Orla da Praia da Costa: placas instaladas, mas infração de trânsito continua
Os dias têm ficado cada vez mais quentes e com tanto calor, resolvi dar uma volta no calçadão da praia. Ao dar minha caminhada percebi que a Prefeitura ouviu a reclamação dos moradores e dos meus amigos da AMPC. Finalmente, foram instaladas mais placas indicando que é proibido estacionar o carro do lado direito da Avenida Gil Veloso, ou seja, do lado da praia.
Até aí tudo bem. Mas o problema é que alguns condutores insistem no erro e continuam estacionando os veículos no local proibido. Tem motorista tão despreocupado que para o carro bem embaixo da placa, encontrei até caminhão estacionado do lado da praia, o veículo ocupava quase uma pista inteira!
Vendo tamanho desrespeito, comecei a reparar. De uma ponta a outra do calçadão da Praia da Costa, quase não vi agente de trânsito. E os poucos agentes que vi, não estavam fazendo com que a lei fosse cumprida. Em nenhum dos carros havia auto de infração.
Bem, se a fiscalização não pune, o motorista abusa mesmo! Estaciona o carro em qualquer lugar, sem se preocupar com as multas. Com isso, quem sofre são os outros condutores que passam pela orla. Com os carros parados no local proibido, o trânsito fica complicado.
Além dos motoristas, nós, os pedestres, também somos prejudicados. Com o engarrafamento é difícil atravessar a avenida, já que muitos carros ficam parados em cima da faixa de pedestres e aí temos que nos arriscar e passar em meio aos veículos.
Outro local que também vi irregularidade foi na Av. Champagnat, em frente ao Extra Plus. Muitos motoristas que vão fazer uma “comprinha rápida” deixam o veículo bem em frente ao supermercado, mas no local também é proibido estacionar. Apesar de a irregularidade ser frequente, não se toma uma providência.
Agora eu faço uma pergunta: onde está a fiscalização Sr Secretário de Trânsito? É bem verdade que é obrigação dos motoristas respeitar as leis de trânsito, mas se isso não é feito, é papel do poder público fiscalizar!