Moradores resistem a receber recenceadores
O Censo 2010 começou há um mês, mas os recenceadores ainda encontram resistência por parte de alguns moradores. O IBGE pede que a população abra as portas para que a pesquisa seja feita.
Os últimos dados do instituto mostram que no Espírito Santo 545 mil 507 casas já foram visitadas, ou seja, 52% dos lares capixabas. Mas ainda faltam muitas residências a ser pesquisadas, por isso o pedido de colaboração da população.
Lembrando que responder corretamente à pesquisa é uma obrigação legal. De acordo com a Lei nº 5564, de 14 de novembro de 1968, a não prestação de informações nos prazos fixados gera multa de até 10 salários-mínimos. O pagamento da multa não exonera o infrator da obrigação de prestar as informações e fica dispensado do pagamento da multa o infrator primário que prestar as informações no prazo fixado no auto de infração.
Como identificar o recenseador
Os recenseadores usam boné e colete azul marinho com a logomarca do IBGE, além do crachá com foto e um computador de mão, disponível apenas para os trabalhos de pesquisas. Qualquer dúvida sobre o recenceador pode ser conferida pelo número do IBGE: 0800-721-81-81.