

Canal da Costa: buraco sujo e mal cheiroso

Com esse titulo estamos parodiando uma crônica do saudoso jornalista Carlos Frias, lida diariamente na rádio Tupy do Rio de Janeiro, com fundo musical de Moonlight  Serenade, sobre os fatos que aconteciam pelo Brasil.

Na campanha política de 1950 o Brigadeiro Eduardo Gomes candidato a presidente, ao visitar o Espírito Santo, foi alvo de agressões com ovos podres quando passava por Jucutuquara na época o mais importante bairro de Vitória, possuindo entretanto um canal na principal avenida que exalava um forte mau cheiro dos esgotos ali despejados. Carlos Frias revoltado com as agressões escreveu e leu à crônica “boa noite para você Jucutuquara buraco sujo e mal cheiroso’. Decorrido quase seis décadas estamos usando o titulo da crônica de Carlos Frias para externar a nossa indignação com a humilhação e agressões diárias que sofremos com o nosso buraco sujo e mal cheiroso que é o canal da costa. Desde extinção do DNOS em 1991, esse canal construído na década de 60 para evitar as enchentes de Vila Velha, foi abandonado principalmente no trecho que vai da Av. Carioca até a Barrinha. Esse mau cheiro vem aumentando gradativamente por falta de limpeza, desobstrução e um desordenado crescimento populacional nos bairros Itaparica, Itapoã, Centro e Praia da Costa. Quando chegamos em Vila Velha pela terceira ponte somos recebidos por esse insuportável mau cheiro na Av. Carioca. Diariamente ao cruzarmos as ruas 15 de Novembro e Castelo Branco temos que tapar o nariz devido o fedor ou catinga como chamavam antigamente os Capixabas ao sentir esse mau cheiro. O Sr. Vasco Alves como prefeito, cobriu um trecho do canal que vai da Champagnat ate 15 de Novembro minimizando a situação para os moradores e esse espaço coberto é utilizado para feira e outros eventos. O canal de Jucutuquara foi coberto bem como outros no Espírito Santo e  Brasil a fora. Por que o canal da costa que percorre a maior densidade populacional de Vila Velha passando pelos bairros mais importantes e onde residem as principais autoridades do estado, não podem ser despoluído e coberto? Foi criado ha muitos anos o PRODESAN depois transformado em PRODESPOL ou vice versa que até agora, apesar de muitos prédios pagarem a taxa de até 82% de esgoto sobre a conta de água não resolveu. A cada dia o odor insuportável do canal aumenta chegando em determinados momento  na Av. Gil Veloso, alem  da proliferação de ratos e insetos que os moradores próximos são obrigados a conviver.O Prefeito Max Filho em pronunciamento público recente prometeu limpar o canal ainda esse ano.

A Associação dos Moradores da Praia da Costa por muitos anos vem reivindicando das autoridades Federais, Estaduais e Municipais, solução para esse grave problema que humilha e entristece os moradores e a todos que nos visitam.  Estamos encaminhando mais um expediente ao Governo do Estado, Assembléia Legislativa e Bancada Federal solicitando ajuda para acabar com esse cancro encravado no coração do mais populoso bairro de Vila Velha que junto com o convento é uma referencia turística. Aqueles que visitam o convento e Praia da Costa se encantam com o monumento  histórico e beleza natural  da Praia da Costa porem se decepcionam quando sentem o mau cheiro exalado do canal. A nossa luta para acabar com esse buraco sujo e mal cheiroso só terminará quando o canal for totalmente desobstruído e coberto.

Imprimir

Parque da Prainha

A imprensa noticiou que o Governo do Estado e a PMVV, assinaram um convênio para revitalizar o parque da Prainha.

A noticia é alviçareira , não só pela iniciativa da  restauração do local onde nasceu o Espírito Santo, como também por vermos o Governo do Estado e Município deixarem a divergências políticas e passarem a ver a necessária urgente e importante restauração daquele local histórico. Mas, Sr.º Governador, Prefeito e demais autoridades que participam desse projeto,nada adiantará  esta restauração se não forem demolidas as monstruosas construções erguidas no que fora chamado de Prainha, local onde atracou a caravela Gloria para colonizar o Espírito Santo e que por falta de visão histórica e turística, permitiu se na década de sessenta o aterro e posteriormente as criminosas construções de vários prédios tapando totalmente a visão do que era Prainha. Solicitamos das pessoas responsáveis pelo projeto que se desloquem ate EAMES e suba ao Convento para observar, fotografar ou até mesmo filmar a poluição visual causadas por essas absurdas construções.

Revitalizar o parque sem demolir essas construções é jogar dinheiro fora e deixar de resgatar para Vila Velha, o Espírito Santo e todas as pessoas que nos visitam o local onde nasceu o Estado. Concitamos as autoridades estaduais, municipais e todas as pessoas de boa fé que tenham a sensibilidade e devolvam a todos capixabas e a natureza no que for possível o local que jamais deveria ter sido conspurcado, pois ali nós gostaríamos de voltar a mostrar aos nossos filhos, netos, bisnetos, turistas e a todo aqueles que no visitam e dizer com orgulho  aqui nasceu o pequeno/gigante estado do Espírito Santo.

Imprimir

Vergonha Brasileira

Na passeata em protestos contra a violência nas ruas do Rio de Janeiro, pela morte bárbara do menino João Hélio, após a missa de trinta dias, apenas 50 ou 60 pessoas estavam presentes. Nos protestos contra a visita do Bush ao Brasil, centenas de pessoas foram às ruas de São Paulo e de outras cidades brasileiras para demonstrar sua indignação contra o senhor das guerras.

Segundo o analista político da Rede Globo, Alexandre Garcia, há quatro anos iniciou-se a guerra do Iraque, tendo nesse período os americanos perdido 3 mil soldados e aproximadamente 40 a 50 mil iraquianos foram mortos por ações terroristas e ataques das forças ocupação.

No Brasil, nesse mesmo período, cerca de 200 mil BRASILEIROS foram assassinados pelo narcotráfico e por criminosos incentivados pela impunidade que grassa pelo Brasil. Qual é a pior das guerras? A promovida pelos americanos no Iraque para retirar um ditador sanguinário ou a nossa em que os chefões do tráfico internacional atraem e assassinam centenas de brasileiros diariamente em uma guerra sem fim, sem ideal e em que as autoridades brasileiras e a sociedade como um todo hipocritamente finge que não está acontecendo nada? Por que não nos mobilizamos e vamos às ruas para acabar com a nossa guerra? Onde está a consciência e a memória dos brasileiros? É difícil entender a nossa democracia que repudia presidentes legitimamente eleitos e bate palmas para ditadores como Fidel Castro e outros! Por que nos preocupamos tanto com as guerras promovidas pelo mundo e não temos coragem de encontrar solução para a nossa? Por que um traficante internacional condenado a 55 anos de cadeia, recebe indulto de natal e consequentemente não volta para a prisão, tendo-se que mobilizar as polícias para prendê-lo? Por que o senhor Fernandinho Beira-mar passeia de avião da FAB por cidades brasileiras para assistir audiência de testemunhas? Segundo um juiz do Supremo, a constituição lhe dá esse direito. Mas... a Constituição diz também que todo cidadão tem direito a educação, saúde e segurança. Coisa que muitos brasileiros não têm e não vemos nenhum magistrado determinar que se cumpra esses princípios. Não dá para entender que se negue direitos aos cidadãos de bem e dê privilégios aos bandidos. Isso tudo nos envergonha se sermos brasileiros.

Diretoria da AMPC