Verão sem chuveiro e banheiro na praia
A Prefeitura de Vila Velha prometeu instalar chuveiros entre a Praia da Costa e Itaparica durante o mês de dezembro. Além dos atuais, seriam 17 novos chuveiros: nove na Praia da Costa, quatro na Praia de Itapoã e quatro na Praia de Itaparica. No total, seriam 26 chuveiros funcionando ao longo da orla.
A estrutura dos chuveiros até foi montada na segunda quinzena do mês passado, mas até o fechamento dessa edição, dia 4 de janeiro, os novos chuveiros ainda não funcionavam. Em alguns pontos ainda se vê o antigo chuveiro derrubado na praia. A antiga estrutura além de estar ficando enferrujada, ainda polui o visual da orla.
Outro problema apontando pelos banhistas é a falta de banheiro público. Em toda a extensão da Praia da Costa não se vê um único banheiro. Somente nos quiosques é que existem banheiros. Mas muitos banhistas reclamam da higiene do local.
Mais uma vez a Prefeitura de Vila Velha se comprometeu em resolver essa situação. A promessa era instalar 100 banheiros nas praias, que funcionariam em modelo de quiosque, com aparência semelhante a casinhas coloniais de madeira. Segundo nota divulgada pela Prefeitura seriam criados 25 módulos ao longo da orla. Cada um deles com quatro banheiros - dois femininos e dois masculinos.
O problema é que essa promessa ainda não foi cumprida. A única iniciativa flagrada pelo Jornal Praia da Costa foi a instalação de um banheiro químico na praia, próximo ao Clube Libanês. E é claro, que a medida não deu certo. Segundo testemunhas que passaram pelo local, já no primeiro dia de funcionamento do banheiro o cheiro era insuportável. Funcionários da prefeitura limparam o banheiro, mas ainda assim o cheiro era desagradável. Sem contar que para fazer a limpeza foi preciso subir com o caminhão em cima do calçadão. Agora o banheiro químico foi desativado, está com cordas em seu redor para evitar o uso, mas a horrorosa estrutura continua na praia.A Secretaria de Serviços Urbanos informa que os chuveiros estão sendo instalados, mas o problema eram as bombas de água que estavam danificadas. Por isso, a empresa responsável pela manutenção dos chuveiros já está realizando reparos nas bombas para que, até a primeira quinzena de janeiro, o serviço esteja normalizado. Quanto aos banheiros a secretaria explicou que houve problema no processo de licitação. Mas a expectativa é que nos próximos dias o problema seja resolvido e aí sim devem começar as obras.
Fotos: Juliana Viana
“É totalmente imprópria a localização desse banheiro químico. Aqui tem um grande fluxo de pessoas e não dá para ficar com esse mau cheiro do lado. Deveriam ser construídos banheiros padronizados. Essa situação é absurda e já deveria ter sido resolvida há muito tempo” Zenilda Barreto Calazans (aposentada e moradora de Itapoã) |
“A estrutura da Praia da Costa está deixando muito a desejar. Aqui não tem banheiro e nem chuveiro funcionando. A gente traz as crianças para praia e depois não tem como retirar o sal e areia do corpo. Tem vezes que a gente até compra água mineral para jogar no corpo” Claudiomar Moraes (supervisor operacional e morador de Cariacica) |
“Acho absurdo não ter um chuveiro funcionando na praia. E pior ainda é não ter um banheiro. As pessoas acabam fazendo as necessidades no mar mesmo. Uma praia tão bonita como essa deveria ter mais infra-estrutura” Carla Lione (téc. Enfermagem e moradora de Jardim Marilândia, VV) |