Artigos

Imprimir

Falta de fiscalização nas areias da Praia da Costa

As praias marítimas, nas regiões litorâneas, um espaço público e da natureza, além de cumprirem suas funções socializadora e de lazer, no que se refere aos banhos de mar, as caminhadas na areia, e de brincadeiras e encontros junto a orla marítima, passaram a estabelecer-se como uma opção para a prática de esportes, ocasionando predominantemente, uma demanda espontânea, e junto a ela, uma problemática.

As práticas esportivas aí desenvolvidas, distribuídas ao longo das areias da Praia da Costa (futebol, voleibol, futevôlei, frescobol, peteca) ou na faixa litorânea do mar (wind surf, vela, jet-ski), necessitam de uma maior fiscalização da Prefeitura Municipal de Vila Velha e da Capitania dos Portos, principalmente na alta temporada. Não existem placas indicando um horário e um local definido e adequado para a prática destes esportes, afirma a moradora Maria das Graças “É complicado trazer as crianças para a praia, principalmente nos finais de semana, elas ficam brincando e derrepente voltam chorando, falando que uma bolinha bateu nelas, a bolinha de frescobol neste caso.”

Na altura da Jair de Andrade até o antigo Hosttes, a cada 300m, existe um campo de futebol. Faltam placas com definição de horários para a prática dos esportes. Considerando-as como produto econômico, social e cultural, elas se ajustam à oferta e demanda do mercado, a cada temporada, de verão. Novos produtos esportivos são lançados, ocupando um espaço ainda maior na areia. A problemática está na segurança dos freqüentadores, crianças atingidas, mulheres grávidas, falta de espaço físico nas praias. A deficiência de sinalização adequada nas praias informando sobre as possibilidades da prática de esporte na areia ou no mar pode contribuir para a continuidade deste eterno conflito.

De acordo com o secretário adjunto de Esportes da prefeitura de Vila Velha, José Antônio Nunes do Couto, a preocupação existe, e ações estão sendo tomadas. Uma equipe da Prefeitura está fazendo um levantamento e um relatório de toda a orla desde a Praia de Itaparica até o final da Praia da Costa, no Clube Libanês, aproveitando estes últimas dias de praia cheia. O relatório será analisado e sugestões de proibição da prática de esportes em certos locais serão aceitas, assim como a colocada de placas com horários propícios para a prática da atividade esportiva em questão. Ele afirma ainda que este é um problema que se arrasta e não pode ser resolvido de uma hora para outra, mas a ação da Prefeitura tem como intuito, gerar uma convivência harmoniosa entre banhistas e esportistas.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar