Mais educação
Não faz muito tempo que este jornal publicou uma matéria sobre a campanha Ande nas Calçadas. O objetivo do projeto é orientar e conscientizar os proprietários de imóveis para que seja realizada, por fim, a padronização das calçadas, e orientar a população sobre o principal caminho por onde circulam os pedestres. A campanha alerta que para oferecer passagem, tal qual sua função, as calçadas deveriam estar sempre livres de obstáculos, mas infelizmente essa não é a realidade que conhecemos.
A lei 2012/81, que regula o código de postura, da Prefeitura Municipal de Vila Velha, diz em seu artigo 111: “Fica proibido o estacionamento de veículos sobre passeios e calçadas (...)”. Quando andamos pelas ruas da Praia da Costa percebemos que a lei não está sendo cumprida: além dos veículos que estacionam neste espaço, mesas e cadeiras estão espalhadas pelas calçadas de estabelecimentos comerciais, que deveriam ser exclusivas para os pedestres. As fotos da página 5 comprovam essa denúncia.
É responsabilidade da prefeitura multar aqueles que desrespeitam as normas de segurança. Falta mais respeito da própria população. Como a comunidade parece só reagir por meio de punições, estas deveriam ser mais eficientes. Desta forma haveria mais respeito com os princípios básicos de cidadania.
José Eduardo Martins